sexta-feira, 14 de abril de 2023

O que não é consumido, é transformado.

Restos de comida, da merenda escolar, são usados para geração de biogás no Japão.


Yamagata - No dia 11 de abril, um novo programa pioneiro de produção de eletricidade, a partir do biogás, foi lançado na cidade de Tendo, província de Yamagata. Para a produção de biogás, o município utilizará restos da merenda escolar, que servirá de insumos para uma usina da região.

www.nikkeyon.blogspot.com
Restos de comida, da merenda escolar, são usados para geração de biogás no Japão.
Usina de biogás em Tendo, província de Yamagata. Nesse local, todos os restos de comida da merenda escolar do município de Tendo são fermentados para geração de biogás. Depois, o gás é comercializado para uma usina termelétrica, usando-o para produção de eletricidade. Foto: The Mainichi.

O município de Tendo possui 18 instituições educacionais, entre escolas primárias e ginasiais. Durante o ano letivo de 2022, todas as escolas juntas desperdiçaram cerca de 140 kg de almoço por dia. É uma quantidade bem alta de comida jogada no lixo todos os dias. Segundo os registros da cidade, o desperdício de alimentos só está aumentando, causado, em parte, pelos efeitos da pandemia do coronavírus. 

Até março deste ano, toda a merenda, jogada no lixo, era incinerada. Mas a partir do ano letivo de 2023, os restos de comida das escolas de Tendo serão entregues a uma empresa local, a Tendo Kankyo Co. Todo os restos orgânicos serão usados para a produção de biogás. 

Com o novo plano, a prefeitura de Tendo conseguirá reduzir os custos de descarte e reduzirá as emissões de carbono na atmosfera, pela não incineração dos restos da merenda escolar. É esperado que as crianças das escolas tenham mais interesses pelas questões ambientais, ao transformar a comida que elas não comeram em combustível.

O biogás é produzido pela fermentação de materiais orgânicos, como restos de alimentos e fezes de animais. Com a produção de eletricidade através do biogás, suas emissões de carbono são menores do que a queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo). Em comparação com outras formas sustentáveis de energia, como a solar e a eólica, o biogás tem a vantagem de não depender do clima para ser gerada.

No primeiro dia da merenda escolar do novo ano letivo em Tendo, cerca de 70 kg de restos de comida foram recolhidos pela empresa Tendo Kankyo. Toda a merenda jogada fora foi moída e dessecada. O gás gerado, pela fermentação dos materiais orgânicos, é levado para uma usina termelétrica na cidade de Komazawa, para a geração de eletricidade.

Com preocupações com o meio ambiente, o plano da cidade de Tendo foi estimulado por sua declaração municipal, feita em 2022. Através dessa declaração, Tendo se compromete a eliminar as emissões de carbono na atmosfera, transformando-se na "cidade de carbono zero". 

Hideyuki Honda, vice-diretor do centro de merenda escolar de Tendo, expressou esperanças de que o projeto seja uma maneira educativa, para que os estudantes reflitam sobre o reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados pela nossa sociedade. 


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

O pó amarelo da China.

Poeira da China chega em algumas regiões do Japão nesta quarta-feira.


Tóquio - A areia amarela, proveniente das regiões desérticas da China, atingiu algumas províncias do Japão durante o dia desta quarta-feira, 12 de abril. Autoridades meteorológicas do país esperam, nos próximos dias, que tempestades de areia atinjam amplas áreas do território japonês, podendo afetar o tráfego aéreo e o trânsito.

www.nikkeyon.blogspot.com
Poeira da China chega em algumas regiões do Japão nesta quarta-feira.
A areia amarela da China(em amarelo, alaranjado e vermelho no mapa acima) atingiu quase todo Japão na noite desta quarta-feira, 12 de abril. A Agência Meteorológica do Japão alertou a população sobre o que essa poeira pode provocar na saúde humana, como alergias e problemas respiratórios. Foto: Agência Meteorológica do Japão. 

Fortes ventos provocaram o deslocamento de grandes quantidades de areia amarela no ar, saindo da China e indo aos outros países como Coréia do Sul e Japão. As tempestades de areia são registradas com frequência durante a primavera japonesa.

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, ventos do noroeste trouxeram muita areia para o país na manhã desta quarta-feira. As primeiras províncias japonesas atingidas pela poeira foram da região oeste: Shimane, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Yamaguchi, Tottori e Hiroshima. 

Até quinta-feira, 13 de abril, a areia amarela deve se espalhar para mais regiões do norte e do leste do Japão. A visibilidade no ar será reduzido durante a passagem da poeira, sendo possível enxergar entre 5 a 10 km de distância (no máximo). A baixa visibilidade poderá afetar o trânsito, fazendo com que os motoristas tomem precauções especiais para o fenômeno.

O professor Kazunari Onishi, da Universidade Internacional São Lucas, afirma que a areia amarela traz vários tipos de poluentes do ar, incluindo o pólen. "A areia amarela estimula a mucosa nasal, afetando a saúde das pessoas, com a mistura de pólen e poluição do ar", disse ele.

Onishi aconselha que as pessoas evitem passar o tempo ao ar livre durante a passagem da areia amarela no Japão. O especialista também recomenda fechar as janelas e secar as roupas dentro de casa. Além disso, as pessoas devem trocar de roupa rapidamente ao chegar em casa, evitando possíveis problemas alérgicos e respiratórios.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.