Setsubun: o festival japonês para trazer sorte e espantar os demônios.
O dia 2 de fevereiro deste ano é celebrado o tradicional dia do Setsubun no Japão, marcando o início da primavera no antigo calendário japonês.
Setsubun (節分 ) significa "divisão das estações" ou "o dia anterior do início da primavera". Para alguns japoneses, o Setsubun é considerado o Ano Novo Lunar no calendário japonês antigo (conhecido como Risshun - 立春) ou uma espécie de véspera de Ano Novo. Segundo as tradições antigas, a associação do Setsubun com o Ano Novo Lunar é marcada por rituais de purificação do mal do ano anterior e o afastamento de má sorte e de demônios que podem trazer doenças no ano seguinte.
O Setsubun foi introduzido no Japão no século VIII, através de rituais chineses que originaram o Tsuina (追儺). O Tsuina era um ritual realizado nas casa das famílias tradicionais para afastar os maus espíritos no ano que estava iniciando.
A celebração do Setsubun não tem uma data fixa no calendário contemporâneo, podendo ser celebrada no dia 2, 3 ou 4 de fevereiro de um determinado ano. A data não é um feriado nacional no Japão, sendo apenas uma tradição da cultura japonesa.
O principal ritual realizado no dia de Setsubun é o Mamemaki (豆 撒 き - "jogar grãos", em tradução livre). O ritual é conduzido por um membro da família (o patriarca ou o filho mais velho) que veste uma máscara de demônio no rosto e vá até a entrada da residência e joga grãos de soja torrada para o lado de fora, espantando os maus espíritos. Durante o momento em que os grãos de soja são jogados para fora da residência, os participantes do ritual gritam em voz alta e repetidamente as seguintes palavras: "Oni wa soto! Fuku wa uchi!" (鬼 は 外! 福 は 内!). Em tradução livre para o português corresponde a "Demônios para fora! Fortuna para dentro!"
Uma outra prática do Mamemaki entre os japoneses é colocar 1 ou 2 pessoas fantasiadas de "Oni" (demônios) para assustar as crianças de uma família, de uma comunidade de bairro, de uma creche ou de uma escola de ensino fundamental do Japão. Assim que o "Oni" tenta atacar as crianças, elas começam a gritar "Oni wa soto! Fuku wa uchi!" e jogam os grãos de soja torrada na direção do demônio para afastá-lo bem longe delas.
Algumas famílias e escolas japonesas preferem usar amendoins torrados com casca invés de soja torrada. Neste caso, as crianças se tornam os demônios durante o ritual, cada uma caracterizada com uma máscara ou um chapéu de "oni" e carregando uma sacola na mão. Quando o Mamemaki é iniciado, os adultos gritam "Oni wa soto! Fuku wa uchi! e jogam os amendoins torrados com casca na direção das crianças "oni". Então, elas tentam capturar o máximo de amendoins possíveis colocando-os em suas sacolas. Depois que a cerimônia acaba, as crianças comem os amendoins torrados que conseguiram juntar nas sacolas.
A prática do Mamemaki também é realizada em templos e santuários japoneses, onde monges e convidados como autoridades do governo, lutadores de sumô e celebridades da televisão jogam pacotes de soja torrada ou pacotes de amendoim na direção do grande público adulto que se concentram na frente do palco da cerimônia.
Na parte gastronomica do Setsubun, já é tradição comer rolinhos de makizushi (rolo de sushi) não cortados. O makizushi também é conhecido como "ehomaki" (恵 方 巻, lit, "rolo de direção da sorte" ou "sushi da sorte"). Segundo a tradição vinda de Kansai, a pessoa deve comer silenciosamente um makizushi inteiro sem cortá-lo para trazer sorte durante a nova estação que está chegando.
E você? Vai celebrar o Setsubun para acabar com os demônios da pandemia? COVID wa soto! Fuku wa uchi!
Fonte: Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário