sábado, 29 de março de 2025

Myanmar contam suas vítimas.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mfeocqa3pyb (New app users)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/mvh7k6dj6zg  (Mega savings)


Número de mortos no terremoto de Myanmar atinge mais de 1.000.


Bangkok - A televisão estatal de Myanmar informou neste sábado, 29 de março, que o número de vítimas no forte terremoto, ocorrido na sexta-feira, chegou a 1.002 mortos e 2.376 feridos até agora.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de mortos no terremoto de Myanmar atinge mais de 1.000.
Neste sábado, 29 de março, a mídia estatal de Myanmar informou que o número de mortos no terremoto de Myanmar atingiu mais de 1.000. Cerca de 2.370 feridos foram contabilizados no país até agora. Foto: NHK News.

Na tarde de ontem (horário local), um terremoto de magnitude 7,7 atingiu a cidade de Mandalay, a uma profundidade estimada de 10 quilômetros, aproximadamente.

Cerca de 10 minutos depois, um outro abalo de magnitude 6,7 atingiu novamente a mesma região, provocando mais destruição.

No país vizinho Tailândia, autoridades locais informaram que pelo menos 5 pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas. As vítimas estavam numa área onde era construído um arranha-céu em Bangkok, que desmoronou após o forte tremor vindo de Myanmar.

Equipes de resgate trabalham no local do desmoronamento do prédio, procurando cerca de 100 pessoas que supostamente estariam presas nos escombros.

O vice-primeiro-ministro tailandês, Anutin Charnvirakul, visitou o local do desmoronamento na sexta-feira à noite. Ele disse que tanto os prédios públicos quanto os privados serão obrigados a passar por inspeções de segurança contra terremotos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Tragédia em Myanmar.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mfeocqa3pyb (New app users!)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/mp6m8mtbylj (Mega savings!)


Dois terremotos atingem a parte central de Myanmar e abalam a vizinha Tailândia.


Bangkok - Nesta sexta-feira, 28 de março, dois fortes terremotos atingiram a região central de Mianmar, país localizado no sudeste da Ásia. De acordo com o US Geological Survey, os tremores foram fortes o suficiente para serem sentidos em países vizinhos, como a Tailândia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Dois terremotos atingem a parte central de Myanmar e abalam a vizinha Tailândia.
Dois fortes terremotos atingiram a cidade de Mandalay, localizada em Myanmar, na tarde desta sexta-feira, 28 de março. Os tremores foram tão intensos que abalaram países vizinhos, com a Tailândia. Na capital da Tailândia, Bangkok, um prédio em construção de 30 andares desmoronou, deixando dezenas de desaparecidos. Ainda não há informações de mortos e feridos em Myanmar, pois o governo do país não deu informações oficiais sobre a tragédia. Foto: NHK News.

O primeiro terremoto ocorreu por volta das 12h50 (horário local), de magnitude 7,7 e uma profundidade de aproximadamente 10 quilômetros.

O segundo terremoto foi registrado 10 minutos após o primeiro, com uma magnitude de 6,4. O epicentro de ambos tremores de terra foi localizado perto da segunda maior cidade de Myanmar, Mandalay.

A região de Mandalay é conhecida por possuir muitos templos budistas e locais históricos. O país declarou estado de emergência em algumas áreas, com imagens de devastação surgindo em comunidades próximas ao epicentro do terremoto.

Imagens da Associated Press em Myanmar, tiradas na capital Naypyitaw, mostram templos e casas danificadas. A cidade fica a cerca de 250 quilômetros de onde o terremoto ocorreu.

Um vídeo da AFP mostra motoristas dirigindo com cuidado pelas estradas danificadas, muitas delas com o asfalto rachado pelos terremotos.

Myanmar é um país com frequente e poderosa atividade sísmica. Nos últimos 15 anos, o país sofreu três terremotos devastadores, cada um com magnitude de aproximadamente 6,8. O terremoto de 2011, matou mais de 70 pessoas.

Os dois terremotos de Myanmar também abalaram o país vizinho, Tailândia, a 1.000 quilômetros de distância do epicentro.

Em Bangkok, capital da Tailândia, um arranha-céu de 30 andares em construção desabou por completo. Cerca de 12 pessoas ficaram feridas com o desabamento e outras 71 estão desaparecidas, segundo notícias vindas até o início da noite na Ásia.

Autoridades tailandesas informaram que uma pessoa morreu em um outro canteiro de obras, quando um guindaste caiu.

Muito prédios ao redor da capital Bangkok balançaram durante os terremotos. Muitas pessoas que estavam dentro de prédios saíram correndo para as ruas, procurando um local mais seguro.

O governo de Bangkok, até o início da noite, já começou a coordenar ações para responder ao desastre.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 27 de março de 2025

Ishiba se encontra com Lula.


Great deals! 👉   https://app.temu.com/m/mfeocqa3pyb (New app users)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/mwl080e5qj9  (Mega savings!)


Primeiro-ministro do Japão conversa com o Presidente do Brasil para intensificar relações diplomáticas.


Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tiveram uma reunião em Tóquio na quarta-feira, 26 de março. O encontro faz parte da agenda do presidente Lula em sua visita ao Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro do Japão conversa com o Presidente do Brasil para intensificar relações diplomáticas.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, numa reunião em Tóquio na quarta-feira.  Os dois líderes concordaram em intensificar os laços diplomáticos entre Brasil e Japão, em um momento de crescente oposição internacional. Foto: NHK News.

Durante o encontro, Ishiba disse que este ano marca o 130° aniversário dos laços diplomáticos entre Japão e Brasil. Ele afirmou que era uma grande honra receber Lula no Japão.

Ishiba também destacou que Lula é o primeiro convidado de Estado do Japão após a crise da COVID-19.

Lula retribuiu dizendo que este ano é um momento histórico para os dois países, revitalizando sua parceria estratégica de uma nova maneira. Lula e Ishiba  trocaram opiniões sobre a situação na Ucrânia, Oriente Médio e Leste Asiático.

"Qualquer tentativa unilateral de mudar o status quo pela força ou coerção não deve ser tolerada em lugar nenhum do mundo", afirmou Ishiba. 

Os dois líderes concordaram em manter as comunicações entre países,  realizando cúpulas bienalmente. Além disso, eles prometeram criar uma estrutura para o diálogo entre suas autoridades de relações exteriores e defesa.

Em relação a questões econômicas, Ishiba e Lula disseram que seus países fortalecerão ainda mais as relações comerciais e de investimento. Eles confirmaram a importância do sistema de comércio internacional com a Organização Mundial do Comércio em seu núcleo. Isso ocorre enquanto a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, está introduzindo novas tarifas.

Numa coletiva de imprensa após a reunião, Ishiba explicou que trabalhar junto com o Brasil é essencial como um parceiro para a cooperação internacional, em meio à crescente oposição e divisão da comunidade internacional. Ele acrescentou que o Japão aprofundará ainda mais seus laços com o Brasil em muitos campos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Brasil e o Mundo.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Lula e o Imperador do Japão.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mfeocqa3pyb (New app users!)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/mnigwxcqmu8  (Mega savings!)


Presidente do Brasil e sua esposa participam de um banquete no Palácio Imperial em Tóquio.


Tóquio - O Imperador e a Imperatriz do Japão ofereceram o primeiro banquete para um chefe de estado do Brasil no Palácio Imperial, após seis anos sem receber autoridades do exterior.

www.nikkeyon.blogspot.com
Presidente do Brasil e sua esposa participam de um banquete no Palácio Imperial em Tóquio.
Presidente Lula e sua esposa, Janja, participam do banquete promovido pelo Imperador Naruhito e pela Imperatriz Masako, realizado no Palácio Imperial em Tóquio, na terça-feira. Foto: NHK News.

Na terça-feira, 25 de março, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, Rosângela Lula da Silva (mais conhecida como Janja), tiveram a honra de participar de um banquete junto com membros da família imperial japonesa. Cerca de 110 convidados compareceram ao evento.

O Príncipe herdeiro Akishino (irmão do imperador), sua esposa (Princesa herdeira Kiko), a princesa Kako (filha do casal Akishino) e a princesa Aiko (filha do imperador e imperatriz do Japão) estiveram no evento. Este foi o primeiro banquete de estado da princesa Aiko.

O craque do futebol japonês Kazuyoshi Miura e outros que contribuíram para promover o intercâmbio entre os dois países também foram convidados.

O Imperador Naruhito disse em seu discurso que sua primeira visita oficial ao exterior foi ao Brasil. Ele abordou a calorosa recepção brasileira que recebeu e as interações com os imigrantes japoneses e seus descendentes.

Naruhito afirmou: "Estou muito feliz que alguns membros da comunidade nikkei brasileira, que contribuíram para fortalecer os laços de amizade entre nossos dois países, estejam presentes hoje neste banquete."

"Eu espero que o Japão e o Brasil continuem a cooperar para contribuir com a comunidade global, nas áreas de proteção ambiental e mudanças climáticas (áreas priorizadas por Lula), bem como na área de redução de riscos de desastres", também disse o imperador.

O presidente Lula disse em resposta que ele e sua esposa se sentiram extremamente honrados por terem a oportunidade de visitar o Japão novamente. E também eles se sentem profundamente gratos por receberem uma recepção tão calorosa como o primeiro convidado de Estado no Palácio Imperial, após a pandemia do coronavírus.

No banquete do Palácio Imperial, uma refeição francesa, com vários pratos, foi tradicionalmente servida para os convidados de Estado. Entretanto, a culinária japonesa foi só servida como aperitivo desta vez, de acordo com a decisão do Imperador e Imperatriz.

A visita do presidente Lula também é marcada pelo 130º aniversário das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 25 de março de 2025

Poeira da China deixa Japão em alerta.


Great deals! 👉  https://temu.to/k/ud75awfh3lq (Mega savings!)

Amazing deals! 👉   https://app.temu.com/m/m7jao9v2tww (For app users)


Areia amarela da China é observada em Osaka e pessoas alérgicas devem ficar atentas.


Tóquio - Autoridades meteorológicas do Japão noticiaram na manhã de hoje, 25 de março, que a areia amarela das regiões desérticas da China chegou ao arquipélago japonês.

www.nikkeyon.blogspot.com
Areia amarela da China é observada em Osaka e pessoas alérgicas devem ficar atentas.
Areia amarela vinda da China é observada na região de Osaka, na manhã desta terça-feira, 25 de março. A agência meteorológica do Japão pede que as pessoas alérgicas usem máscaras faciais para amenizar os sintomas da febre do feno (kafunsho) e asma. Foto: NHK News.

Segundo informações meteorológicas, as partículas transportadas pelo ar podem provocar crises alérgicas em pessoas sensíveis. Além disso, a poeira pode reduzir a visibilidade e causar interrupções no trânsito.

Grandes quantidades de areia amarela da China estão sendo trazidas do sentido oeste para o leste, através de ventos fortes que sopram em direção ao Japão.

A agência meteorológica informou que partículas de areia foram observadas em Osaka às 6 horas da manhã desta terça-feira. A visibilidade da região de Kansai foi reduzida de 10 quilômetros para 8 quilômetros às 9 horas desta manhã.

Espera-se que a areia amarela chegue a outras partes do Japão até quarta-feira, 26 de março, reduzindo a visibilidade de algumas regiões do país em até 5 quilômetros de distância.

Devido às condições do ar durante esta semana, a população do país deve evitar de estender roupas lavadas do lado de fora de casa. Para as pessoas alérgicas, é recomendado o uso de máscaras faciais, evitando assim o agravamento dos sintomas da febre do feno (kafunsho ou doença do pólen) e asma.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Um rato morto dentro da comida.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mfeocqa3pyb  (For new app users!)

Amazing deals!  👉  https://app.temu.com/m/msj2mt5jky4   (Mega savings!)


Sukiya emite nota de desculpas aos seus clientes sobre a presença de um rato na sopa.


Tóquio - A rede de restaurantes Sukiya anunciou, no último fim de semana, que um de seus estabelecimentos no Japão serviu "missoshiru", sopa de missô, para seus clientes com um rato dentro de uma das tigelas. O incidente ocorreu no início deste ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sukiya emite nota de desculpas aos seus clientes sobre a presença de um rato na sopa.
A rede de restaurantes Sukiya do Japão emitiu uma nota de desculpas aos seus clientes, no último fim de semana, sobre a presença de um rato dentro da tigela de missoshiru, que seria servida aos clientes do estabelecimento. O incidente ocorreu em uma das redes na província de Tottori, em janeiro deste ano. Foto: NHK News e VOCO News (montagem).

A direção da empresa informou que a contaminação ocorreu em um restaurante da rede na província de Tottori, no oeste do país, em 21 de janeiro.

De acordo com a nota da empresa, o animal pode ter entrado em uma das tigelas durante o momento de servir a sopa aos clientes. Após o incidente, o restaurante foi fechado imediatamente para inspeção sanitária, retornando suas operações depois que o centro de saúde pública examinar o local.

A empresa também acrescentou que o funcionário responsável não verificou as tigelas de missoshiru adequadamente, ignorando a contaminação. A direção da rede instruiu seus estabelecimentos, em todo o país, a garantir que todas as refeições sejam verificadas antes de serem servidas aos clientes.

A Sukiya finalizou a nota com um pedido de desculpas a todos os seus clientes e colaboradores, informando que fortalecerá seu sistema de gestão para evitar que aconteça um novo incidente semelhante.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 23 de março de 2025

Grave acidente em Mie.


Great deals! 👉  https://temu.to/k/ud75awfh3lq (Mega savings!)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/m0rb3lue4dw


Ônibus bate em árvore e mata motorista durante uma viagem noturna para Tóquio.


Tsu - Na noite de ontem, 22 de março, um ônibus de passageiros se acidentou numa estrada em Mie, oeste do Japão, provocando a morte do motorista e ferindo 21 passageiros a bordo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ônibus bate em árvore e mata motorista durante uma viagem noturna para Tóquio.
Um ônibus de passageiros sofreu um grave acidente na estrada da província de Mie, 22 de março, provocando a morte do motorista e ferindo 21 pessoas a bordo. Foto: NHK News.

O acidente ocorreu próximo da cidade de Mihama, província de Mie, por volta das 20h30 de sábado. O ônibus cruzou a linha central da rodovia nacional, caiu no desnível entre o acostamento e o matagal, e só parou quando bateu violentamente numa árvore.

A polícia informou que o motorista do ônibus, Satoshi Hashizume (57 anos), foi levado rapidamente ao hospital da região, mas a equipe médica de plantão o declarou morto na chegada. Os 21 passageiros tiveram ferimentos leves e também foram transferidos para um hospital próximo. O motorista reserva do ônibus não se feriu no acidente.

O ônibus da empresa Seibu Kanko fazia uma viagem noturna com destino final à cidade de Saitama, província de mesmo nome, depois de partir uma hora antes da cidade de Nachikatsuura, província de Wakayama. A parte frontal do ônibus ficou seriamente destruída com a colisão na árvore.

Um passageiros de 30 anos disse que só percebeu algo estranho após o veículo cair no desnível da pista. Ele também disse que a maioria dos assentos estavam ocupados e que muita gente se feriu na cabeça. Alguns passageiros apresentavam sangrando no rosto, nariz e boca. 

"Todo mundo a bordo ficou muito assustado com o acidente, se entender a gravidade do que aconteceu", relatou o passageiro.

A polícia de Mie está investigando o que aconteceu com o motorista para apurar as causas do acidente.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 22 de março de 2025

New Jeans versus ADOR.


Great deals! 👉  https://temu.to/k/ud75awfh3lq (Mega savings!)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/m4xvtr0hppi


Tribunal sul-coreano determina que o grupo de K-pop New Jeans cumpra o contrato com sua agência.


Seul - O Tribunal Distrital Central de Seul, Coréia do Sul, concedeu uma liminar para impedir que o grupo New Jeans atue independentemente da agência de talentos ADOR. A decisão saiu na sexta-feira, 21 de março.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tribunal sul-coreano determina que o grupo de K-pop New Jeans cumpra o contrato com sua agência.
Tribunal de Seul, na Coréia do Sul, determinou na sexta-feira, 21 de março, que o grupo de K-pop New Jeans continue cumprindo seu contrato profissional com a agência de talentos ADOR. No ano passado, os membros do grupo anunciaram o fim do contrato exclusivo com a agência, gerando uma batalha na justiça entre as duas partes. Foto: NHK News.

Em novembro de 2024, o grupo feminino de K-pop afirmou que encerraria seu contrato exclusivo com a ADOR, após seu produtor ser removido do cargo de CEO da agência. No mês passado, fevereiro, os membros mudaram o nome do grupo para "NJZ", iniciando em projetos musicais independentes.

No entanto, a ADOR entrou com uma ação judicial, alegando que o contrato exclusivo do New Jeans ainda é válido. A agência também entrou com um pedido de liminar, proibindo o grupo de atividades independentes sob o novo nome.

Agora, os membros do grupo planejam apresentar uma objeção contra a liminar.

Com os recentes acontecimentos, as atividades do NJZ (New Jeans) estão paralisadas pela decisão da justiça, prejudicando fãs e os apoiadores que trabalham com a banda.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Classificado para a próxima Copa.


Great deals! 👉  https://temu.to/k/ud75awfh3lq  (Mega savings!)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/mwfd6nm7qhf  (App link!)


Japão se torna o primeiro time não anfitrião a se classificar para a Copa do Mundo 2026.


Tóquio - Na quinta-feira, 20 de março, a seleção nacional de futebol do Japão derrotou o time da Bahrein, nas eliminatórias asiáticas. Com a vitória, o time japonês se tornou o primeiro time não sede a garantir uma vaga na Copa do Mundo do ano que vem.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão se torna o primeiro time não anfitrião a se classificar para a Copa do Mundo 2026.
A seleção de futebol do Japão derrotou o time do Bahrein, por 2 a 0 nas eliminatórias asiáticas, na noite de quinta-feira. Com o resultado positivo dessa partida, o "Samurai Blue" foi o primeiro time não anfitrião a se classificar para a Copa do Mundo 2026. Foto: NHK News.

O jogo de ontem foi a sétima partida do Japão na fase preliminar final, disputada no estádio da cidade de Saitama, norte de Tóquio.

A escalação do "Samurai Blue", no primeiro tempo, incluía jogadores japoneses famosos, como Takefusa Kubo (Real Sociedad, Espanha) e Kaoru Mitoma (Brighton & Hove Albion, Inglaterra).

Depois que o primeiro tempo terminou sem gols, Daichi Kamada (Crystal Palace, Inglaterra) entrou em campo no segundo tempo.

Aos 66 minutos, Kamada recebeu um passe de Kubo e, com calma, colocou a bola no canto esquerdo do gol, marcando o primeiro gol.

Aos 87 minutos, Kubo marcou um gol com seu característico chute de pé esquerdo, ajudando o time do Japão a vencer o Bahrein por 2 a 0.

A Copa do Mundo de 2026 acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México. Essa será a oitava aparição consecutiva do Samurai Blue no torneio.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Muitos turistas vindos da Ásia.


Great deals! 👉  https://temu.to/k/ud75awfh3lq (mega savings!)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/mcryaivs96n


Japão recebe um número recorde de visitantes estrangeiros no mês de fevereiro.


Tóquio - O Japan National Tourism Organization informou esta semana que o número de turistas estrangeiros visitando o Japão atingiu um recorde em fevereiro deste ano. O país responsável pelo aumento expressivo de visitantes no país foi a China, devido aos feriados do Ano Novo Lunar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão recebe um número recorde de visitantes estrangeiros no mês de fevereiro.
O número de visitantes estrangeiros no Japão em fevereiro deste ano atingiu um novo recorde, segundo o Japan National Tourism Organization. Números preliminares mostram que mais de 3,2 milhões de pessoas do exterior estiveram no Japão no mês passado. O que surpreendeu foi a quantidade de turistas da China: mais de 57% de chineses em relação a 2024. Foto: NHK News.

De acordo com os dados preliminares da entidade, mais de 3,2 milhões de pessoas do exterior chegaram ao Japão no mês passado. Isso é equivalente a 16,9% de estrangeiros a mais que no ano anterior (2024).

Em primeiro lugar, os sul-coreanos chegaram em peso no Japão em fevereiro, registrando 847.300 visitantes. Em segundo lugar, ficou a China com 722.700 visitantes chineses no Japão. Embora a China tenha ficado em segunda posição, o grande aumento de turistas chineses foi o que impressionou a organização: cerca de 57,3% a mais do que no mesmo período de 2024.

Em outras nacionalidades, visitantes dos Estados Unidos (191.500 americanos) e da Austrália (88.800 australianos) também vieram ao Japão em grande quantidade durante o inverno. A grande parte desses turistas visitou as regiões japonesas com muita neve, para a prática de esqui e snowboard.

A organização de turismo afirmou que o mês de fevereiro é, geralmente, um período de pouco viajantes estrangeiros no Japão. No entanto, os números mais recentes mostram uma demanda sustentada, segundo a entidade.

Nikkey ON!: Com a moeda japonesa, o iene, muito desvalorizado em relação ao dólar americano, vai continuar entrando turistas estrangeiros a rodo nos próximos meses. Isso, se a cotação passar dos 155 ou 160 ienes para 1 dólar.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 19 de março de 2025

Sem aumento da taxa de juros.


Great deals! 👉  https://temu.to/k/ud75awfh3lq (Mega savings!)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/mq4yt7f1vjp


Banco do Japão mantém política monetária inalterada.


Tóquio - Depois de encerrar a reunião de dois dias nesta quarta-feira, 19 de março, o Banco do Japão (BOJ) optou por manter sua política monetária inalterada.

www.nikkeyon.blogspot.com
Banco do Japão mantém política monetária inalterada.
Nesta quarta-feira, 19 de março, o Banco do Japão decidiu em manter a taxa básica do juros do país em 0,5% ao ano. O banco decidiu não alterar a taxa de juros devido às incertezas em torno da atividade econômica e dos preços no Japão. Foto: NHK News.

O BOJ informou que continuará a mirar uma taxa de juros de 0,50% ao ano. Os formuladores de políticas, aparentemente, levaram em conta possíveis riscos decorrentes das políticas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.

"Ainda há grandes incertezas em torno da atividade econômica e dos preços no Japão", disse o BOJ. O banco citou alguns fatores de riscos que geram incertezas como: a evolução da situação em relação ao comércio e outras políticas; desenvolvimentos na atividade econômica no exterior; e preços de commodities.

Os formuladores de políticas do BOJ também acreditam que é necessário mais tempo para avaliar os efeitos do aumento da taxa básica de juros do país, ocorrido em janeiro. No início do ano, o banco decidiu aumentar a básica de juros de 0,25% para 0,50% ao ano, atingindo seu nível mais alto em 17 anos. 

As tendências de atuais de preços no Japão foram outro fator nas discussões. O BOJ manteve a meta de inflação do país em 2%. Entretanto, o último índice geral de preços ao consumidor, incluindo alimentos frescos, foi de 4% (o grande vilão da alta da inflação foi os preços do arroz). Mesmo excluindo itens frescos, o índice da inflação ainda excedeu 3%.

De acordo com o BOJ, os custos do arroz irão continuar a elevar os preços para os consumidores. No entanto, o banco afirmou que a taxa básica da inflação, relacionada aos aumentos salariais, se moverá em um nível consistente com a meta de 2% de inflação, já na segunda metade do ano fiscal de 2025.

Nikkey ON!: Será? Só vendo o que vai acontecer nos próximos meses para acreditar nessa meta de inflação do BOJ.


Fontes: NHK News / Exame.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 18 de março de 2025

Subir o Fuji-san ficou caro!



Para escalar o Monte Fuji este ano, será cobrado uma taxa de 4.000 ienes.


Tóquio - A partir do verão 2025, os aventureiros dispostos a escalar o Monte Fuji terão que pagar uma taxa de entrada mais cara. A nova taxa para escalar o vulcão será de 4.000 ienes, ou seja, o dobro do valor pago pelos turistas (em Yamanashi) no ano passado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Para escalar o Monte Fuji este ano, será cobrado uma taxa de 4.000 ienes.
Um fluxo recorde de turistas estrangeiros no Japão gerou um alerta sobre a superlotação das trilhas do Monte Fuji. Foto: AFP.

O projeto do aumento da taxa foi aprovado pelas autoridades locais na segunda-feira, 17 de março, e será cobrado nas quatro trilhas principais. No ano passado, a província de Yamanashi introduziu uma taxa de entrada de 2.000 ienes para a Trilha Yoshida, além de uma doação opcional. Além disso, os aventureiros precisavam fazer resevas online para escalar, limitando a entrada diária de pessoas pela trilha.

Já a província de Shizuoka, autoridades aprovaram um projeto de lei na segunda-feira, cobrando também 4.000 ienes para suas três trilhas do Monte Fuji. Até o último verão, os turistas que passavam nas três trilhas tinham o acesso gratuito.

As novas taxas de entrada começarão a ser cobradas na temporada de escalada de julho a setembro deste ano.

Nos anos anteriores, um fluxo recorde de turistas estrangeiros no Japão gerou um alerta para a superlotação das trilhas do Fuji-san. Em 2023, um total de 221.322 pessoas escalaram o famoso vulcão. Em 2024, com a cobrança da taxa de 2.000 ienes na Trilha Yoshida, o total caiu para 204.316 pessoas se aventurando nas quatro trilhas, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

"Embora o número de alpinistas continue sendo menor do que os níveis pré-pandêmicos, 200.000 pessoas ainda é um número muito grande", disse Natsuko Sodeyama, autoridade da província de Shizuoka.

"Não há outra montanha do Japão que atraia tantas pessoas no período de pouco mais de dois meses. Então, algumas restrições são necessárias para garantir a segurança dos visitantes", complementou Sodeyama.


Fonte: AFP.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 17 de março de 2025

Combatendo a alta do arroz.


Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mgisouvrs31 


Lojas de conveniência do Japão usam estratégias para reduzir os custos do arroz.


Tóquio - Os "kombinis" do Japão estão numa batalha contra os preços do arroz no Japão, pois o valor desse importante alimento está cada dia mais caro nas prateleiras dos mercados. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Lojas de conveniência do Japão usam estratégias para reduzir os custos do arroz.
Lojas de conveniência do Japão estão combatendo a alta dos custos do arroz com novas estratégias de preparo, aumentanso a vida útil do produto e evitando o desperdício. Foto: NHK News.

Para isso, as lojas de conveniência estão usando estratégias para não levarem prejuízos, através da redução do desperdício e aumentando a vida útil do do alimento com arroz.

A rede Lawson está combatendo os custos do arroz da seguinte forma: venda de bolinhos de arroz congelados, os famosos "onigiris", com datas de validade de até um ano. Os "onigiris" congelados são cerca de 20% mais baratos na produção, pois a empresa pode comprar mais grãos para fazer um produto congelado com validade maior, em vez de usar tudo para produzir um produto com validade de um dia. 

Já a rival Family Mart está usando uma outra estratégia. A empresa explicou que a maneira de cozinhar o arroz para produtos frescos foi alterado. O benefício, da mudança do cozimento do arroz, fez com que o produto tivesse um prazo de validade maior, estendido para mais de 2 horas. Agora, a rede está usando o novo método de cozimento do arroz para 70 tipos de produto, como bolinhos de arroz (onigiri), marmitas japonesas (obentô) e outros produtos.

Nikkey ON!: Qualquer ideia para não encarecer os produtos com arroz é bem vinda. Entretanto, eu prefiro que o preço do arroz volte a ficar barato como antigamente. Que saudade!


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 16 de março de 2025

Crew Dragon chega à ISS.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Astronauta japonês inicia sua segunda longa estadia na estação espacial internacional.



Tóquio - A nave espacial com o astronauta japonês Takuya Onishi, e outros três tripulantes, chegou com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS).

www.nikkeyon.blogspot.com
Astronauta japonês inicia sua segunda longa estadia na estação espacial internacional.
O astronauta japonês Takuya Onishi discursa na cerimônia de chegada da nova tripulação à Estação Espacial Internacional, no dia 16 de março. Onishi e a nova equipe ficarão na estação espacial por cerca de 6 meses, trabalhando em experimentos para futuras explorações espaciais. Foto: NHK News.

A Crew Dragon (nome da nave espacial) atracou na ISS por volta das 4h UTC de domingo, 16 de março. A viagem levou cerca de 29 horas, desde que o foguete que transportava a nave espacial decolou do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida (EUA).

Onishi e os outros astronautas entraram na ISS por volta das 5:40 da manhã, após a abertura da escotilha. A tripulação ficará na estação espacial por aproximadamente 6 meses.

Em sua segunda longa estadia na estação espacial, Onishi discursou em inglês e japonês, numa cerimônia para comemorar a chegada da tripulação.

Em japonês, Onishi agradeceu ao povo japonês pelo apoio, dizendo que conseguiu retornar à estação espacial com boa saúde. Ele também disse que trabalhará duro em suas tarefas a partir do dia seguinte e pediu apoio a todos.

Durante sua estadia, Onishi e a equipe instalarão um novo sistema de remoção de dióxido de carbono, desenvolvido pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão através do módulo de laboratório Kibo da ISS. Além disso, os astronautas conduzirão experimentos para se preparar para a futura exploração espacial tripulada.

Takuya Onishi assumirá o comando da ISS, sendo o terceiro japonês a assumir esse papel. Anteriormente, os japoneses Koichi Wakata e Akihiko Hoshide também tiveram o privilégio de comandar a Estação Espacial Internacional.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 15 de março de 2025

Mais estrangeiros no Japão.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Residentes estrangeiros no Japão atingem número recorde pelo terceiro ano consecutivo.


Tóquio - A Agência de de Serviços de Imigração informou na sexta-feira, 14 de março, que cerca de 3.769.000 estrangeiros estavam residindo no Japão até o fim do ano passado. Esse número é um recorde pelo terceiro ano consecutivo, pois entraram para viver no país cerca de 358.000 estrangeiros a mais, comparando com dados do ano 2023.

www.nikkeyon.blogspot.com
Residentes estrangeiros no Japão atingem número recorde pelo terceiro ano consecutivo.
Residentes estrangeiros no Japão atingem recorde de mais de 3,7 milhões de pessoas em 2024. Foto: Nikkei Asia.

Por categoria, havia cerca de 457.000 estagiários técnicos estrangeiros, sendo um aumento de 52.000 estrangeiros em relação ao ano de 2023. O número de estudantes de outros países foi de 402.000 pessoas, um aumento de 61.000 estrangeiros em comparação a 2023. Já o número de pessoas com status de trabalhador qualificado especial chegou a 284.000 estrangeiros, um aumento de 76.000 pessoas em relação ao ano de 2023.

Mais pessoas vieram ao Japão depois que as medidas de controle de fronteira ao coronavírus foram relaxadas e a moeda japonesa, o iene, desvalorizou frente ao dólar americano, explicou a Agência de Serviços de Imigração.

Por nacionalidades que vivem no Japão, os cidadãos da China representam o maior grupo de estrangeiros no país, com cerca de 873.000 chineses. Em segundo vem o Vietnã, com cerca de 634.000 vietnamitas. Em terceiro está a Coréia do Sul, com cerca de 409.000 sul-coreanos.

Em situações de revogação de visto no Japão, houve 1.184 casos em que cidadãos estrangeiros tiveram seu status de residência revogado. Isso foi 56 casos a menos do que no ano de 2023.

O número de estagiários técnicos que tiveram seu status revogado chegou a 710 casos, seguido por 312 casos de revogação de de status de residência estudantil em 2024. Alguns estagiários técnicos perderam seu status após ser descoberto que estavam trabalhando em setores fora de seu campo permitido.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 14 de março de 2025

O preço do arroz está nas alturas.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


A rede Sukiya aumentará os preços de seu cardápio e culpa os altos custos do arroz.


Tóquio - Pode-se dizer que atualmente o arroz vale ouro no Japão. Os altos custos do arroz no país têm elevado os preços do produto nos supermercados e também nos preços das refeições nos restaurantes. 

www.nikkeyon.blogspot.com
A rede Sukiya aumentará os preços de seu cardápio e culpa os altos custos do arroz.
A partir de terça-feira, 18 de março, a rede de restaurantes Sukiya irá aumentar os preços da metade dos itens de seu cardápio. Seu principal prato, a tigela de gyudon, terá um aumento em até 50 ienes. Foto: NHK News. 

Nem os restaurantes econômicos escapam da situação, onde o popular "gyudon" (tigela de arroz cozido coberto com carne bovina fatiada) está passando por remarcação de preços.

A rede de restaurantes Sukiya informou que aumentará os preços do gyudon em até 50 ienes. Cerca de metade dos itens do cardápio da Sukiya terão aumentos de preço a partir de terça-feira, 18 de março.

A operadora da rede, Zensho Holdings, afirmou que isso reflete nos custos mais altos de arroz e carne bovina. O prato gyudon de tamanho normal terá uma aumento de 6,6%, que corresponde a 30 ienes de acréscimo no preço atual. Assim, o preço da tigela de gyudon normal vai para 480 ienes.

Em novembro do ano passado, a Sukiya também tinha aumentado os preços de seus pratos que vão carne bovina. Observa-se que não é só o arroz que está encarecendo no Japão.

A operadora da rede Sukiya destacou que pode comprar suprimentos de grãos de arroz em estoques do governo. No entanto, a empresa ficará atenta ao tipo de arroz oferecido pelo governo, pois o produto deve atender aos padrões de qualidade Sukiya.

Não é só a rede Sukiya que está aumento os preços de seu cardápio no Japão. Outros restaurantes familiares, inclusive estabelecimentos que servem sushi em esteira rolante, também estão aumentando seus preços. E todos estão culpando os custos do arroz no país. 

Nikkey ON!: Onde vamos parar com tanto aumento de preços nos alimentos?


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 13 de março de 2025

Jogos do "tigrinho" no Japão.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Pesquisa revela que bilhões de dólares são apostados anualmente no Japão em cassinos online.


Tóquio - A polícia do Japão conduziu sua primeira pesquisa sobre apostas online e descobriu algo preocupante. Cerca de 3,36 milhões de pessoas no país fizeram apostas em cassinos online. Estima-se que o valor total apostado anualmente seja de aproximadamente 8,4 bilhões de dólares.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa revela que bilhões de dólares são apostados anualmente no Japão em cassinos online.
Uma pesquisa conduzida pela Agência Nacional de Polícia do Japão revelou que as pessoas no país já gastaram aproximadamente 8,4 bilhões de dólares em cassinos online. Apostas em jogos online são ilegais no Japão. Foto: NHK News. 

A Agência Nacional de Polícia conduziu uma pesquisa online envolvendo mais de 27.000 pessoas no Japão. Os participantes da pesquisa tinham idades de 15 a 79 anos. A lei japonesa proíbe as pessoas no Japão de apostar em jogos online, mesmo que o operador do site esteja sediado em algum outro lugar no exterior onde cassinos online é legalizado.

Segundo a pesquisa, cerca de 2% dos entrevistados responderam que estavam usando sites de apostas online no momento. Estima-se que 1.967.000 pessoas estejam jogando jogos online de apostas em todo o Japão. O número total, incluindo aqueles que dizem que já jogaram online, é estimado em cerca de 3.368.000 pessoas.

Mensalmente, o valor médio apostado por 500 pessoas em cassinos online foi de 52.000 ienes, ou cerca de 350 dólares. Anualmente, o valor total apostado, por usuários em todo o país, foi estimado em cerca de 1,24 trilhão de ienes, ou cerca de 8,4 bilhões de dólares.

Cerca de 70% das pessoas que atualmente jogam online, ou que já o fizeram no passado, afirmam que reconhecem que são viciadas em jogos de azar. Cerca de 46% dos entrevistados afirmaram que já pediram dinheiro emprestado a serviços de financiamento ao consumidor, familiares ou pessoas conhecidas. Em ambos os casos, as porcentagens tendem a ser maiores entre as gerações mais jovens.

Sete mil usuários e não usuários de cassinos online foram questionados se sabiam que jogos de azar online são ilegais no Japão. Em torno de 44% responderam que não sabiam disso.

Uma análise de sites de cyber-cassino do exterior revelou que alguns sites usam apenas o idioma japonês em seu conteúdo ou são acessados principalmente por usuários do Japão. Isso sugere que o mercado japonês está sendo visado.

De acordo com a Agência Nacional de Polícia, os dados da pesquisa mostram que o acesso a jogos ilegais é generalizado entre as pessoas no Japão. As autoridades japonesas estão levando o assunto a sério.

A agência informou também que pretende conscientizar as pessoas sobre a ilegalidade dos cassinos online no Japão. Os ministérios relevantes serão consultados para restringir o acesso aos sites de jogos de azar no país. Além disso, um planejamento será realizado para que celebridades japonesas evitem de promover sites de cassinos e apostas em jogos online.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.