quarta-feira, 19 de março de 2025

Sem aumento da taxa de juros.


Great deals! 👉  https://temu.to/k/ud75awfh3lq (Mega savings!)

Amazing deals! 👉  https://app.temu.com/m/mq4yt7f1vjp


Banco do Japão mantém política monetária inalterada.


Tóquio - Depois de encerrar a reunião de dois dias nesta quarta-feira, 19 de março, o Banco do Japão (BOJ) optou por manter sua política monetária inalterada.

www.nikkeyon.blogspot.com
Banco do Japão mantém política monetária inalterada.
Nesta quarta-feira, 19 de março, o Banco do Japão decidiu em manter a taxa básica do juros do país em 0,5% ao ano. O banco decidiu não alterar a taxa de juros devido às incertezas em torno da atividade econômica e dos preços no Japão. Foto: NHK News.

O BOJ informou que continuará a mirar uma taxa de juros de 0,50% ao ano. Os formuladores de políticas, aparentemente, levaram em conta possíveis riscos decorrentes das políticas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.

"Ainda há grandes incertezas em torno da atividade econômica e dos preços no Japão", disse o BOJ. O banco citou alguns fatores de riscos que geram incertezas como: a evolução da situação em relação ao comércio e outras políticas; desenvolvimentos na atividade econômica no exterior; e preços de commodities.

Os formuladores de políticas do BOJ também acreditam que é necessário mais tempo para avaliar os efeitos do aumento da taxa básica de juros do país, ocorrido em janeiro. No início do ano, o banco decidiu aumentar a básica de juros de 0,25% para 0,50% ao ano, atingindo seu nível mais alto em 17 anos. 

As tendências de atuais de preços no Japão foram outro fator nas discussões. O BOJ manteve a meta de inflação do país em 2%. Entretanto, o último índice geral de preços ao consumidor, incluindo alimentos frescos, foi de 4% (o grande vilão da alta da inflação foi os preços do arroz). Mesmo excluindo itens frescos, o índice da inflação ainda excedeu 3%.

De acordo com o BOJ, os custos do arroz irão continuar a elevar os preços para os consumidores. No entanto, o banco afirmou que a taxa básica da inflação, relacionada aos aumentos salariais, se moverá em um nível consistente com a meta de 2% de inflação, já na segunda metade do ano fiscal de 2025.

Nikkey ON!: Será? Só vendo o que vai acontecer nos próximos meses para acreditar nessa meta de inflação do BOJ.


Fontes: NHK News / Exame.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário