Distribuidor de filmes no Japão lamenta as reações irônicas feitas entre "Barbie" e "Oppenheimer".
Tóquio - O que era para ser uma simples ironia, entre dois recentes filmes americanos de grande sucesso mundial, acabou pegando pesado nos sentimentos dos japoneses. Na segunda-feira, 31 de julho, a distribuidora japonesa de "Barbie" lamentou as brincadeiras que os promotores oficiais do filme realizaram com os cinéfilos, após o lançamento internacional do blockbuster sobre a boneca da Mattel.
www.nikkeyon.blogspot.com
A distribuidora Warner Bros. Japan LLC comunicou que as mensagens postadas na conta norte-americana de "Barbie Movie", associando Barbie com Oppenheimer, "carecem de considerações" e são "muito lamentáveis". Para quem não sabe, Robert Oppenheimer (1904 - 1967) foi um físico americano que criou a bomba atômica e liderou um projeto dos EUA para a fabricação do artefato explosivo. O filme biográfico de Oppenheimer foi lançado mundialmente em 21 de julho, mesmo dia da estréia internacional de Barbie.
O dois filmes, com temas tão opostos um do outro, lideraram as bilheterias dos EUA desde o dia de seus lançamentos nos cinemas. Aproveitando o lançamento simultâneo de "Barbie" e "Oppenheimer", a mídia americana referiu-se as duas películas de sucesso, coletivamente, como "Barbienheimer". Com a junção dos dois nomes, uma série de memes surgiram nas redes sociais.
Em um desses memes, os atores que dão vida aos personagens, Barbie e Robert Oppenheimer, posam alegremente juntos, em frente a uma explosão apocalíptica. Para alguns japoneses que viram o meme nas redes sociais, a imagem se assemelha muito com a destruição real das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, na década de 1940.
A conta norte-americana de "Barbie Movie" comentou sobre esse meme, que viralisou a internet, dizendo: "Vai ser um verão inesquecível", com um emoji de um rosto mandando um beijo.
Um outro usuário fez uma montagem de fotos, substituindo o cabelo da personagem Barbie com uma nuvem de cogumelo atômico. A brincadeira também foi postada na "Barbie Movie", recebendo o seguinte comentário dos administradores da conta: "Este Ken é um estilista", referindo-se ao nome do namorado da Barbie.
De acordo com a Warner Bros. Japan, a brincadeira está sendo levada à sério entre os japoneses. Foi pedido à sede dos EUA que lide adequadamente com a situação na mídia. Além disso, a distribuidora japonesa pediu desculpas às pessoas do Japão, que podem ter sentido desconforto com os memes e os comentários nas redes sociais.
O filme "Barbie" está programado para estrear nos cinemas japoneses em 11 de agosto. Já o filme "Oppenheimer", sobre a criação da bomba atômica, não há informações de quando chegará aos cinemas do Japão.
Fontes: Kyodo News / Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário