quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Greve no Japão.

Empregados da Sogo & Seibu entrarão em greve nesta quinta-feira.


Tóquio - Notícia rara de se ouvir no Japão: greve de funcionários. O sindicato do grupo lojista Sogo & Seibu afirmou nesta semana que prosseguirá com uma greve de um dia, marcada para quinta-feira (31 de agosto). 

www.nikkeyon.blogspot.com
Empregados da Sogo & Seibu entrarão em greve nesta quinta-feira.
O sindicato da cadeia de loja de departamentos Sogo & Seibu afirmou na última segunda-feira, 28 de agosto, que os funcionários entrarão em greve de um dia nesta quinta-feira. Espera-se que grande parte dos funcionários participem da paralisação. Foto: NHK News.

A paralisação será realizada na principal loja da empresa, localizada no distrito de Ikebukuro, em Tóquio. A ação do sindicato é em resposta à venda planejada da empresa. A expectativa é que cerca de 900 funcionários participem da greve.

Esta será a primeira ação desse tipo, vinda de uma grande cadeia de loja de departamentos do Japão, em cerca de 60 anos.

Em novembro do ano passado, a empresa-mãe da Sogo & Seibu, que é controlada pela Seven & i-Holdings, decidiu vender a cadeia de loja de departamentos para uma empresa de investimento norte-americana.

O parceiro do fundo de investimento, a grande varejista japonesa de eletrônicos Yodobashi Holdings, está planejando abrir novas lojas, no lugar de três das 10 filiais da Sogo & Seibu.

O sindicato expressou preocupações com a segurança de empregos dos funcionários com a venda da loja de departamentos. A greve foi anunciada na segunda-feira, 28 de agosto, depois que a controladora Seven & i-Holdings manteve inalterada seu plano de venda da Sogo & Seibu.

A empresa controladora está planejando uma reunião de conselho em breve, com a intenção de fazer uma votação final sobre a venda.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

E o tufão #11 também está vindo.

Japão em alerta para duas tempestades tropicais.


Tóquio - Nesta semana, a província de Okinawa, no sudoeste do Japão, está se preparando para passagem de dois tufões: o Saola e o Haikui.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão em alerta para duas tempestades tropicais.
Tufão Saola (tufão nª 9) e tufão Haikui (tufão nª 11) estão se aproximando da região de Okinawa, entre quarta e quinta-feira. A população local está sendo informada sobre as condições climáticas para esta semana na região. Foto: NHK News. 

A Agência Meteorológica do Japão afirmou que o tufão Saola (tufão nª 9) está se movendo para norte, mas mudará gradualmente de direção para oeste.

A forte tempestade deixará o mar revolto na região das ilhas Sakishima, sudoeste de Okinawa. As autoridades meteorológicas tem alertado as pessoas dessa região, sobre as condições climáticas para quarta e quinta-feira, dependendo da trajetória que o tufão irá tomar nos próximos dias.

Se não bastasse a passagem do tufão nª 9, uma outra tempestade tropical também está se aproximando da província de Okinawa. O tufão Haikui (tufão nª 11) está atualmente posicionado na costa leste das Filipinas, movendo-se para direção oeste.

Segundo a previsão do tempo, o tufão Haikui seguirá no sentido noroeste, ganhará força e poderá se aproximar da região de Okinawa já na quinta-feira.

Para próxima semana, as condições atmosféricas do oeste ao norte do Japão deverão permanecer instáveis a partir de terça-feira, 5 de setembro. Essa instabilidade climática é devida ao influxo do ar úmido e à previsão de altas temperaturas durante o dia. Há possibilidade de chuvas torrenciais, acompanhada de trovões, em algumas regiões do Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Chineses furiosos com os japoneses.

Japão protesta contra o assédio da China sobre Fukushima.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 28 de agosto, um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Japão convocou o embaixador da China para protestar. Motivo: o governo do Japão está preocupado com uma série de telefonemas de assédio vindos da China.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão protesta contra o assédio da China sobre Fukushima.
Governo japonês apresentou sua nota de protesto ao embaixador da China no Japão, nesta segunda-feira. Setores públicos e privados do Japão estão recebendo ligações vindas da China, protestando contra a liberação da água tratada de Fukushima no mar. Foto: NHK News.

As ligações telefônicas recebidas no Japão, vindas da China, começaram a incomodar algumas instalações públicas, empresas e outros setores japoneses. Todas as ligações têm falas de protestos sobre a liberação no mar da água radioativa tratada, da usina nuclear de Fukushima Daiichi, iniciada na semana passada. Outras organizações relacionadas com o Japão, localizadas na China e em outros países, também estão sendo alvos do público inconformado.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Masataka Okano, apresentou a nota de protesto ao embaixador da China no Japão, Wu Jianghao.

Okano disse que não há sinais de melhora da situação, chamando-a de "extremamente lamentável". Ele pediu para que o governo chinês tomasse medidas adequadas, mas procurando resolver a situação com calma.

Além disso, Okano pediu ao governo chinês a garantia de segurança da embaixada japonesa e dos expatriados japoneses na China. Finalizando, ele solicitou às autoridades chinesas que divulgassem informações verdadeiras sobre a situação, evitando o aumento da ira do público.

Na semana passada, o governo chinês tinha anunciado a suspensão de todas importações de frutos do mar do Japão, após o governo japonês dar o aval para a liberação da água tratada de Fukushima no mar.

Voltando a reiterar os argumentos do Japão ao embaixador da China, Okano disse que a liberação da água no mar só foi tomada após provas científicas de segurança serem comprovadas. Ele também exigiu que o governo chinês suspendesse imediatamente a proibição de comércio de frutos do mar do Japão na China.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Tufões #9 e #10 estão vindo.

População do Japão deve ficar atenta aos tufões Saola e Damrey.


Tóquio - Neste domingo, 27 de agosto, autoridades do serviço de meteorologia do Japão informaram que o tufão Damrey (tufão nª 10) está se deslocando para o norte no Oceano Pacífico, perto da ilha Minamitorishima, na extremidade leste do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
População do Japão deve ficar atenta aos tufões Saola e Damrey.
O tufão Saola (tufão nª 9) está avançando lentamente para o sul do Japão, podendo atingir a região de Okinawa na quarta-feira. Já o tufão Damrey (tufão nª 10), ele está seguindo rumo ao norte do país, havendo a probabilidade de deixar o mar agitado na região de Tohoku, a partir de segunda-feira. Foto: NHK News.

Segundo a previsão do tempo, é provável que o tufão rume mais para o norte do país até segunda-feira, 28 de agosto. No entanto, acredita-se que a tempestade permanecerá distante das costas litorâneas das regiões de Kanto e Tohoku. Há previsões de ventos fortes e mar agitado, ao longo do Pacífico no norte do Japão.

Enquanto isso, o tufão Saola (tufão nª 9) está avançando lentamente para o sul do país, sobre o oceano a leste das Filipinas. De grande intensidade, esse tufão pode mudar de  direção durante a semana, deslocando para o norte, rumo às ilhas de Okinawa.

A previsão do tempo indica que o tufão Saola pode aumentar sua intensidade na terça-feira, 29 de agosto. É possível que o tufão se aproxime das Ilhas Sakishima, localizadas na região sudoeste de Okinawa. O mar ficará bastante agitado ao redor das ilhas Sakishima a partir de quarta-feira. 

O serviço de meteorologia pede que a população, tanto no norte como no sul do Japão, mantenha-se informada sobre os tufões.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 27 de agosto de 2023

Animais e plantas sofrem com o calor.

Clima quente afeta a agropecuária de Hokkaido. Escassez de água afeta a agricultura de Niigata.


Tóquio - O calor escaldante deste verão está ameaçando a agricultura e a pecuária do Japão, gerando preocupações para os profissionais que trabalham no campo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Clima quente afeta a agropecuária de Hokkaido. Escassez de água afeta a agricultura de Niigata.
Em Hokkaido, o gado leiteiro tem sofrido com o calor intenso deste verão no Japão. Além da pecuária, a agricultura também tem sido prejudicada com o forte calor e a falta de chuvas no país. Foto: NHK News.

No norte do Japão, a província de Hokkaido é conhecida pelo seu clima ameno na época do verão. Mas este ano, as temperaturas estão mais elevadas do que no ano passado.

Takashi Sugawara, administrador de uma fazenda leiteira na região de Tokachi (Hokkaido), disse que o calor intenso está fazendo com que seu gado perca o apetite. Com os animais enfraquecidos, algumas vacas podem desenvolver úberes inflamados, o que leva à morte. Com cerca de 350 vacas, a produção de leite caiu em torno de 20%, comparando com 2022. Sugawara está tentando manter as vacas mais tranquilas com o uso de ventiladores, mas o maior consumo de eletricidade tem feito com que os custos operacionais da fazenda aumentem em cerca de 10%.

Já em Hakodate, também em Hokkaido, o forte calor do verão fez com que a plantação de milho crescesse mais rápido que o normal. A colheita em excesso do milho fez baixar seus preços de mercado. Com isso, uma cooperativa agrícola local precisou suspender os envios de milho, na semana passada, para o comércio da região.

Na província de Niigata, o calor e a falta de chuvas estão ameaçando a colheita de arroz deste ano.

Takashi Seki, um produtor de arroz de Minami-Uonuma (Niigata), disse que estava desanimado este ano porque cerca de um terço de sua plantação de arroz acabou murchando e secando com o forte calor. Invés dos arrozais estarem encharcados de água, o solo estava, em sua maioria, seco e rachado.

Até 23 de agosto, a quantidade de chuva, em nove dos 17 pontos de observações da província de Niigata, foi inferior a 10% da média anual, de acordo com o Escritório Meteorológico Local. Para se ter uma ideia, três barragens de Niigata, destinadas à agricultura, estavam sem água. Pelo jeito, só chovendo muito para a situação melhorar no Japão.

  
Fontes: NHK News / The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 26 de agosto de 2023

Os chineses não apoiam a decisão do Japão.

China proíbe empresas chinesas de processarem frutos do mar originários do Japão.


Beijing - O governo da China informou nesta sexta-feira, 25 de agosto, que a indústria alimentar do país está proibida de comprar e utilizar mariscos originários do Japão, tanto no processamento como na venda no mercado chinês. A decisão chinesa veio um dia depois que, o próprio governo do país, suspendeu todas as importações de produtos marinhos vindas do território japonês.

www.nikkeyon.blogspot.com
China proíbe empresas chinesas de processarem frutos do mar originários do Japão.
Jornais chineses desta sexta-feira, 25 de agosto, mostram matérias sobre a liberação no mar, da água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima. O governo chinês é totalmente contra a decisão do Japão, preocupada com uma possível poluição radioativa no Oceano Pacífico. Foto: Kyodo News.

O Japão começou na quinta-feira o processo de liberação no mar, da água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima. O governo chinês opõe-se veementemente à decisão japonesa, de despejar a água tratada da usina nuclear no Oceano Pacífico.

A Administração Estatal Chinesa de Regulação dos Mercados afirmou que irá reforçar o monitoramento dos produtos marinhos importados de outros países, para garantir a segurança alimentar dos chineses.

A operadora da usina nuclear de Fukushima, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), disse à mídia, na sexta-feira, que amostras coletadas no mar não detectaram trítios (isótopo de hidrogênio radioativo que continua presente na água tratada da usina). As amostras foram coletadas no mesmo dia do anúncio para a imprensa, e um dia depois do início da liberação da água radioativa tratada no mar.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, não quis comentar sobre os resultados do monitoramento da TEPCO, durante uma coletiva de imprensa. Ele apenas reafirmou que a liberação da água tratada de Fukushima no mar é um ato extremamente irresponsável e egoísta do Japão. Wang também disse que o Japão está transferindo o risco de poluição nuclear para outros países.

"A China e outros países têm o direito de tomar medidas legítimas, com o intuito de garantir um ambiente marinho saudável e a saúde e o bem-estar das pessoas", defendeu Wang.

Desde o desastre nuclear de 2011, a água da central de Fukushima tem sido tratada, através de um sistema avançado de processamento de líquidos. Esse sistema é capaz de remover a maioria dos radionuclídeos, exceto o trítio, na água contaminada da usina. Por mais de 10 anos que a TEPCO vem armazenando a água radioativa tratada em enormes tanques, ocupando um enorme espaço no terreno da central nuclear. E só agora, mesmo com muito protestos no país e internacionalmente, que a operadora da usina está jogando, cuidadosamente, a água tratada no mar.


Fonte: Kyodo News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Trinta anos para esvaziar os tanques.

Deu início a liberação da água radioativa tratada no mar da região de Fukushima.


Tóquio - Na tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO) iniciou o polêmico processo de lançamento da água radioativa tratada no mar, problema causada pela usina nuclear de Fukushima Daiichi.

www.nikkeyon.blogspot.com
Deu início a liberação da água radioativa tratada no mar da região de Fukushima.
Depois de muita polêmica, a TEPCO iniciou o processo de liberação da água radioativa no mar da região de Fukushima, em 24 de agosto. Foto: NHK News.

O governo japonês tem afirmado que o lançamento da água tratada, no Oceano Pacífico, é um passo necessário para desmantelar a central nuclear de Fukushima. Já faz mais de 12 anos que um devastador terremoto, seguido por um tsunami, danificaram seriamente a usina nuclear, eclodindo, desde então, um grave problema de radioatividade no local do incidente.

Antes da divulgação da liberação da água pelo governo, a TEPCO já tinha informado  que estava preparada para seguir em frente com o plano. A operadora da usina confirmou que a diluição de água tratada, com água comum, havia sido realizada conforme o planejado para a primeira etapa da liberação no mar.

De acordo com a TEPCO, ela analisou a concentração de trítio (um isótopo radioativo de hidrogênio) em becquerel, para cada litro de água radioativa tratada e diluída em água comum. Nas amostras coletadas, descobriu-se que a água diluída continha entre 43 e 63 becquerels por litro. Esse resultado está muito abaixo dos padrões seguras de liberação ambiental do Japão, que corresponde a 60 mil becquerels por litro.

Desde 2011, a água usada para resfriar o combustível derretido, da usina nuclear Fukushima Daiichi, está se misturando com a chuva e as águas subterrâneas do local. Com isso, o volume da água radioativa só vem se acumulando nos enormes tanques externos da central, criando problemas de espaço para a enorme quantidade de água radioativa estocada. 

Para o descarte no oceano, a água diluída da usina é bombada para uma tubulação que fica sob o fundo do mar. A liberação da água é feita a 1 km da costa litorânea da província de Fukushima. A primeira etapa do processo levará cerca de 17 dias para ser concluída. Nesse espaço de tempo, será lançado cerca de 7,8 mil toneladas de água tratada no Oceano Pacífico. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o plano da TEPCO segue corretamente as diretrizes seguras da entidade, com níveis de trítios (por litro d'água) bem abaixo do recomendado.

O processo completo, de  liberação da água tratada no oceano, deverá levar pelo menos 30 anos. Membros da indústria e comércio, que vivem próximos da usina nuclear, expressaram preocupações sobre um futuro impacto negativo em seus negócios. Entretanto, o governo japonês está prometendo trabalhar duro, para evitar qualquer dano aos moradores que vivem na costa de Fukushima. 
 

Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

A logística do onigiri.

Para enfrentar problemas de entrega, rede de lojas de conveniência do Japão recorre a bolinhos de arroz congelados.


Tóquio - A rede Lawson do Japão anunciou na terça-feira, 22 de agosto, que começou a vender versões congeladas de bolinhos de arroz (onigiri, em japonês) em suas lojas de conveniência. A novidade é por tempo limitado, com o intuito de testar o grau de aceitação dos clientes. Pergunta: por que está ocorrendo essa mudança?

www.nikkeyon.blogspot.com
Para enfrentar problemas de entrega, rede de lojas de conveniência do Japão recorre a bolinhos de arroz congelados.
Bolinhos de arroz congelados em uma das lojas da rede Lawson do Japão. Por enquanto, sua venda é experimental mas a empresa pretende expandir seu comércio em 2025. Foto: Lawson Inc.

Segundo a empresa, ela pretende diminuir o número de entregas de "onigiri" em suas lojas, devido a falta de mão-de-obra (relacionada com logística do Japão) e ao desperdício de alimentos (redução de alimentos com prazos de validade vencidos e não vendidos nas lojas). Em caráter experimental, os bolinhos de arroz congelados estão disponíveis em 21 lojas Lawson de Tóquio, e também nas lojas da província de Fukushima, até 20 de novembro deste ano.

Mas qual é o problema da logística no Japão? A partir de abril de 2024, os serviços de entrega do país passarão a ter regulamentações mais rígidas sobre o limite de horas extras. Atualmente, os caminhoneiros japoneses vão além do limite tolerável de horas trabalhadas por dia, devido a falta de profissionais na área e ao encarecimento do frete. Além disso, existe a preocupação de que a mão-de obra de entregas diminua ainda mais com o endurecimento da lei japonesa, pois as horas-extras complementam o salário dos profissionais.

No atual sistema de entregas para a rede Lawson, os bolinhos de arroz "em temperatura ambiente" são entregues três vezes ao dia em cada loja nas áreas urbanas. Com os bolinhos de arroz congelados, as entregas poderão ser feitas só uma vez por dia, ou até mesmo em dias intercalados. Uma redução no número de entregas bastante significativa para a empresa.

Okay, está entendido o problema da logística, mas como é o produto? Os bolinhos de arroz congelados da rede Lawson vêm em seis variedades: recheio de salmão grelhado; arroz com feijão vermelho (sekihan); arroz com "gomoku" e frango; arroz com "gomoku" sem frango; e arroz misturado com algas "wakame". Como os bolinhos são congelados, o prazo de validade é maior do que os não congelados, evitando assim os desperdícios de alimentos em suas lojas.

Os preços de cada bolinho congelado variam entre 138 ienes e 268 ienes (cerca de US$ 0,95 e US$ 1,80), incluindo impostos. O produto congelado pode ser aquecido no forno de microondas da loja Lawson, a 1.500 watts por 35 a 45 segundos. Nas lojas onde os congelados estão sendo vendidos, os bolinhos de arroz normais também continuam sendo vendidos normalmente.

Com base nos resultados de venda da fase experimental, a rede Lawson está considerando expandir a venda de bolinhos de arroz congelados para suas lojas em todo o país, já no ano fiscal de 2025.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de noticias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

A mania dos jogos de garra.

Populares no Japão, máquinas de garra estão cada vez mais sofisticadas para os viciados em pegar prêmios.


Tóquio - Você conhece as máquinas de garra do Japão? Para quem não sabe, máquinas de garra (ou máquinas de jogos com guindaste) são armários verticais coloridos, com caixas de vidro que são iluminadas por dentro e têm garra controlada por joystick na parte superior. As máquinas são operadas por moedas e o jogador tenta agarrar um brinde com o guindaste, sobre uma pilha de prêmios que fica dentro da caixa. Cada moeda, uma tentativa.  

www.nikkeyon.blogspot.com
Populares no Japão, máquinas de garra estão cada vez mais sofisticadas para os viciados em pegar prêmios.
Foto de uma máquina de garra para serviços de jogos online da empresa DMM.com. Os usuários operam remotamente a máquina de garra, por meio de smartphones ou computadores pessoais. As máquinas de garra estão instaladas em um galpão de uma empresa japonesa de comércio eletrônico, na província de Saitama. Foto: Kyodo News. 

Pois bem, esse tipo de jogo é bastante popular nos "Game Centers" (Casa de Jogos Eletrônicos) do Japão, com várias opções de máquinas de garra e com diversos tipos de prêmios. E cada vez mais, o mercado de máquinas de garra está ficando bastante competitivo entre os fabricantes dos aparelhos.

Desde que a forma online do jogo de garra foi introduzida em 2011, as empresas de jogos, como a Sega Corporation e a Taito Corporation, expandiram suas ofertas de prêmios para atrair mais jogadores. Durante a pandemia da COVID-19, os jogos de garra online, por computadores e smartphones, ficaram bastante populares devido às regras de distanciamento social.

Para jogar através de smartphones e computadores, os usuários controlam o guindaste da máquina de garra por um aplicativo, por onde eles terão a visão do interior da máquina através de câmeras de vídeo. Várias máquinas de garra são instaladas em um grande galpão, onde todas são operadas de forma online pelos jogadores de todo Japão. Caso os jogadores consigam ganhar alguma coisa nos jogos online, os prêmios serão posteriormente enviados pelo correio, sendo entregues nas casas dos sortudos.

Populares no Japão, máquinas de garra estão cada vez mais sofisticadas para os viciados em pegar prêmios.
Foto do galpão onde fica as máquinas de garra online. Os jogadores online têm a visão do jogo de guindaste através de câmeras de video, instaladas ao redor das máquinas. Foto: Kyodo News.

A principal empresa de serviços de TI, a DMM.com, entrou no mercado de jogos de guindastes online em 2022. Agora, a empresa opera cerca de 500 máquinas de garra, colocadas em um depósito na província de Saitama. As máquinas funcionam 24 horas por dia, oferecendo cerca de 1.500 tipos de prêmios.

A empresa DMM.com, assim como outras empresas concorrentes no mercado, oferece assistência aos jogadores, caso eles não consigam ganhar qualquer prêmio, após um certo número de tentativas. Uma equipe de funcionários, que trabalha no galpão, move a posição do prêmio de uma máquina para tornar mais fácil a rodada. Isso faz com que o jogador azarado ganhe alguma coisa.

A Taito inicio seu negócio de máquinas de garra online em 2017. Atualmente, a empresa tem cerca de 3.000 tipos de prêmios e produz máquinas de garra para seus serviços de jogos online.

A Sega entrou no mercado em 2022. Agora, a empresa possui 300 máquinas de garra operando para os jogadores online de todo país.

O valor estimado do mercado de máquinas de garra está em torno de 20 a 30 bilhões de ienes (US$ 137 milhões a US$ 206 milhões), de acordo com uma fonte do setor. O setor de máquinas de fliperama do Japão é um mercado de 200 bilhões de ienes.

No país, existe 23 empresas membros do Japan Online Crane Game Business Association (Associação de Negócios de Jogos de Guindaste Online do Japão), estabelecida em 2021.


Fontes: Kyodo News / Wikipedia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

O povo não está satisfeito com o premiê.

Aumenta o índice de desaprovação do primeiro-ministro Kishida, atingindo a maior alta desde dezembro de 2022.


Tóquio - De acordo com uma pesquisa da Kyodo News que foi divulgada no domingo, 20 de agosto, o índice de desaprovação do governo do premiê japonês Fumio Kishida chegou a 50%, maior alta registrada neste ano. Insatisfeita, a população japonesa tem sofrido com os principais problemas políticos do país: as confusões do "My Number", a liberação da água radioativa tratada de Fukushima e a inflação alta.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aumenta o índice de desaprovação do primeiro-ministro Kishida, atingindo a maior alta desde dezembro de 2022.
Segundo a pesquisa da Kyodo News, o atual primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida obteve um alto índice de desaprovação de seu governo, chegando a 50% de insatisfação do povo. A taxa é a maior alta desde dezembro de 2022. Foto: AP/Alex Brandon.

Por outro lado, o índice de aprovação do primeiro-ministro Kishida se manteve estável, com 33,6% do povo confiando em seu governo.  Na pesquisa de julho deste ano, o índice de aprovação de Kishida foi de 34,3% e o índice de reprovação foi de 48,6%. 

A taxa de apoio está um pouco acima do registrado em novembro e dezembro de 2022, que foi de 33,1%. Já a taxa de desaprovação ficou acima dos 50%.

Outros dados da pesquisa mostra que 79,8% dos entrevistados não confiam na liderança de Kishida em lidar com os atuais problemas do "My Number". O sistema do cartão de identificação do povo teve vazamento de informações pessoais na internet e constatou erros de registro nos últimos meses.

Além disso, um plano de eliminação dos certificados de seguro saúde para o próximo ano, combinando-os com as funções do cartão "My Number", permaneceu uma decisão impopular para a população. Cerca de 77% dos entrevistados desaprovam essa ideia, onde o povo pede o adiamento ou cancelamento da decisão. A porcentagem de desaprovação da unificação das funções do "My Number" é quase a mesma da pesquisa anterior.

Na questão ambiental, um total de 88,1% dos entrevistados está preocupado com os possíveis danos decorrentes da liberação da água radioativa tratada no mar, oriunda do complexo nuclear de Fukushima Daiichi.

O governo japonês está em fase final de decidir quando iniciará o descarte da água tratada no mar. Entretanto, os pescadores de Fukushima estão preocupados com o futuro impacto negativo em seus negócios, em caso de contaminação radioativa em frutos do mar. Outros países, como China e Coréia do Sul, também se opõem fortemente com a decisão de jogar a água tratada no mar.

Em relação a inflação, cerca de 75% das famílias no Japão gostaria que governo estendesse o plano dos subsídios, planejado para terminar no final de setembro. Os subsídios têm ajudado a população a sofrerem menos com os sucessivos aumentos de preços dos combustíveis. Se não for prorrogado o plano, os preços de produtos e serviços irão disparar na economia japonesa, afetando principalmente os mais pobres. 

A pesquisa, feita em dois dias, obteve respostas de 425 pessoas (eleitores qualificados), entrevistando-os por telefones fixos. Já as entrevistas por telefones celulares, um total de 624 pessoas (também eleitores qualificados) responderam o questionário da Kyodo News.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

A pessoa mais rica do mundo no Japão.

Elon Musk está em Tóquio e não dá explicações para a imprensa sobre sua visita ao país.


Tóquio - O bilionário Elon Musk está atualmente visitando o Japão. Esta é a primeira viagem do magnata ao país no pós-pandemia, depois de nove anos de sua última visita.

www.nikkeyon.blogspot.com
Elon Musk está em Tóquio e não dá explicações para a imprensa sobre sua visita ao país.
Elon Musk está no Japão desde quinta-feira passada, 17 de agosto. Até o momento, o bilionário não deu explicações para a imprensa sobre os motivos de sua visita ao país, deixando os usuários das redes sociais curiosos. Foto: NHK News.

Musk escreveu em sua conta no miniblog "X" (não se chama mais Twitter, que pena!), informando que tinha acabado de chegar no "incrível país" Japão. A postagem foi feita na noite de quinta-feira, 17 de agosto.

O empresário não deu motivos para sua visita e nem disse para onde planejava ir no Japão. Na manhã de sexta-feira, 18 de agosto, Musk postou nas redes sociais alguns vídeos de seus passeios. Acredita-se que ele tenha ido ao teamLab Planets, um museu de arte que utiliza tecnologia digital, localizado em Koto Ward, Tóquio.

Enquanto isso, as redes sociais estão cheias de comentários a respeito da misteriosa visita de Elon Musk. Muitos querem saber o que o bilionário fará nos próximos dias, enquanto estiver no Japão.

Especula-se que Musk esteja visitando algumas empresas japonesas. Sendo CEO da montadora Tesla Motors, o empresário formou parcerias com a empresa japonesa Panasonic Holdings, com o intuito de produzir baterias para seus veículos elétricos.

Outra curiosidade: a empresa Tesla já recebeu ajuda financeira da montadora japonesa Toyota Motors. Anteriormente, as duas empresas tiveram colaborações mútuas no desenvolvimento de componentes para veículos elétricos.

Quando veio ao Japão em 2014, Musk deu uma coletiva de imprensa para anunciar que os veículos da Tesla entrariam "com tudo" no mercado japonês.

Em junho de 2023, Elon Musk ultrapassou o francês Bernard Arnault (dono da LVMH, conglomerado que atua no setor de luxo e moda) no raking de pessoa mais rica do mundo, ocupando novamente o posto de número um. Desde o início deste ano, as ações da Tesla valorizaram muito nas bolsas de valores, fazendo com que o patrimônio líquido de Musk chegasse a impressionantes US$ 241,3 bilhões. 


Fontes: NHK News / Google.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 20 de agosto de 2023

Inflação tem pequena queda.

Índice de preços ao consumidor do Japão fica em 3,1% em julho.


Tóquio - O Ministério do Interior e Telecomunicações do Japão informou, na semana passada, que a inflação teve uma pequena queda em julho, chegando a 3,1% (excluindo alimentos perecíveis). 

www.nikkeyon.blogspot.com
Índice de preços ao consumidor do Japão fica em 3,1% em julho.
O índice de preços ao consumidor do Japão teve uma leve queda no mês de julho, chegando a 3,1%. O índice de julho representa uma queda de 0,2% em relação ao mês de junho. Foto: NHK News.

A inflação do mês de junho deste ano foi de 3,3%, havendo uma ligeira desaceleração de 0,2% no índice de julho. No entanto, o índice de preços ao consumidor vem aumentando ano após ano, isso se compararmos os índices de julho de 2021 e julho de 2022.

O índice de preços para alimentos (sem incluir itens perecíveis) aumentou 9,2% em julho. Os itens alimentícios que mais subiram de preço foram ovos (36,2%), refrigerantes (16,4%) e carne de hambúrguer (14%).

Outros itens e serviços que tiveram aumento de preços em julho: ração para gatos (28,6%), taxa de acomodação em hotéis (15,1%) e tarifas de telefonia móvel (10,2%, sendo a maior elevação de preço desde janeiro de 2001).

Os preços de serviços prestados foram de 2% em julho, registrando aumento em relação ao mês anterior, que foi de 1,6%. A elevação de julho foi a maior desde outubro de 1993, excluindo os efeitos oriundos dos aumentos do imposto sobre o consumo.

Por outro lado, os valores das contas de energia elétrica caíram 16,6% em julho. A queda na tarifa de eletricidade aconteceu graças aos subsídios do governo e na redução da taxa de aumento dos preços de combustíveis.

O ministério informou que irá ficar atento com os preços dos serviços prestados durante o ano. Segundo o departamento, os preços dos serviços tendem a se mover junto com os salários da população, afetando nos preços ao consumidor no futuro.


Fonte: NHK News.


NIkkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 19 de agosto de 2023

Anonymous protesta!

Contra o lançamento da água radioativa tratada no mar, grupo de hackers ataca sites de energia nuclear do Japão.


Tóquio - Os japoneses nunca imaginaram que lançar a água radioativa tratada no mar de Fukushima provocaria tanta polêmica. Agora, o grupo de hackers Anonymous vem intensificando ataques cibernéticos, contra empresas ligadas à energia nuclear no Japão, desde o mês passado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Contra o lançamento da água radioativa tratada no mar, grupo de hackers ataca sites de energia nuclear do Japão.
Foto tirada em janeiro de 2023. Um grande número de tanques contendo água radioativa tratada espera, talvez um dia, ser descartadas no mar. Muitas pessoas, ao redor do mundo e no Japão também, estão protestando com a decisão do governo japonês. Foto: Kyodo News. 

Logo depois que a Agência Internacional de Energia Atômica mostrou seu relatório final, comprovando que o descarte da água tratada no mar cumpria os padrões internacionais de segurança, muita gente não se convenceu de que isso é realmente seguro. Muitos estão preocupados com a contaminação radioativa no meio ambiente e futuras consequências graves para a saúde humana.

O Anonymous realizou ataques distribuídos em negação de serviços (ou DDoS), sobrecarregando as redes e liberando uma enxurrada de dados de várias fontes em um curto período de tempo. Os ataques foram liderados por um grupo de hackers com sede na Itália.

A NTT Security do Japão informou que um outro grupo de hackers, situado no Vietnã, também atacou empresas relacionadas à energia nuclear. As organizações mais visadas pelos hackers foram a Japan Atomic Energy Agency, a Japan Atomic Power Company e a Atomic Energy Society of Japan.

A Japan Atomic Energy Agency (ou Agência de Energia Atômica do Japão) comunicou que seu site teve cerca de 100 vezes mais tráfego na rede do que o normal. Embora os profissionais de segurança de rede tenham percebido a anormalidade, os usuários conseguiram continuar navegando normalmente no site pois contra-medidas foram tomadas.

Segundo a NTT Security, o grupo Anonymous divulgou uma lista de alvos de seus ataques, após o governo japonês decidir, formalmente em 2021, na liberação da água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar.

Além das três organizações relacionadas à energia nuclear, outras entidades também estavam na lista dos hackers: a TEPCO; o Ministério da Economia, Comércio e Indústria; e o Partido Liberal Democrata do Japão.

Um membro do Anonymous disse, recentemente à Kyodo News, que a política do governo japonês de liberar a água radioativa tratada carece de transparência. O grupo afirma que os cidadãos não puderam participar do processo de tomada de decisão.

"Devemos acabar com o ato sem sentido, fazendo do mar um depósito de lixo para benefício econômico", afirmou o membro do Anonymous.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Caos na volta para casa.

Após a passagem do tufão Lan no Japão, linhas do trem-bala apresentam vários problemas no dia 17.


Tóquio - Para quem optou usar as linhas Tokaido Shinkansen e Sanyo Shinkansen nesta quinta-feira, 17 de agosto, precisou de paciência para conseguir viajar para casa, com o fim do feriado de Obon. Por causa das fortes chuvas na quarta-feira, cancelamentos, atrasos e superlotação dos trens-balas tomaram conta nas estações de trem, entre as regiões de Kyushu e Kanto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Após a passagem do tufão Lan no Japão, linhas do trem-bala apresentam vários problemas no dia 17.
Nesta quinta-feira, 17 de agosto, a estação JR Shin-Osaka apresentou superlotação de pessoas, depois dos cancelamentos e atrasos nas linhas Tokaido Shinkansen e Sanyo Shinkansen. Foto: The Asahi Shimbun.

De acordo com o Grupo Japan Railways (JR), quarenta viagens do trem-bala foram canceladas entre as estações de Tóquio e Hakata (província de Fukuoka), na manhã de quinta-feira.

A subsidiária JR Central informou em seu site que as estações de Nagoya e Shin-Osaka estavam extremamente lotadas de pessoas nesta quinta-feira. Na estação Shin-Osaka, longas filas se formaram em frente das bilheterias do Shinkansen. A empresa pediu aos passageiros sem passagens que evitassem vir às estações superlotadas, informando de possíveis restrições de entrada de pessoas. 

A passageira Eriko Suemasa (26 anos) teve dificuldades na volta para casa. Durante a semana de Obon, ela passou as férias na casa de seus pais na cidade de Yokohama, província de Kanagawa. Inicialmente, ela planejava voltar para Osaka na quarta-feira, 16 de agosto, mas mudou de ideia após saber que os serviços da linha Tokaido Shinkansen foram suspensos nesse dia. 

Suemasa conseguiu viajar no dia seguinte, dia 17, às 6 horas da manhã. Quando ela estava partindo da estação de Nagoya para Shin-Osaka, por volta das 8 horas, sua viagem foi interrompida, atrasando em mais de 1 hora sua chegada na cidade de Osaka.

"Todas as informações eram vagas. Eu estava sem saber o que fazer", disse Suemasa.

O tufão Lan, após se deslocar para o norte no Mar do Japão, trouxe muitas chuvas para região de Tokai na quarta-feira. Por causa disso, os serviços da Tokaido Shinkansen foram temporariamente suspensos entre as estações de Tóquio e Shin-Osaka.

Já na linha Sanyo Shinkansen, houve suspensões temporárias entre as estações Shin-Osaka e Hakata (Fukuoka). Devido aos cancelamentos da linha Tokaido Shinkansen, a linha Sanyo foi obrigada a diminuir o número de viagens para evitar superlotações na estação Shin-Osaka.

Para aqueles que conseguiram viajar parcialmente ou entrar nos vagões do trem-bala na quarta-feira, tiveram que enfrentar um outro problema: pernoitar na estação ferroviária. Com a paralisação da linha Tóquio/Osaka, muitos passageiros foram autorizados a permanecer dentro dos vagões do trem-bala (tanto na estação de Tóquio como na estação de Shin-Osaka), até a partida na manhã de quinta-feira.

E assim o feriado de Obon vai terminando com muita história para contar: diversão, tufão, chuvas intensas, problemas de transporte e muita paciência para viajar.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Falso esquema de investimentos.

Polícia japonesa prende dois homens que viviam no exterior e aplicavam golpes no Japão.


Tóquio - A polícia de Tóquio prendeu dois membros de uma quadrilha de estelionatários vindos do exterior nesta quarta-feira, 16 de agosto. Eles foram transferidos para o Japão pela polícia do Camboja.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia japonesa prende dois homens que viviam no exterior e aplicavam golpes no Japão.
Nesta quarta-feira, a polícia de Tóquio prendeu dois cidadãos japoneses vindos do exterior. Eles vieram transferidos pelas autoridades do Camboja, acusados de estelionato e formação de uma quadrilha especializada que atuava no exterior. Foto: NHK News.

Os dois cidadãos japoneses, com idades entre 40 e 50 anos, chegaram ao Japão pelo aeroporto de Haneda, em um voo vindo de Phnom Penh (capital do Camboja). A polícia afirma que os suspeitos aplicaram um golpe em um japonês da província de Saga, oeste do Japão, por meio de um falso esquema de investimentos financeiros.

Além dos dois homens, outros cinco cidadãos japoneses, também da mesma quadrilha, foram presos pela polícia do Camboja em maio deste ano. Os estelionatários aplicavam golpes no Japão por meio da internet e ligações telefônicas internacionais, em um esquema arquitetado nos quartos de um hotel na cidade de Anlong Veng, norte do Camboja. 

A polícia japonesa, que esteve no Camboja para investigar o caso, encontrou dados de vítimas japonesas em telefones celulares e computadores dos golpistas, apreendidos no hotel pelas autoridades cambojanas.

Agora, os investigadores do Japão querem descobrir mais detalhes do esquema realizado pela quadrilha. Nos últimos tempos, a polícia japonesa tem tomado medidas contra vários grupos de estelionatários com bases no exterior. Em abril deste ano, outros dezenove cidadãos japoneses foram presos em um resort no sul do Camboja, acusados de aplicarem golpes em japoneses que vivem no Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

O planeta está mais quente.

Segundo a NASA, julho foi o mês mais quente já registrado desde 1880.


Washington - Na segunda-feira, 14 de agosto, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) divulgou para a imprensa um relatório com informações preocupantes sobre o clima mundial: "Julho de 2023 foi o mês mais quente já registrado pela agência nos últimos 143 anos".

www.nikkeyon.blogspot.com
Segundo a NASA, julho foi o mês mais quente já registrado desde 1880.
7 de junho de 2023: Na cidade de Nova York, a Times Square envolta em fumaça dos incêndios florestais no Canadá. Foto: Mike Groll/ National Geographic.

O relatório diz que o mês de julho de 2023 não foi apenas o mais quente do que qualquer julho dos anos anteriores. Este foi o mês mais quente já registrado pela NASA, que remonta ao ano de 1880.

Além disso, o mês de julho de 2023 foi 1,18 graus Celsius mais quente do que a média de julho entre os anos de 1951 e 1980.

"Partes da América do Sul, Norte da África, América do Norte e Península Antártica tiveram temperaturas mais quentes este ano. Essas regiões do globo experimentaram aumentos recordes de temperaturas, chegando em torno de 4 graus Celsius acima da média", informou o relatório.

Cientistas da NASA atribuem o calor recorde de julho às altas temperaturas da superfície dos oceanos, fato ocorrido por volta de maio de 2023. Entre fevereiro e abril do próximo ano, os estudiosos esperam ver maiores impactos com a elevação das temperaturas na superfície dos oceanos.

No mês passado, o calor extremo afetou as pessoas na Ásia, nos Estados Unidos e na Europa. Por causa disso, as altas temperaturas podem ter contribuído para os grandes incêndios florestais no Canadá e na Grécia.

"A ciência é clara e mostra que isso não é normal. O aquecimento alarmante, em todo o mundo, é impulsionado principalmente pelas emissões de gases do efeito estufa", disse um especialista da NASA.

"As mudanças climáticas estão afetando as pessoas e os ecossistemas do planeta. Muito desses impactos devem aumentar ainda mais com o aquecimento global contínuo", advertiu a agência da NASA.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Forte tempestade a caminho.

Tufão Lan começará a atravessar o Japão nesta terça-feira.


Tóquio - O tufão nª 7 está cada vez mais próximo da principal ilha do Japão, a Honshu. Nesta terça-feira (dia 15), Aichi, Mie, Wakayama, Osaka e Kyoto serão as principais províncias por onde a tempestade tropical passará com grande intensidade, segundo os noticiários da NHK.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tufão Lan começará a atravessar o Japão nesta terça-feira.
Nesta terça-feira, 15 de agosto, o tufão Lan estará atravessando a ilha Honshu do Japão. A população deve ficar preparada em caso de inundações, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e ventos fortes. Foto: NHK News.

De acordo com as informações da JMA (Agência Meteorológica do Japão), o tufão Lan se move lentamente sobre as águas ao sul do país. A tempestade está gerando ventos de até 126 km/h e pressão central de 975hPA. As pessoas, moradoras das províncias citadas, estão sendo avisadas que atividades ao ar livre são extremamente perigosas durante a passagem do tufão. Veículos em movimento podem vir a tombar nas ruas e materiais de telhados podem ser arrancados facilmente com a força dos ventos.
 
Até a tarde de terça-feira, a região de Tokai pode registrar 400 milímetros de chuva. As pessoas devem ficar em alertas no caso de deslizamentos de terra, inundações e transbordamento de rios.

Além da paralisação dos trens comuns, os serviços do trem-bala também serão cancelados, na terça-feira, entre a linha Nagoya - Shin-Osaka (Tokaido Shinkansen) e entre a linha Shin-Osaka - Okayama (Sanyo Shinkansen). No mesmo dia, os serviços ferroviários entre Tóquio e Nagoya (Tokaido Shinkansen) serão significativamente reduzidos. Outras linhas poderão sofrer atrasos ou cancelamentos, dependendo das condições climáticas do dia.

A All Nippon Airways e Japan Airlines informaram que seus voos domésticos, em sua maioria, serão cancelados na terça-feira, entre os aeroportos do oeste e centro do Japão. As companhias aéreas estão pedindo aos passageiros, com viagens marcadas esta semana, que verifiquem suas passagens e as informações mais recentes dos aeroportos pelos serviços online.


Fontes: NHK News / JMA.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo. 

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Como fica os trem-balas no dia 15?

Parte da linha Tokaido Shinkansen terá o transporte paralisado na terça-feira.


Tóquio - Neste domingo, 13 de agosto, a Central Japan Railway (JR Central) informou para a imprensa que irá cancelar todos os serviços do trem-bala na terça-feira (dia 15), entre as estações de Nagoya e Shin-Osaka. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Parte da linha Tokaido Shinkansen terá o transporte paralisado na terça-feira.
A linha Tokaido Shinkansen, entre as estações de Nagoya e Shin-Osaka, terá todos os serviços do trem-bala paralisados no dia 15 de agosto, devido à passagem do tufão Lan no Japão. Foto: NHK News.

Além do trem-bala, os outros serviços ferroviários também poderão ser paralisados, entre as linhas citadas acima, devido à passagem do tufão Lan no Japão.

A operadora JR Tokai comunicou, por meio da mídia, que os serviços do trem-bala serão significativamente reduzidos na terça-feira, entre as estações de Tóquio e Nagoya. Todos os assentos dos vagões não serão reservados, exceto para os vagões de primeira classe.

Além disso, a JR Tokai também esclareceu que não tem planos de cancelar os serviços do trem-bala na segunda e quarta-feira. No entanto, dependendo das condições do clima durante a passagem do tufão, a empresa JR poderá suspender os serviços ferroviários, entre Kanto e Tokai, no curto prazo.

Os passageiros que forem utilizar os serviços da JR Central e JR Tokai, entre os dias 14 e 16 de agosto, deverão se manter atualizados antecipadamente com qualquer mudança inesperada nos horários dos trens.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.