sábado, 27 de fevereiro de 2021

Casos de coronavírus em declínio.

Governo do Japão decidiu suspender o estado de emergência em seis províncias.


Tóquio - O primeiro-ministro Yoshihide Suga anunciou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, a suspensão do estado de emergência em seis províncias a partir do próximo domingo, 28 de fevereiro.

Governo do Japão decidiu suspender o estado de emergência em seis províncias.
As seis províncias em verde irão suspender o estado de emergência no combate ao coronavírus. Foto: NHK.


No caso da região de Tóquio, o estado de emergência ainda continuará valendo para a metrópole e para outras  três províncias vizinhas: Chiba, Kanagawa e Saitama. Para essas quatro regiões, a medida continuará valendo até o dia 7 de março.

As províncias que serão liberadas no próximo domingo são: Osaka, Kyoto, Hyogo, Fukuoka, Aichi e Gifu.

A decisão vem no momento em que o governo do Japão tenta reviver a economia atingida pela queda do consumo interno e pela falta de turistas estrangeiros no país. Mas, alguns especialistas em saúde alertam que a saída precoce do estado de emergência pode levar ao ressurgimento de mais infecções.

Para sair do estado de emergência, a província deve melhorar a sua situação a partir do estágio 4, o pior nível de infecções na escala de 4 posições impostas pelo governo. Os estágios são baseados em seis indicadores. Alguns desses indicadores são: número semanal de infecções por cada 100.000 pessoas e a porcentagem de leitos hospitalares disponíveis para pacientes com COVID-19 em uma determinada região.

No estado de emergência, a população do país foi solicitada a não sair de casa de forma desnecessária. Durante este período, bares e restaurantes são obrigados a encerrar o expediente até as 20 horas, podendo ser multados no caso de descumprimento da ordem. O trabalho remoto dos funcionários também é incentivado pelas empresas neste período e eventos públicos, como shows e jogos, são limitados para a presença de até 5.000 pessoas.

O chefe da Associação Médica do Japão, Toshio Nakagawa, alertou na quinta-feira sobre a complacência do público dizendo: "Há o perigo de enviar uma mensagem errada de que está tudo bem agora."

Nikkey ON!: Todo o cuidado é pouco e cautela nunca é demais! A sociedade precisa cooperar para que a pandemia do coronavírus não se espalhe pelas cidades e torne a situação descontrolada. 


Fontes: Japan Today / NHK.

   

Nikkey ON!


Nenhum comentário:

Postar um comentário