sábado, 14 de setembro de 2024

Demissões da Ricoh.

Ricoh cortará 2.000 empregos devido à queda na demanda.


Tóquio - A empresa japonesa Ricoh, fabricante de impressoras e equipamentos de imagem, pretende cortar cerca de 2.000 empregos em todo mundo até março de 2025. Isso corresponde a 2% de sua força de trabalho mundial.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ricoh cortará 2.000 empregos devido à queda na demanda.
Ricoh cortará cerca de 2.000 empregos devido à queda da demanda mundial. Foto: NHK News.

A decisão ocorre num momento em que a demanda por impressoras multifuncionais está em baixa, pois muitos escritórios estão eliminando o uso do papel.

A Ricoh informou que planeja focar em negócios relacionados à transformação digital. Cerca de 1.000 empregos serão eliminados no Japão por meio de aposentadoria voluntária. O programa de aposentadoria ficará aberto entre outubro e fevereiro.

Em julho, a Ricoh tinha lançado uma joint venture com a Toshiba Tec, decidida em melhorar a eficiência no desenvolvimento e produção de impressoras multifuncionais. No entanto, a queda na demanda forçou as duas fabricantes a demitir pessoas e se reestruturar.

Outra empresa do mesmo ramo, a Konica Minolta, comunicou que reduzirá sua força de trabalho global em cerca de 2.400 funcionários até o final de março de 2025. Essa fabricante japonesa também planeja iniciar uma joint venture com a Fujifilm Holdings, melhorando a integração das duas na aquisição de materiais.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o mundo.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Negócios em alta?

Sentimento empresarial japonês fica positivo pelo segundo trimestre consecutivo.


Tóquio - Uma pesquisa do governo do Japão mostrou que o sentimento empresarial das principais empresas japonesas permaneceu positivo, pelo segundo trimestre consecutivo. A tendência é atribuída à demanda mais forte nas indústrias de semicondutores e serviços.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sentimento empresarial japonês fica positivo pelo segundo trimestre consecutivo.
Sentimento empresarial japonês fica positivo pelo segundo trimestre consecutivo no Japão. Foto: NHK News.

O índice de condições de negócios ficou em 5,1 entre os meses de julho e setembro.

Um número positivo indica que a maioria das empresas acredita que os negócios estão melhorando.

Cerca de 11.000 empresas responderam à pesquisa trimestral do Ministério das Finanças e do Gabinete do Governo do Japão.

O índice para fabricantes chegou a 4,5 - graças ao aumento da demanda por semicondutores e entre outros fatores.

O número para não fabricantes chegou a 5,4, já que restaurantes e hotéis relataram um aumento de clientes. Eles também relataram progresso no repasse de custos crescentes em preços.

O Ministério das Finanças informou que os resultados refletem uma recuperação moderada na economia. No entanto, os riscos de queda permanecem na economia global e a influência dos aumentos de preços precisará ser observada de perto.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.