Empregados da Sogo & Seibu entrarão em greve nesta quinta-feira.
Tóquio - Notícia rara de se ouvir no Japão: greve de funcionários. O sindicato do grupo lojista Sogo & Seibu afirmou nesta semana que prosseguirá com uma greve de um dia, marcada para quinta-feira (31 de agosto).
www.nikkeyon.blogspot.com
A paralisação será realizada na principal loja da empresa, localizada no distrito de Ikebukuro, em Tóquio. A ação do sindicato é em resposta à venda planejada da empresa. A expectativa é que cerca de 900 funcionários participem da greve.
Esta será a primeira ação desse tipo, vinda de uma grande cadeia de loja de departamentos do Japão, em cerca de 60 anos.
Em novembro do ano passado, a empresa-mãe da Sogo & Seibu, que é controlada pela Seven & i-Holdings, decidiu vender a cadeia de loja de departamentos para uma empresa de investimento norte-americana.
O parceiro do fundo de investimento, a grande varejista japonesa de eletrônicos Yodobashi Holdings, está planejando abrir novas lojas, no lugar de três das 10 filiais da Sogo & Seibu.
O sindicato expressou preocupações com a segurança de empregos dos funcionários com a venda da loja de departamentos. A greve foi anunciada na segunda-feira, 28 de agosto, depois que a controladora Seven & i-Holdings manteve inalterada seu plano de venda da Sogo & Seibu.
A empresa controladora está planejando uma reunião de conselho em breve, com a intenção de fazer uma votação final sobre a venda.
Fonte: NHK News.