Poeira da China chega em algumas regiões do Japão nesta quarta-feira.
Tóquio - A areia amarela, proveniente das regiões desérticas da China, atingiu algumas províncias do Japão durante o dia desta quarta-feira, 12 de abril. Autoridades meteorológicas do país esperam, nos próximos dias, que tempestades de areia atinjam amplas áreas do território japonês, podendo afetar o tráfego aéreo e o trânsito.
www.nikkeyon.blogspot.com
Fortes ventos provocaram o deslocamento de grandes quantidades de areia amarela no ar, saindo da China e indo aos outros países como Coréia do Sul e Japão. As tempestades de areia são registradas com frequência durante a primavera japonesa.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, ventos do noroeste trouxeram muita areia para o país na manhã desta quarta-feira. As primeiras províncias japonesas atingidas pela poeira foram da região oeste: Shimane, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Yamaguchi, Tottori e Hiroshima.
Até quinta-feira, 13 de abril, a areia amarela deve se espalhar para mais regiões do norte e do leste do Japão. A visibilidade no ar será reduzido durante a passagem da poeira, sendo possível enxergar entre 5 a 10 km de distância (no máximo). A baixa visibilidade poderá afetar o trânsito, fazendo com que os motoristas tomem precauções especiais para o fenômeno.
O professor Kazunari Onishi, da Universidade Internacional São Lucas, afirma que a areia amarela traz vários tipos de poluentes do ar, incluindo o pólen. "A areia amarela estimula a mucosa nasal, afetando a saúde das pessoas, com a mistura de pólen e poluição do ar", disse ele.
Onishi aconselha que as pessoas evitem passar o tempo ao ar livre durante a passagem da areia amarela no Japão. O especialista também recomenda fechar as janelas e secar as roupas dentro de casa. Além disso, as pessoas devem trocar de roupa rapidamente ao chegar em casa, evitando possíveis problemas alérgicos e respiratórios.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário