sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Uma mulher chefiando os Jogos de Tóquio.

Seiko Hashimoto é oficialmente a nova presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio.


Tóquio - Após a reunião do comitê executivo nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, foi decidido a escolha de uma mulher para chefiar o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos. Seiko Hashimoto, ministra encarregada da Olímpiada e Paraolimpíada de Tóquio, substitui Yoshiro Mori que foi forçado a renunciar na semana passada após a polêmica do seu comentário sexista sobre as mulheres.

Seiko Hashimoto é oficialmente a nova presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Seiko Hashimoto, nova presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020. Foto: Getty images.

Seiko Hashimoto, de 56 anos, foi uma atleta olímpica, categoria ciclismo, dos Jogos Olímpicos de Verão de Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996). E também foi patinadora de velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno de Saravejo (1984), Calgary (1988), Albertville (1992) e Lillehammer (1994). De todos os jogos que participou, ela ganhou apenas uma medalha de bronze nas olímpiadas de inverno em Albertville. Após a sua aposentadoria nos esportes, Hashimoto decidiu seguir carreira na política.

"Agora estou aqui para retribuir o que devo como atleta e para retribuir o que recebi", disse Hashimoto à diretoria.

"É a escolha perfeita para o cargo. Com a nomeação de uma mulher como presidente, o Comitê Organizador de Tóquio 2020 também está enviando um sinal muito importante com relação à igualdade de gênero", disse Thomas Bach, presidente do COI, em um comunicado.

A nomeação de uma mulher para chefiar o Comitê Olímpico japonês pode ser um grande avanço na igualdade de gênero no Japão. Atualmente, o Japão ocupa o 121º lugar entre 153 países no ranking anual de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial.

A partir de agora, Hashimoto terá a difícil tarefa de liderar os organizadores dos jogos e tentar apagar a controvérsia nacional e internacional deixada pelo seu antecessor, Yoshiro Mori.

 

Fontes: Japan Today / NHK. 

Nikkey ON!

Nenhum comentário:

Postar um comentário