Restos de comida, da merenda escolar, são usados para geração de biogás no Japão.
Yamagata - No dia 11 de abril, um novo programa pioneiro de produção de eletricidade, a partir do biogás, foi lançado na cidade de Tendo, província de Yamagata. Para a produção de biogás, o município utilizará restos da merenda escolar, que servirá de insumos para uma usina da região.
www.nikkeyon.blogspot.com
O município de Tendo possui 18 instituições educacionais, entre escolas primárias e ginasiais. Durante o ano letivo de 2022, todas as escolas juntas desperdiçaram cerca de 140 kg de almoço por dia. É uma quantidade bem alta de comida jogada no lixo todos os dias. Segundo os registros da cidade, o desperdício de alimentos só está aumentando, causado, em parte, pelos efeitos da pandemia do coronavírus.
Até março deste ano, toda a merenda, jogada no lixo, era incinerada. Mas a partir do ano letivo de 2023, os restos de comida das escolas de Tendo serão entregues a uma empresa local, a Tendo Kankyo Co. Todo os restos orgânicos serão usados para a produção de biogás.
Com o novo plano, a prefeitura de Tendo conseguirá reduzir os custos de descarte e reduzirá as emissões de carbono na atmosfera, pela não incineração dos restos da merenda escolar. É esperado que as crianças das escolas tenham mais interesses pelas questões ambientais, ao transformar a comida que elas não comeram em combustível.
O biogás é produzido pela fermentação de materiais orgânicos, como restos de alimentos e fezes de animais. Com a produção de eletricidade através do biogás, suas emissões de carbono são menores do que a queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo). Em comparação com outras formas sustentáveis de energia, como a solar e a eólica, o biogás tem a vantagem de não depender do clima para ser gerada.
No primeiro dia da merenda escolar do novo ano letivo em Tendo, cerca de 70 kg de restos de comida foram recolhidos pela empresa Tendo Kankyo. Toda a merenda jogada fora foi moída e dessecada. O gás gerado, pela fermentação dos materiais orgânicos, é levado para uma usina termelétrica na cidade de Komazawa, para a geração de eletricidade.
Com preocupações com o meio ambiente, o plano da cidade de Tendo foi estimulado por sua declaração municipal, feita em 2022. Através dessa declaração, Tendo se compromete a eliminar as emissões de carbono na atmosfera, transformando-se na "cidade de carbono zero".
Hideyuki Honda, vice-diretor do centro de merenda escolar de Tendo, expressou esperanças de que o projeto seja uma maneira educativa, para que os estudantes reflitam sobre o reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados pela nossa sociedade.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário