Forte terremoto de Tohoku deixa 153 pessoas feridas.
Fukushima - O forte terremoto que atingiu a região de Tohoku no último sábado já contabilizou 153 pessoas feridas e nenhuma morte até esta segunda-feira.
Do total, 12 pessoas sofreram ferimentos graves. As províncias com maior número de feridos foram Fukushima (81 pessoas) e Miyagi (55 pessoas). Nenhuma pessoa foi dada como desaparecida, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão.
Cerca de 240 pessoas procuraram abrigos públicos nas províncias de Miyagi e Fukushima. Com medidas de combate a transmissão do coronavírus, todas as pessoas que permanecem abrigadas precisam respeitar as normas de convívio social durante a pandemia como usar máscaras, medir a temperatura e desinfetar as mãos.
A maior parte dos danos materiais ficou concentrada na província de Fukushima e na província vizinha, Miyagi.
Um deslizamento de terra provocou o bloqueio da via expressa Joban, que liga as cidades de Soma e Shinchi na província de Fukushima. Desde domingo, máquinas removiam o grande volume de terra e pedras que mantinha a estrada bloqueada.
Segundo a East Japan Railway Co., será necessário 10 dias para que o serviço da linha do trem-bala Tohoku Shinkansen volte a normalidade. A região com problemas na linha do trem-bala é entre a cidade de Nasushioba (Tochigi) e a cidade de Morioka (Iwate).
Com a interrupção da malha ferroviária que liga Tóquio a região norte do Japão, as empresas aéreas JAL e ANA estão trabalhando com voos extras para suprir a demanda afetada com a paralisação.
De acordo com o Comitê de Pesquisa de Terremotos, um pequeno tsunami de 20 cm de altura foi registrado, após o terremoto, no porto de Ishinomaki, província de Miyagi. Devido a ocorrência de tremores secundários desde sábado na região norte, o Comitê pediu para que os moradores das regiões costeiras fiquem em alerta no caso de tsunami.
Segundo a Tokyo Electric Power Company Holdings Inc., não houve vazamentos na usina nuclear Fukushima Daiichi durante e após o tremor de terra. Outras operadoras de usinas nucleares também não relataram problemas.
O terremoto registrado no último sábado do dia 13, às 23h08, atingiu a magnitude de 7.3 da escala Richter e intensidade 6+ (forte) na escala japonesa Shindo. As regiões de Fukushima e Miyagi registraram os tremores de maior intensidade da região de Tohoku.
Fontes: The Asahi Shimbun / NHK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário