Dia da Fundação Nacional do Japão (Kenkoku Kinen No Hi).
O dia da fundação nacional do Japão (Kenkoku Kinen No Hi ou Kenkoku Kinenbi) é um feriado nacional japonês celebrado anualmente no dia 11 de fevereiro.
Imperador Jimmu: o primeiro imperador do Japão. Foto: Wikipédia.
A data celebra a fundação da nação japonesa e a ascensão de seu primeiro imperador, chamado Jimmu, no ano de 660 a.C.. O imperador Jimmu também é conhecido como Kamuyamato Iwarebiko e governou o Japão no período de 660 a.C. até 585 a.C., sendo sucedido pelo seu filho Suizei.
De acordo com um antigo livro chamado "Nihon Shoki" (As crônicas do Japão), o dia da coroação do imperador Jimmu foi realizado no primeiro dia do primeiro mês do ano, ou seja, foi realizado no dia de ano novo do calendário lunissolar tradicional. No entanto, não existe evidência histórica de que Jimmu realmente existiu e o ano de 660 a.C. é muito anterior de qualquer imperador conhecido realmente. Acredita-se que Jimmu foi escolhido arbitrariamente com base na antiga crença chinesa de que aquele ano teria sido favorável para uma mudança revolucionária.
Na era Meiji (de 1868 a 1912), o governo do Japão designou o dia da Fundação como feriado nacional devido à modernização do país durante a época da Restauração Meiji. O novo feriado foi criado para ajudar a promover o culto do império que sublinhava o conceito de "Kokutai" (traduzido como sistema de governo, soberania). A criação do feriado coincidiu com a mudança do calendário lunissolar para o calendário gregoriano em 1873. Em 1872, quando o feriado foi originalmente proclamado, era dia 29 de janeiro do calendário gregoriano e, ao mesmo tempo, correspondia ao ano novo lunar de 1873. Contrariando as expectativas do governo, a coincidência dos calendários levou as pessoas a verem o dia apenas como o Ano Novo Lunar em vez do Dia da Fundação. Com a confusão, o governo mudou o feriado para 11 de fevereiro do calendário gregoriano em 1873.
Na forma original da época, o feriado foi denominado como "Kigensetsu" ou "Festival da Ascensão do Primeiro Imperador e da Fundação do Império". No passado, a data foi marcada com grandes desfiles e festivais e o Kigensetsu foi considerado um dos quatro principais feriados do Japão. Para a época, a data representava todo o patriotismo do povo japonês ao imperador do Japão, este considerado um ser supremo ou um deus-imperador.
Com a rendição do Japão pelo governo americano após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, o feriado do Kigensetsu foi abolido. Estrategicamente no dia 11 de fevereiro de 1946, foi marcado a aprovação preliminar do modelo de Constituição do Japão pelo general americano Douglas MacArthur.
Bandeiras decorando as ruas no Dia da Fundação Nacional. Foto: Pinterest.
Em 1966, o antigo feriado foi restabelecido com um novo nome: Dia da Fundação Nacional. Em contraste com o feriado de Kigensetsu, o novo feriado não tem grandes celebrações públicas, nem comidas específicas e nem atenção especial dos meios de comunicação em massa. Durante o período do pós-guerra até os dias de hoje, o povo japonês criou um sentimento de cautela para evitar o ultranacionalismo, embora tenha um desejo de reviver as tradições culturais.
Atualmente, alguns desfiles com bandas, cortejos com muitas bandeiras do Japão são realizados em ruas, santuários e templos japoneses para a celebração da data. A importância atual do Dia da Fundação Nacional, segundo o ex-primeiro ministro Shinzo Abe, é relembrar a fundação da nação e cultivar uma mentalidade de amor pela nação. Pensar no passado e nos esforços dos antepassados japoneses para que a geração atual continue renovando as esperanças de um maior desenvolvimento da nação.
Fonte: Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário