Contra o lançamento da água radioativa tratada no mar, grupo de hackers ataca sites de energia nuclear do Japão.
Tóquio - Os japoneses nunca imaginaram que lançar a água radioativa tratada no mar de Fukushima provocaria tanta polêmica. Agora, o grupo de hackers Anonymous vem intensificando ataques cibernéticos, contra empresas ligadas à energia nuclear no Japão, desde o mês passado.
www.nikkeyon.blogspot.com
Logo depois que a Agência Internacional de Energia Atômica mostrou seu relatório final, comprovando que o descarte da água tratada no mar cumpria os padrões internacionais de segurança, muita gente não se convenceu de que isso é realmente seguro. Muitos estão preocupados com a contaminação radioativa no meio ambiente e futuras consequências graves para a saúde humana.
O Anonymous realizou ataques distribuídos em negação de serviços (ou DDoS), sobrecarregando as redes e liberando uma enxurrada de dados de várias fontes em um curto período de tempo. Os ataques foram liderados por um grupo de hackers com sede na Itália.
A NTT Security do Japão informou que um outro grupo de hackers, situado no Vietnã, também atacou empresas relacionadas à energia nuclear. As organizações mais visadas pelos hackers foram a Japan Atomic Energy Agency, a Japan Atomic Power Company e a Atomic Energy Society of Japan.
A Japan Atomic Energy Agency (ou Agência de Energia Atômica do Japão) comunicou que seu site teve cerca de 100 vezes mais tráfego na rede do que o normal. Embora os profissionais de segurança de rede tenham percebido a anormalidade, os usuários conseguiram continuar navegando normalmente no site pois contra-medidas foram tomadas.
Segundo a NTT Security, o grupo Anonymous divulgou uma lista de alvos de seus ataques, após o governo japonês decidir, formalmente em 2021, na liberação da água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar.
Além das três organizações relacionadas à energia nuclear, outras entidades também estavam na lista dos hackers: a TEPCO; o Ministério da Economia, Comércio e Indústria; e o Partido Liberal Democrata do Japão.
Um membro do Anonymous disse, recentemente à Kyodo News, que a política do governo japonês de liberar a água radioativa tratada carece de transparência. O grupo afirma que os cidadãos não puderam participar do processo de tomada de decisão.
"Devemos acabar com o ato sem sentido, fazendo do mar um depósito de lixo para benefício econômico", afirmou o membro do Anonymous.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário