Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mgisouvrs31
Cientistas japoneses acreditam num possível mega-terremoto em Hokkaido.
Tóquio - Na última semana, uma equipe de pesquisa do Japão divulgaram os resultados de seu estudo de cinco anos sobre a Fossa de Chishima, localizada na costa de Hokkaido. Os cientistas da equipe acreditam que a energia de estresse, não liberada na vala submarina, pode desencadear um megaterremoto de magnitude 9.
www.nikkeyon.blogspot.com
O estudo foi comandado por pesquisadores das universidades de Tohoku e Hokkaido; mais os estudiosos da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha e Terrestre.
De acordo com os pesquisadores, um terremoto massivo anterior pode ter ocorrido perto da zona por volta do século XVII. O painel de terremotos do governo disse que um terremoto com magnitude próxima de 8,8, dentro de um espaço de tempo de 30 anos, tem entre 7% e 40% de chances de ocorrer na Fossa Chishima.
Para obter dados precisos, a equipe de estudiosos instalou estações de observação GPS no fundo do mar em 2019. No local do monitoramento, há uma placa oceânica que afunda sob uma placa continental.
Estações na placa oceânica se moveram cerca de 8 centímetros por ano, em direção ao lado continental. Por outro lado, uma outra estação na placa continental, onde as duas placas se encontram, também se moveu cerca de 8 centímetros na mesma direção.
Através desses dados, os pesquisadores afirmam que isso pode indicar que as partes das placas estão firmemente unidas, gerando uma tensão muito grande de energia acumulada.
Supondo que as placas tenham sido unidas de forma semelhante desde o terremoto do século XVII, a equipe de pesquisa acredita que a tensão acumulada seria equivalente à energia liberada por um megaterremoto. A equipe planeja conduzir um novo estudo em outro local perto de Hokkaido.
Fumiaki Tomita, professor assistente do Instituto Internacional de Pesquisa em Ciências de Desastres da Universidade de Tohoku, disse que as memórias do Grande Terremoto e Tsunami do Leste do Japão em 2011 estão desaparecendo, o que gera preocupações. Estando cientes de que o Japão é um país de grandes desastres naturais, Tomita pede que as pessoas estejam cientes de um novo megaterremoto pode ocorrer no Japão, e que elas devem estar preparadas para uma nova catástrofe.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário