sábado, 19 de agosto de 2023

Anonymous protesta!

Contra o lançamento da água radioativa tratada no mar, grupo de hackers ataca sites de energia nuclear do Japão.


Tóquio - Os japoneses nunca imaginaram que lançar a água radioativa tratada no mar de Fukushima provocaria tanta polêmica. Agora, o grupo de hackers Anonymous vem intensificando ataques cibernéticos, contra empresas ligadas à energia nuclear no Japão, desde o mês passado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Contra o lançamento da água radioativa tratada no mar, grupo de hackers ataca sites de energia nuclear do Japão.
Foto tirada em janeiro de 2023. Um grande número de tanques contendo água radioativa tratada espera, talvez um dia, ser descartadas no mar. Muitas pessoas, ao redor do mundo e no Japão também, estão protestando com a decisão do governo japonês. Foto: Kyodo News. 

Logo depois que a Agência Internacional de Energia Atômica mostrou seu relatório final, comprovando que o descarte da água tratada no mar cumpria os padrões internacionais de segurança, muita gente não se convenceu de que isso é realmente seguro. Muitos estão preocupados com a contaminação radioativa no meio ambiente e futuras consequências graves para a saúde humana.

O Anonymous realizou ataques distribuídos em negação de serviços (ou DDoS), sobrecarregando as redes e liberando uma enxurrada de dados de várias fontes em um curto período de tempo. Os ataques foram liderados por um grupo de hackers com sede na Itália.

A NTT Security do Japão informou que um outro grupo de hackers, situado no Vietnã, também atacou empresas relacionadas à energia nuclear. As organizações mais visadas pelos hackers foram a Japan Atomic Energy Agency, a Japan Atomic Power Company e a Atomic Energy Society of Japan.

A Japan Atomic Energy Agency (ou Agência de Energia Atômica do Japão) comunicou que seu site teve cerca de 100 vezes mais tráfego na rede do que o normal. Embora os profissionais de segurança de rede tenham percebido a anormalidade, os usuários conseguiram continuar navegando normalmente no site pois contra-medidas foram tomadas.

Segundo a NTT Security, o grupo Anonymous divulgou uma lista de alvos de seus ataques, após o governo japonês decidir, formalmente em 2021, na liberação da água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar.

Além das três organizações relacionadas à energia nuclear, outras entidades também estavam na lista dos hackers: a TEPCO; o Ministério da Economia, Comércio e Indústria; e o Partido Liberal Democrata do Japão.

Um membro do Anonymous disse, recentemente à Kyodo News, que a política do governo japonês de liberar a água radioativa tratada carece de transparência. O grupo afirma que os cidadãos não puderam participar do processo de tomada de decisão.

"Devemos acabar com o ato sem sentido, fazendo do mar um depósito de lixo para benefício econômico", afirmou o membro do Anonymous.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário