segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

14 de fevereiro: Dia dos Namorados.

Valentine's Day: a história e o Dia dos Namorados no Japão.


O Dia dos Namorados ou o Dia de São Valentim é uma data especial onde se celebra a união amorosa entre casais e namorados. A comemoração é feita anualmente no dia 14 de fevereiro e celebrada em vários países do mundo. No Brasil, a data é celebrada anualmente no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. 

Valentine's Day: a história e o Dia dos Namorados no Japão.
São Valentim. Foto: Canção Nova.

Existe algumas histórias a respeito da origem desta data. Uma delas remota ao período da Roma Antiga (753 a.C. a 476 d.C.). São Valentim foi um bispo romano do século III que ministrou a palavra de Deus aos seus fiéis em meio à perseguição aos cristãos no Império Romano. O imperador daquela época, Claudio II ou Claudio Gótico, proibiu durante o seu governo a realização de casamentos, com o objetivo de usar os homens na formação de um poderoso exército. O imperador acreditava que os jovens solteiros, sem esposas e sem família, aceitariam com mais facilidade o alistamento militar. 

O bispo contrariou as ordens do imperador Claudio II e continuou a celebrar secretamente as cerimônias de casamento em sua igreja. Mais tarde, a prática dos casamentos secretos foi descoberto pelo imperador, sendo o bispo Valentim preso e condenado à morte. Durante o tempo que esteve preso, o bispo recebia vários bilhetes e flores de seus jovens fiéis que ainda acreditavam no amor.  Entre as pessoas que o visitavam na prisão, havia uma jovem cega, filha do carcereiro, que se apaixonou pelo bispo. Essa paixão fez com que a moça recuperasse a visão através de um milagre. Ele chegou a escrever uma carta de despedida a jovem, assinando a mensagem  "de seu Valentim" para a moça. O bispo Valentim foi decapitado no dia 14 de fevereiro do ano de 269. 

Tornando-se o padroeiro dos namorados pelos cristãos, o dia da morte de São Valentim passou a ser uma data de celebração ao santo que se intensificou na Inglaterra moderna (com o envio de cartões, flores e doces) durante o século XVIII.  Depois, a tradição se espalhou pelo mundo de língua inglesa no século XIX e continuou crescendo a popularização em outros países até a data ficar mundialmente conhecida nos dias atuais.

No Japão,  o dia de São Valentim passou a ser divulgado em 1936, pela iniciativa da confeitaria Morozoff Ltd. da cidade de Kobe. Naquele ano, a empresa veiculou o primeiro anúncio dos dias dos namorados para os estrangeiros que viviam no Japão. Em 1953, a mesma empresa começou a promover a venda de chocolates em forma de corações aos seus clientes e, depois, a ideia foi copiada por outras empresas de confeitaria japonesa. No ano de 1958, a loja de departamentos Isetan iniciou uma promoção dos Dias dos Namorados, campanha que foi evoluindo ano após ano durante a década de 60, ajudando a popularizar cada vez mais a celebração da data no Japão.

Venda de chocolates no período de São Valentim no Japão. Foto: Toru Yamanaka / Getty Images

Diferente de outros países, onde os namorados trocam presentes e fazem jantares românticos, a sociedade japonesa criou um hábito peculiar: apenas as mulheres dão chocolates aos homens no dia de São Valentim. Esse costume foi criado no Japão por causa do fator cultural da época, onde os homens japoneses não tinham o hábito de presentear as mulheres. Devido a isso, as empresas japonesas daquele período começaram a desenvolver estratégias de marketing para alavancar as vendas de doces no mês de fevereiro,  incentivando as mulheres, cada vez mais, a presentear os homens no dia dos namorados. 

Uma outra curiosidade: o costume das mulheres japonesas em presentear os homens com chocolates não acontece apenas entre casais. Homens que são colegas de trabalho, estudantes, parentes, amigos próximos, professores, chefes e patrões passaram a ser presenteados com chocolates pelas japonesas. Neste caso, o presente do dia dos namorados para os homens do círculo social da mulher, não significa algo relacionado ao amor ou paixão. A atitude corresponde ao sentimento de gratidão, amizade ou até mesmo de formalidade profissional que acaba obrigando as japonesas a dar chocolates aos homens no dia 14 de fevereiro.

Valentine's Day: a história e o Dia dos Namorados no Japão.
Loja de chocolates no Japão. Foto: Home and Away.

Com o sentimento de obrigação no dia de São Valentim, as japonesas seguem alguns cuidados na hora de escolher os seguintes tipos de chocolates:

* Giri Choco (Chocolates obrigatórios com dever social): chocolates comuns; vendidos em lojas e supermercados. Tem a finalidade de presentear colegas de trabalho ou pessoas de convivência diária sem amizade íntima;

* Honmei Choco (Chocolates com sentimento verdadeiro): chocolates especiais para a pessoa amada ou para um parente muito querido;

* Tezukuri Choco (Chocolates artesanais): chocolates muito especiais onde a mulher confecciona os chocolates caseiros e faz a decoração da embalagem. Devido ao capricho em desenvolver um presente único, a mulher demonstra um sentimento todo especial ao homem que receberá os chocolates artesanais;

* Tomo Choco (Chocolates para amigos): chocolates oferecidos aos homens com sentimento de amizade.

Após a data de São Valentim no Japão, exatamente no dia 14 de março, os homens retribuem os presentes recebidos pelas mulheres com chocolates ou biscoitos. A data é chamada de "White Day" ou "Dia Branco". A data foi criada na década de 80 pela Associação Nacional da Indústria de Confeitaria do Japão. 

Pode parecer exagerado essas curiosidades do dia de São Valentim no Japão, mas a sociedade japonesa é regida por regras de etiquetas que são seguidas à risca. Se você, homem, um dia receber chocolates de uma japonesa no dia de São Valentim, fique ciente que terá que retribuir o presente de mesmo valor no mês seguinte, durante o "White Day". E assim acontece com as mulheres estrangeiras que podem desconhecer a forma correta de presentear os homens japoneses no dia de São Valentim. É sempre importante estar a par das etiquetas sociais para evitar situações constrangedoras no Japão. 


Fonte: Wikipédia.


Nikkey ON!


Nenhum comentário:

Postar um comentário