Osamu Suzuki anuncia aposentadoria após 40 anos comandando a montadora Suzuki Motors.
Tóquio - O presidente da Suzuki Motors Corporation, Osamu Suzuki, anunciou nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, que irá se aposentar em junho deste ano.
Osamu Suzuki (esquerda) e seu filho Toshihiro Suzuki. Foto: Reuters.
Atualmente com 91 anos, Osamu Suzuki tem atuado na empresa por mais de quatro décadas. A sua história na Suzuki Motors começou quando ele se casou com Shoko Suzuki, neta do patriarca da montadora. Como a família Suzuki não tinha herdeiros homens, Osamu Matsuda (seu nome de solteiro) casou-se com Shoko e adotou o sobrenome Suzuki. Ele é o quarto "filho adotivo" a comandar a empresa.
Osamu Suzuki começou a trabalhar na companhia em 1958, ocupando vários cargos no início de carreira até chegar ao posto de diretor em 1963. Tornou-se diretor executivo júnior em 1967 e foi promovido ao cargo de diretor executivo sênior em 1972. Em 1978, tornou-se presidente e diretor executivo da corporação. Em 2000, ele deixou o cargo de diretor executivo e assumiu a presidência da Suzuki Motors Corporation. Em 2015, o seu filho mais velho, Toshihiro Suzuki, assumiu a presidência da empresa e Osamu tornou-se presidente do conselho (Chairman). Osamu Suzuki é considerado um dos líderes mais antigos que ainda atua na indústria automotiva global.
Durante a coletiva na quarta-feira, Osamu Suzuki disse aos repórteres que decidiu se aposentar quando a empresa comemorou no ano passado o 100º aniversário de fundação. Mas, segundo o presidente, ele ainda continuará ativo na Suzuki Motors.
"Não vou fugir e nem me esconder", disse o patriarca. De acordo com declarações feitas no passado, ele pretende não ser um aposentado por toda a vida.
A Suzuki Motors também anunciou na quarta-feira que vai investir na empresa cerca de um trilhão de ienes (US$ 9,45 bilhões). O principal foco é investir em tecnologia de eletrificação ao longo de cinco anos. Segundo a empresa, é necessário responder ao impulso global para reduzir as emissões de carbono na atmosfera.
"Carbono neutro é o foco agora. A montadora Suzuki não pode ficar atrás dessa tendência global", disse Osamu.
Após a sua aposentadoria, Osamu Suzuki será nomeado conselheiro sênior da empresa.
Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário