sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Não pode beijar o Jin.


Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Polícia sul-coreana intima mulher japonesa por beijar membro do BTS sem consentimento.


Seul - A polícia sul-coreana informou nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, que está convocando uma mulher japonesa para prestar esclarecimentos de algo bastante incomum (no meu ponto de vista). Ela teve a ousadia de beijar o Jin, um famoso membro do grupo de K-Pop BTS, sem o consentimento do cantor. O "incidente" ocorreu no ano passado, durante um evento de abraços gratuitos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia sul-coreana intima mulher japonesa por beijar membro do BTS sem consentimento.
O artista sul-coreano Jin, membro da famosa banda BTS. Ele foi beijado na bochecha por uma mulher japonesa, sem o seu consentimento. O caso ocorreu no ano passado, durante um evento de abraços gratuitos em Seul. O negócio ficou tão sério, que a polícia quer explicações da japonesa. Foto: AP.

A polícia de Songpa, em Seul, solicitou que a japonesa comparecesse à delegacia para interrogá-la, por causa de uma queixa de assédio sexual. As autoridades sul-coreanas se recusaram a revelar a identidade da mulher por questões de privacidade.

Uma emissora de televisão sul-coreana iniciou uma investigação, após receber uma reclamação online. Tudo está sendo tratado com sigilo, por causa das investigações da polícia. 

De acordo com a mídia da Coréia do Sul, a polícia sul-coreana conseguiu confirmar a identidade da mulher, com a ajuda da polícia japonesa. A mulher identificada, que está na faixa dos 50 anos, estava se recusando a comparecer na delegacia.

Em junho de 2024, o artista sul-coreano Jin, cujo nome verdadeiro é Kim Seok-jin, comemorou o fim do serviço militar obrigatório e o aniversário de 11 anos da banda BTS. Para celebrar, os organizadores ofereceram abraços gratuitos de Jin para seus fãs, em um evento em Seul. O evento contou com a participação de aproximadamente 1.000 fãs, loucas para estar bem perto de seu super ídolo do K-Pop. Imagens de vídeo, que foram parar nas redes sociais, mostram o momento em que Jin se sente desconfortável quando uma mulher beija seu rosto abruptamente.

Segundo a agência de notícias Yonhap, a japonesa chegou a escrever sua façanha em um post de um blog online: "Meus lábios tocaram seu pescoço. Sua pele era tão macia."

A banda sul-coreana BTS foi criada em 2013, fazendo um enorme sucesso internacional algum tempo depois. O artista Jin, que tem 32 anos, é o membro mais velho do grupo.

Nikkey ON!: Tome cuidado mulherada! Do jeito que as coisas estão, agora não pode mais sair beijando homens famosos do jeito que bem entendem... Beijou, virou processo!


Fonte: AP


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Província de Iwate em chamas.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Incêndios florestais se espalham no município de Ofunato, em Tohoku.


Morioka - Desde quarta-feira, 26 de fevereiro, que a cidade de Ofunato, província de Iwate, tem vivido um pesadelo. Grandes incêndios têm se espalhado pelas florestas da região, provocando a evacuação de vários moradores. Até agora, cerca de 84 imóveis foram danificados pelo fogo e uma pessoa morreu.

www.nikkeyon.blogspot.com
Incêndios florestais se espalham no município de Ofunato, em Tohoku.
Desde quarta-feira, 26 de fevereiro, incêndios fora de controle estão se espalhando pelas florestas da cidade de Ofunato, província de Iwate. Cerca de 2.100 pessoas receberam ordem de evacuação, pois o fogo já tinha atingido alguns imóveis próximos da mata. Foto: NHK News.

A polícia local informou que os incêndios começaram na tarde de quarta-feira, se espalhando rapidamente pela mata da cidade. Alguns distritos foram atingidos pelo fogo, como Attari (em Akasakicho); Koji e Tahama (em Sanrikucho Ryori).

Até as 17 horas de quarta-feira, as chamas já teriam queimado um área de mais de 600 hectares.

As autoridades de Ofunato emitiram uma ordem de evacuação para 2.060 pessoas em 850 domicílios de todas as áreas de Sanrikucho Ryori; e 54 pessoas em 23 domicílios do distrito de Attari.

A prefeitura de Ofunato comunicou que, até as 22 horas de quarta-feira, 584 pessoas se abrigaram em centros de evacuação criados especialmente pela cidade, para acolher as vítimas do incêndio. 

Uma mulher de 82 anos, moradora do distrito de Koji, disse que abandonou sua casa por volta das 14 horas de quarta-feira. Ela percebeu que algo estranho acontecia, ao notar que a grama de um campo próximo estava pegando fogo. Ela fugiu do local com tudo aquilo que conseguiu colocar em sua mochila. De longe, ela viu a fumaça cobrindo sua casa e percebeu que teria morrido se tivesse ficado lá.

Uma outra mulher de 67 anos, moradora do distrito de Ishihama, disse que parecia um pequeno incêndio no início. No entanto, ela foi obrigada a fugir quando viu as chamas do lado de fora de sua casa. De quarta para quinta-feira, ela não conseguiu dormir e estava muito assustada.

A polícia e os bombeiros estão verificando se há pessoas feridas ou pessoas que permaneceram no local dos incêndios.

Os esforços de combate a incêndios estão em andamento nas proximidades das áreas residenciais. Helicópteros das Forças de Autodefesa começaram a lançar água no ar, nas áreas com focos de incêndio, nesta quinta-feira.

A polícia está restringindo o trânsito nas áreas dos incêndios florestais, para manter as pessoas afastadas do perigo.

Alertas de ar seco estão sendo emitidos para a costa sul da província de Iwate desde 18 de fevereiro.

No dia 19 de fevereiro, um incêndio florestal ocorreu nas proximidades do distrito de Tahama, em Ofunato. Os bombeiros anunciaram na terça-feira, 25 de fevereiro, que o incêndio havia sido controlado.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Arroz a preço de ouro.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Preços do arroz japonês não param de subir nos supermercados.


Tóquio - Não está nada barato comprar arroz no Japão. Os preços do produto nos supermercados quase dobraram em relação ao ano anterior, em meio à incerteza no fornecimento.

www.nikkeyon.blogspot.com
Preços do arroz japonês não param de subir nos supermercados.
Depois de 1 ano, o preço de um pacote de arroz de 5 quilos chegou aos salgados 3.892 ienes nos supermercados do Japão. O aumento é de 90%, entre março de 2024 e fevereiro de 2025. Fonte: NHK News. 

O Ministério da Agricultura informou que o custo de um pacote de 5 quilos de arroz aumentou 90% (num período de quase 12 meses), alcançando salgados 3.892 ienes (26 dólares). O preço atual é referente ao dia 16 de fevereiro.

O preço de quase 4.000 ienes se baseia na média de aproximadamente 1.000 supermercados em todo o Japão.

O preço do pacote de arroz subiu 1,6% em relação à semana anterior. Este é o sétimo aumento semanal consecutivo.

Os preços do arroz japonês vêm subindo desde o verão passado, no mês de agosto, em meio à escassez antes da colheita do outono.

Diante de algo incomum no país, os aumentos contínuos do arroz desafiaram as expectativas e confundiram as autoridades.

Por causa dessa confusão, só agora o governo japonês está tomando medidas rápidas para liberar 210.000 toneladas de arroz de seus estoques para estabilizar a distribuição em todo o Japão.

Segundo o Ministério da Agricultura, alguns consumidores estão lutando contra os aumentos, procurando comprar menos arroz. 

Nikkey ON!: Será que a liberação do estoque do governo irá normalizar e abaixar os preços do arroz? Só vendo em breve num supermercado mais próximo de nossas casas...


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Nascendo a "Toyotalândia".


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Toyota conclui a fase 1 da construção de sua cidade do futuro.


Shizuoka - A Toyota Motor concluiu a construção da primeira fase de sua cidade futurística, que irá tecer novas tecnologias da vida urbana. A empresa revelou seu trabalho no sábado, 22 de fevereiro, em um local que eventualmente cobrirá 175 acres, ou mais de 700.000 metros quadrados.

www.nikkeyon.blogspot.com
Toyota conclui a fase 1 da construção de sua cidade do futuro.
A Toyota Motors conseguiu concluir a fase 1 da construção de sua cidade futurística, a "Woven City". A empresa revelou a conclusão da etapa no sábado, 22 de fevereiro. A previsão é que cerca de 360 pessoas se mudem para o novo local, podendo chegar até 2.000 moradores num futuro próximo. Foto: NHK News.

A montadora japonesa começou a construção de seu ambicioso projeto em 2021. O local chama-se "Woven City" e fica localizado na cidade de Susono, na província de Shizuoka.

A nova área urbana mostrará diferentes aspectos de mobilidade para os futuros moradores, afirmou a Toyota. A cidade futurística terá estradas separadas para veículos autônomos e outras formas de transporte. E, é claro, o local também terá áreas para pedestres. Testes de segurança será realizados entre os diferentes modos de transporte.

A "Woven City" terá uma passagem subterrânea para entregas de mercadorias e coleta de lixo. Nesse local, a Toyota irá testar tecnologias digitais avançadas e robôs autônomos.

A montadora informou que cerca de 360 pessoas, incluindo executivos da Toyota e suas famílias, começarão a se mudar para a cidade no segundo semestre deste ano. Futuramente, a nova cidade será o lar de aproximadamente 2.000 pessoas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Papa Francisco continua internado.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Estado de saúde do Papa Francisco é muito grave e sem perspectiva de alta.


Roma - O Vaticano anunciou no domingo, 23 de fevereiro, que o Papa Francisco continua em estado crítico de saúde num hospital em Roma. Recentemente, exames de sangue revelaram que o chefe da Igreja Católica está com insuficiência renal leve.

www.nikkeyon.blogspot.com
Estado de saúde do Papa Francisco é muito grave e sem perspectiva de alta.
O Vaticano informou no último domingo, 23 de fevereiro, que a condição de saúde do Papa Francisco é crítica, sofrendo de insuficiência renal leve. No dia 14 de fevereiro, o Papa foi internado num hospital de Roma, apresentando sintomas de pneumonia, que foi se agravando com o passar dos dias. Foto: NHK News.

O Papa de 88 anos vem recebendo tratamento hospitalar desde 14 de fevereiro, quando começou a sofrer de uma pneumonia.

No sábado, 22 de fevereiro, o Vaticano informou que a condição de saúde do Papa piorou, apresentando sintomas de asma. Entretanto, em um outro boletim médico, o Papa já não apresentava mais crises respiratórias no dia seguinte.

De acordo com as últimas informações do Vaticano, o Papa continua recebendo terapia de oxigênio de alto fluxo. Ele conseguiu fazer as refeições e assistiu a uma missa realizada no hospital. Até o momento, não há perspectiva de que ele receba alta médica.

No domingo, muitas pessoas foram vistas oferecendo orações perto do hospital, onde o Papa está internado, e na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Um visitante, que estava orando no Vaticano, disse que a situação do Papa é muito triste. Ele disse que parecia que o Papa estava melhorando no sábado, mas sua condição de saúde piorou durante a noite do mesmo dia.

Uma freira, entrevistada pela reportagem, disse que acredita que o Papa retornará ao seu dever em breve. Ela está rezando a Deus para que a saúde do Papa Francisco melhore no hospital.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Neve que não para de cair.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Mais nevascas para as áreas do Mar do Japão nesta segunda-feira.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão informou neste domingo, 23 de fevereiro, que a neve irá continuar caindo de forma intensa nas regiões japonesas da costa do Mar do Japão. Até segunda-feira, fortes nevascas são esperadas para as regiões de Hokuriku, Chugoku, Kinki e Shikoku.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mais nevascas para as áreas do Mar do Japão nesta segunda-feira.
A cidade de Uonuma (foto acima), na província de Niigata, registrou 3,80 metros de neve acumulada até a manhã deste domingo, 23 de fevereiro. A previsão do tempo para o Japão prevê mais nevascas intensas para as regiões próximas da costa do Mar do Japão, entre Hokkaido e região de Chugoku, até a manhã desta segunda-feira. Foto: NHK News. 

As pessoas que vivem nessas regiões devem ficar atentas para os casos de interrupções do trânsito, avalanches e excesso de neve nos telhados de casas e edifícios.

De acordo com a previsão do tempo, um padrão de pressão de inverno e uma forte massa de ar frio estão causando neve intermitente em áreas ao longo da costa do Mar do Japão, entre Hokkaido e a região de Chugoku.

A neve acumulada nesses dias já excedeu a média anual em muitos lugares próximos da costa do Mar do Japão. Até as 11 horas da manhã deste domingo, a área de Sukayu (província de Aomori) registrou 5,08 metros de acumulo de neve. Na cidade de Uonuma (província de Niigata), a neve acumulada chegou atingir 3,80 metros. Na cidade de Aomori (província de mesmo nome), a neve acumulada atingiu 1,44 metro. Em outras regiões: cidade de Hirosaki (província de Aomori) acúmulo de 1,6 metro de neve; cidade de Wajima (província de Ishikawa) acúmulo de 20 centímetros de neve; e cidade de Hikone (província de Shiga) acúmulo de 19 centímetros de neve.

Espera-se que o padrão de pressão do inverno continue até segunda-feira. Da noite de domingo até a manhã de segunda-feira, a nevasca se intensificará em áreas entre as regiões de Hokuriku e Chugoku.

Poderá ocorrer uma zona de convergência de massa de ar polar no Mar do Japão, ou JPCZ, atingindo  áreas entre a Baía de Wakasa e a região de Sanin. Essa condição atmosférica poderá provocar acúmulo rápido de neve.

As regiões de Kinki e Shikoku, onde a queda de neve costuma ser leve, poderá registrar nevascas intensas até segunda-feira.

No período de 24 horas, até a manhã desta segunda-feira, a neve acumulada poderá atingir: 70 centímetros na província de Niigata; 50 centímetros nas regiões de Tohoku, Kinki e Hokuriku; 30 centímetros nas regiões de Tokai e Chugoku; 20 centímetros em Hokkaido e na região de Kanto-Koshin; e 15 centímetros na região de Shikoku.

A previsão para o outro período de 24 horas, entre a manhã de segunda-feira até a manhã de terça-feira, é a seguinte: 40 centímetros de neve acumulada na província de Niigata e na região de Kinki; 30 centímetros de neve na região de Hokuriku; e 15 centímetros de neve na região de Shikoku.

As pessoas que estão nessas áreas citadas acima devem ficar alertas para todos os tipos de problemas durante e depois de uma nevasca. Pode haver trânsito bloqueado pela neve; colapso de residências por causa do acúmulo de neve no telhado; falta de fornecimento de eletricidade nas residências; queda de árvores por causa do acúmulo de neve; raios e rajadas de vento; e tornados.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Muita neve durante o feriado prolongado.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Continuará nevando forte em toda costa do Mar do Japão neste fim de semana.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão informou neste sábado, 22 de fevereiro, que uma forte massa de ar frio e um padrão de pressão de inverno estão trazendo muita neve para o território japonês. O feriado prolongado do país terá nevascas intensas nas regiões localizadas próximas do Mar do Japão, na ilha principal de Honshu.

www.nikkeyon.blogspot.com
Continuará nevando forte em toda costa do Mar do Japão neste fim de semana.
Uma grande quantidade de neve se acumulou pelas ruas na cidade de Wajima, província de Ishikawa, entre a madrugada e a manhã deste sábado, 22 de fevereiro. A Agência Meteorológica do Japão estão alertando as pessoas que mais neve irá cair nas regiões da costa do Mar do Japão, durante o domingo e a segunda-feira, feriado nacional no Japão. Foto: NHK News.

Na província de Ishikawa, que fica banhada pelo Mar do Japão, autoridades meteorológicas estão alertando os moradores para a possibilidade de fortes nevascas. No ano passado, a província sofreu um forte terremoto que destruiu muitas residências e danificou outras. Devido ao estado de algumas cidades, casas e edifícios que ainda continuam em pé podem vir ao chão, isso se uma forte carga de neve cair na região.

Entre as 2 horas e 7 horas da manhã de sábado, a cidade de Wajima, na província de Ishikawa, teve uma nevasca que deixou uma camada de 27 centímetros de neve no chão. Essa quantidade de neve em Wajima igualou o recorde estabelecido em dezembro de 2023.

No norte do Japão, a quantidade de neve acumulada de algumas localidades superou os 3 metros de altura. Em Sukayu, localizado nas montanhas Hakkoda da província de Aomori, a neve acumulada era de 496 centímetros, nevando da madrugada até o meio-dia de sábado. No mesmo tempo, a quantidade de neve chegou a 367 centímetros na cidade de Uonuma (província de Niigata) e 320 centímetros na vila Ohkura (província de Yamagata).

Nas próximas 24 horas, até o meio-dia de domingo (23 de fevereiro), a queda de neve pode chegar a 70 centímetros na província de Niigata; 60 centímetros na região de Tohoku; 40 centímetros na regiões de Hokuriku e Kinki; e 35 centímetros na região de Chugoku.

As autoridades meteorológicas estão pedindo que as pessoas fiquem alertas para interrupções de tráfego, avalanches, quedas de energia elétrica e queda de árvores. Se as pessoas que moram nas regiões com forte queda de neve forem viajar, é aconselhado mudar os planos para evitar problemas. Ou, se for necessário viajar de carro, usar outras rotas para uma viagem segura durante os 3 dias do feriado prolongado. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Alimentos cada vez mais caros no Japão.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


IPC do Japão sobe 3,2% em janeiro. O preço do arroz é o maior vilão da inflação.


Tóquio - O índice básico de preços ao consumidor do Japão, o IPC, subiu 3,2% em janeiro, em meio ao assustador aumento nos preços do arroz.

www.nikkeyon.blogspot.com
IPC do Japão sobe 3,2% em janeiro. O preço do arroz é o maior vilão da inflação.
Os alimentos estão cada vez mais caros no Japão. O índice de preços ao consumidor do país (IPC) teve um aumento de 3,2% em janeiro. O maior vilão dos aumentos foi o arroz, que subiu 70,9%. Foto: NHK News.

Este foi o segundo mês consecutivo em que a leitura do IPC ficou na faixa de 3%.

O Ministério de Assuntos Internos do Japão relata um aumento de 0,2 ponto percentual em relação a dezembro de 2024.

Esse índice não inclui alimentos frescos, cujos preços tendem flutuar de acordo com o clima do Japão.

Os aumentos foram extremamente acentuados para os alimentos. O preço do arroz saltou 70,9%, um aumento recorde pelo quarto mês consecutivo.

Com o encarecimento do "ingrediente arroz" em janeiro, os preços dos onigiri subiram 9,2% e o sushi aumentou 7,3%. 

Outros alimentos que tiveram aumentos expressivos durante o mês de janeiro foram chocolate (30,8%) e grãos de café (23,7%).

O índice que inclui alimentos frescos subiu 4,0% em janeiro, sendo o maior aumento em dois anos.

Os preços de perecíveis saltaram 22%, sendo o maior aumento em cerca de duas décadas. O repolho aumentou quase três vezes, e o repolho chinês mais que dobrou.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Turistas que não param de chegar.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Japão estabelece o maior recorde mensal de número de visitantes estrangeiros.


Tóquio - A Japan National Tourism Organization informou, esta semana, que o Japão registrou o maior número de visitantes estrangeiros até o mês de janeiro. A maior parte desses visitantes veio da China.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão estabelece o maior recorde mensal de número de visitantes estrangeiros.
A Japan National Tourism Organization informou esta semana  que o Japão registrou um recorde no número de turistas estrangeiros em janeiro. Cerca de 3,48 milhões de visitantes de outros países visitaram o Japão. Foto: NHK News.

A organização estima que o país teve mais de 3,78 milhões de turistas estrangeiros no mês passado. Esse número ultrapassou a marca registrada em dezembro do ano passado, que foi cerca de 3,48 milhões de estrangeiros visitando o Japão.

Uma grande parte dos turistas estrangeiros veio da China. Um pouco mais de 980.000 chineses vieram ao Japão em janeiro deste ano, mais que o dobro de chineses registrados no país durante o mesmo período do ano anterior. O que contribuiu para a vinda de tantos chineses ao Japão foi o feriado do Ano Novo Lunar na China, que começou no dia 29 de janeiro e pode durar entre 8 e 15 dias seguidos, dependendo da região.

Após a pandemia do coronavírus, a recuperação no número de viajantes da China para o Japão foi lenta. Entretanto, nos últimos meses, a volta dos turistas chineses estabeleceu um novo recorde para o mês de janeiro.

Na classificação de países que mais visitaram o Japão, a Coréia do Sul veio logo atrás da China. Cerca de 967.000 sul-coreanos visitaram o território japonês. Em terceiro está Taiwan, que enviou mais de 593.000 turistas para o país do Sol Nascente. E em quarto lugar ficou Hong Kong, registrando mais de 243.000 turistas no Japão.

Além desses quatro países no topo do ranking, o mês de janeiro também registrou recordes no número de visitantes estrangeiros vindos de outros lugares, como Estados Unidos e Europa.

A organização japonesa de turismo citou alguns fatores pelos quais muitos chineses escolheram o Japão como seu destino de viagem. Um destaque infeliz, que aconteceu em dezembro do ano passado, foi o acidente aéreo mortal na Coréia do Sul. Outro incidente, ocorrido em janeiro deste ano, foi o desaparecimento temporário de um ator chinês na Tailândia, caso destacado na mídia internacional que envolveu tráfico humano.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Carros importados serão taxados.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Trump impõe nova tarifa nos EUA para automóveis importados.


Washington - O presidente americano Donald Trump informou que a tarifa sobre automóveis importados para os EUA será fixada em cerca de 25%. A tarifa começará a entrar a vigor no início de abril deste ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Trump impõe nova tarifa nos EUA para automóveis importados.
O presidente Donald Trump irá impor tarifa de importação para todos os veículos importados vendidos nos Estados Unidos. Isso também valerá para os veículos japoneses, onde será cobrado em torno de 25% de tarifa. Foto: NHK News.

Trump conversou com repórteres na sexta-feira passada, 14 de fevereiro, informando que a nova tarifa de importação de automóveis começaria a vigorar aproximadamente em 2 de abril. O presidente americano não deu detalhes sobre os países visados e qual exata taxa de importação será fixada.

Se a tarifa for imposta a todos os países, o Japão poderá sofrer um duro golpe. O país é um grande exportador de automóveis para os Estados Unidos.

A Japan Automobile Manufacturers Association disse que as exportações de veículos de passeio para os EUA, totalizaram 1,33 milhão de unidades no ano passado. Isso representou mais de um terço das exportações globais de carros de passeios do Japão no período.

Além disso, Trump anunciou também que tarifas serão impostas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos. As tarifas começariam em 25% e aumentariam "substancialmente" ao longo de um ano.

Impondo tarifas de importação, Trump quer dar as empresas estrangeiras, que importam seus produtos para os EUA, tempo para estabelecer fábricas em território americano. Assim, as tarifas de importação seriam desnecessárias para quem estiver produzindo e gerando empregos aos americanos.

Takahide Kiuchi, economista executivo do Nomura Research Institute, explicou que o imposto de Trump aumentaria os preços dos automóveis japoneses nos EUA, provocando redução nas vendas de importados. Isso causaria uma queda nas exportações de carros japoneses, chegando a reduzir 0,2 ponto percentual na taxa de crescimento econômico do Japão.

"Com a nova tarifa, a produção de automóveis no Japão cairia. Uma redução nos empregos manteria os salários baixos, tendo repercussões no enfraquecimento do consumo pessoal da população japonesa", disse Kiuchi.

O economista Kiuchi acrescentou: "Entre as exportações, os automóveis têm maior impacto na economia japonesa. Então, o Japão quer evitar tarifas de importação dos EUA para esse setor."


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Bancário ladrão.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Banco japonês revela roubo de cofre efetuado por um funcionário da agência.


Tóquio - Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o banco japonês Mizuho Bank revelou para a mídia que um ex-funcionário roubou dezenas de milhões de ienes. O bancário tirou dinheiro de cofres particulares de uma agência da instituição.

www.nikkeyon.blogspot.com
Banco japonês revela roubo de cofre efetuado por um funcionário da agência.
A instituição financeira Mizuho Bank revelou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, que um ex-funcionário roubou dinheiro e ouro de cofres particulares de dois clientes do banco. Esse incidente pode abalar ainda mais a confiança dos bancos japoneses pelo público, já que esse tipo de roubo começou a se tornar comum no Japão. Foto: NHK News.

Esse é o caso mais recente de "funcionário ladrão" que envolve uma grande instituição financeira do Japão. No ano passado, o banco japonês MUFG Bank também revelou um roubo semelhante ao que aconteceu com o Mizuho.

De acordo com a administração do Mizuho Bank, um ex-funcionário roubou dinheiro dos cofres de dois clientes em 2019. O banco informou que demitiu o bancário ao descobrir o roubo.

A Agência de Serviços Financeiros foi comunicada sobre o caso do Mizuho. Rapidamente, a agência fiscalizadora introduziu medidas para garantir que esses tipos de roubos não acontecesse novamente no país.

A diretoria do Mizuho disse que conversou como todos os clientes afetados e resolveu a questão. No entanto, a decisão desse banco japonês de não tornar público o crime, até agora, pode deteriorar ainda mais a confiança do público com os megabancos do Japão.

Depois que o caso da MUFG Bank veio à tona em 2024, o Mizuho Bank parou de aceitar novos usuários para cofres particulares em janeiro deste ano. 

No mês passado, a polícia de Tóquio prendeu um ex-funcionário do MUFG Bank. O ex-bancário roubou dinheiro e barras de ouro, totalizando um prejuízo de aproximadamente 9 milhões de dólares. Cerca de 70 clientes foram roubados.

Além desses dois casos, um outro roubo também foi registrado no ano passado, numa cooperativa de crédito chamada Hanashinyoukumiai de Tóquio. O crime também foi cometido por um ex-funcionário, em uma de suas agências no Japão.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Comprando arroz importado.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Por causa dos preços elevados do arroz nacional, restaurantes japoneses recorrem ao arroz importado.


Tóquio - Não está nada fácil comprar arroz japonês, desde que seu preço ficou muito caro no varejo e atacado durante os últimos meses. Sabendo do alto custo que precisariam repassar aos clientes, os restaurantes japoneses de todo país estão reagindo ao aumento dos preços do arroz nacional, adotando importações mais baratas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Por causa dos preços elevados do arroz nacional, restaurantes japoneses recorrem ao arroz importado.
Para não aumentar o preço das refeições, restaurantes japoneses têm recorrido ao arroz importado, mais barato que o arroz nacional. Foto: NHK News.

O governo japonês vem importando cerca de 770.000 toneladas de arroz livre de tarifas todos os anos, vindo de países como os EUA e a Tailândia. Parte do arroz importado é vendido para o setor privado.

Recentemente, a operadora dos restaurantes Colowide começou a usar arroz californiano em alguns estabelecimentos de suas redes. Isso inclui restaurantes de churrasco coreano e shabu-shabu hotpot.

As autoridades japonesas afirmam que, ao ajustar a quantidade de água usada no processo de cozimento a vapor, é possível obter um sabor e uma textura semelhante ao arroz do Japão.

Incorporando as importações de arroz mais barato, o governo japonês acredita que ficará mais fácil os empresários manterem seus negócios funcionando como está, ou seja, sem repasse de custos para os consumidores. A perspectiva de normalização dos preços do arroz nacional ainda é incerta.

Os representantes da Colowide disseram que continuaram usando o arroz cultivado no Japão, principalmente em suas redes japonesas de sushi e pratos prontos.

Outras duas grandes redes japonesas de carne bovina estão tomando medidas semelhantes. A rede de restaurantes Matsuya informou que está usando arroz importado. Já a rede de restaurantes Yoshinoya, revelou que vem misturando arroz nacional e importado em seus pratos desde o ano passado.

E até quando os preços do arroz japonês continuarão subindo?


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Expulsando os demônios.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Tradicional festival do fogo, para trazer saúde e expulsar os demônios, é realizado em Nara.


Nara - Na sexta-feira, 14 de fevereiro, monges e simpatizantes se reuniram em um famoso ritual do fogo no templo Hasedera, localizado na cidade de Sakurai, província de Nara.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ritual tradicional, para trazer saúde e expulsar os demônios, é realizado em Nara.
No dia 14 de fevereiro, o templo Hasedera (província de Nara) realizou o festival de Dadaoshi, um ritual tradicional que traz saúde para as pessoas e espanta os demônios. A maior atração do ritual e presença de pessoas vestidas de demônio, que circulam gritando por dentro do salão principal do templo e são espantados com os amuletos sagrados dos monges budistas. Foto: NHK News. 

Dadaoshi Festival, um dos maiores festivais do fogo em Nara, é realizado para desejar saúde a todos e espantar os demônios. O ritual tem uma semana de duração, sendo iniciado em 8 de fevereiro. O último dia, no caso o dia 14, marca o fim das celebrações do serviço budista "Shunie" e o início da primavera.

Após o culto no salão principal do templo Hasedera, considerado um tesouro nacional do Japão, pessoas caracterizadas de demônios entram gritando. Eles vêm empunhados no salão com porretes e vestidos com roupas vermelhas, azuis e verde. Som de tambores e conchas anunciam a chegada dos demônios.

Enquanto isso, monges se protegem segurando amuletos sagrados, que são capazes de expulsar os demônios, com poderes especiais. Depois de andar em circulos pelo salão, os sacerdotes saem para fora do templo, começam a carregar grandes tochas acesas e presas em mastro de quatro metros de comprimento. O  peso de cada tocha nos mastro é de 130 quilos.

Admirados com o culto, muitos visitantes tiraram várias fotos da performance. Um casal, moradores da cidade de Nagoya, vieram pela primeira vez ao Dadaoshi Festival. Eles disseram para a reportagem que o ritual do templo era poderoso e solene, e que eles desejam voltar no futuro para rever o festival.


Fontes: NHK News / Visit Nara.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

US Steel é majoritariamente americana.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Presidente Trump não se importa que a Nippon Steel assuma uma participação minoritária da US Steel.


Washington - O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou na sexta-feira, 14 de fevereiro, que ele não se importaria que a siderúrgica japonesa Nippon Steel assumisse uma participação inferior a 50% da siderúrgica americana US Steel.

www.nikkeyon.blogspot.com
Presidente Trump não se importa que a Nippon Steel assuma uma participação minoritária da US Steel.
Na sexta-feira, 14 de fevereiro, o presidente americano Donald Trump conversou com repórteres na Casa Branca e afirmou: "Eu não me importo que japonesa Nippon Steel assuma uma participação minoritária da americana US Steel". Foto: NHK News.

Conversando com repórteres, Trump afirmou: "Participação minoritária, eu não me importaria muito".

No entanto, Trump acrescentou: "Não queríamos deixar a US Steel ir para uma empresa estrangeira. O meu país, psicologicamente, não pode permitir a aquisição".

De acordo com as palavras de Trump, as novas tarifas protegerão a indústria siderúrgica do país. O presidente americano tinha anunciado anteriormente que os Estados Unidos estão impondo uma tarifa de 25% sobre as importações de aço.

Trump disse que sua administração salvou a US Steel de ser controlada por outro país. "Vai se tornar, eu acho, muito, muito lucrativa", garantiu ele.

Em 2023, a japonesa Nippon Steel anunciou um plano para adquirir todas as ações da US Steel, tornando a siderúrgica americana uma subsidiária integral.

No dia 7 de fevereiro deste ano, após passar por conversas de cúpula com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, Trump indicou que se encontraria com os executivos da empresa japonesa, esta semana, para falar sobre o assunto. Entretanto, a reunião ainda não aconteceu e não se sabe quando será marcada.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Presidente Lula visitará o Japão.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Japão convida presidente brasileiro para uma visita de Estado no próximo mês.


Tóquio - O governo japonês informou oficialmente nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para uma visita de Estado no mês de março.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão convida presidente brasileiro para uma visita de Estado no próximo mês.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado para uma visita de Estado ao Japão, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de março. Foto: NHK News.

A visita de Lula ao Japão está programada para ocorrer entre os dias 24 e 27 de março de 2025. 

Durante os três dias, Lula deverá manter conversas de cúpula com o atual primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba. Além disso, o presidente brasileiro também se encontrará com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako no Palácio Imperial, participando de um banquete de boas-vindas. Outro ponto importante da visita de Lula, em 2025, é a comemoração dos 130 anos das relações diplomáticas entre Japão e Brasil. 

De acordo com o gabinete japonês, o  presidente Lula se tornará o primeiro dignitário estrangeiro a visitar o Japão, como convidado de Estado desde 2019. Isso marcará o fim de um hiato de seis anos, devido à pandemia da COVID-19. A última visita de Estado foi a vinda do então presidente dos EUA, Donald Trump (primeiro mandato), em maio de 2019.

O secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi, observou em uma entrevista coletiva que o Japão e o Brasil construíram laços estreitos em vários campos, tornando-se "parceiros globais estratégicos".

O governo japonês espera confirmar a cooperação com o Brasil, uma nação-chave do Sul Global, na manutenção e fortalecimento da ordem internacional baseada no império da lei. A visita de Lula também visa aumentar a cooperação econômica com o país.


Fontes: NHK News / Wikipedia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Vendas fracas de entradas para Expo 2025.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


A Expo Osaka oferece promoções para aumentar as vendas de ingressos.


Osaka - Os organizadores da Expo 2025, em Osaka, estão intensificando os esforços para impulsionar as vendas de ingressos que continuam abaixo do esperado. Falta apenas dois meses para a abertura do maior evento do ano na região de Kansai.

www.nikkeyon.blogspot.com
A Expo Osaka oferece promoções para aumentar as vendas de ingressos.
Com vendas abaixo do esperado, os organizadores da Expo 2025 Osaka estão oferecendo promoções especiais na venda de ingressos para o evento. A Expo Osaka começa no dia 13 de abril de 2025. Foto: NHK News.

A "Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão" começa em 13 de abril e vai até 13 de outubro deste ano.

De acordo com a organização da Expo, cerca de 7,7 milhões de ingressos já foram vendidos até o dia 5 de fevereiro. Isso ainda representa cerca da metade da meta de vendas de ingressos. A meta é chegar até 14 milhões de ingressos vendidos até o último dia do evento.

Para impulsionar as vendas, os funcionários da Expo estão oferecendo um desconto de 10% para aqueles que fizerem a pré-encomenda de ingressos do parque temático Universal Studios Japan. Também está sendo considerado a venda de ingressos para a Expo no mesmo dia.

Promoções adicionais incluem a veiculação de vídeos do mascote da Expo, chamado Myaku-Myaku, junto com a personagem Hello Kitty, passeando em shopping centers e outros locais públicos pelo Japão.


Fonte: NHK News.


Para mais informações, acesse o site da Expo 2025 Osaka:   https://www.expo2025.or.jp/en/



Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Arroz caro e escasso no Japão.




Primeiras informações sobre a licitação do estoque de arroz no Japão.



Tóquio - O Ministro da Agricultura do Japão informou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, sobre alguns detalhes da licitação das reservas governamentais de arroz. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiras informações sobre a licitação do estoque de arroz no Japão.
Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o Ministro da Agricultura do Japão informou que o governo pretende vender parte de seu estoque de arroz para aliviar o comércio do produto no mercado. A alta dos preços do arroz está provocando interrupções na distribuição do insumo pelo Japão. Foto: NHK News.

Taku Eto, ministro da agricultura, comunicou que a quantidade a ser vendida e a identidade dos licitantes registrados serão divulgados em breve, provavelmente na sexta-feira, 14 de fevereiro.

O governo japonês disse, na semana passada, que planejava vender o arroz estocado em seus depósitos o mais rápido possível. Espera-se que o aumento de arroz no mercado alivie as interrupções em sua distribuição, em meio à alta dos preços do grão.

"Os preços devem ser decididos pelo mercado e sob a economia livre, e o arroz não é exceção. Entretanto, a grande alta dos preços do arroz estão criando um enorme impacto na vida diária das pessoas", disse Eto.

O leilão esperado resultaria na primeira venda do arroz estocado pelo governo japonês. O objetivo da licitação é facilitar a distribuição do produto no mercado.

O ministro Eto também informou que a safra do arroz no Japão atende totalmente à demanda. O problema é que os distribuidores estão tendo dificuldades para comprar arroz o suficiente, à medida que os preços dos alimentos sobem sem parar.


Mais informações sobre a licitação das reservas governamentais de arroz

Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.