Deu início a liberação da água radioativa tratada no mar da região de Fukushima.
Tóquio - Na tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO) iniciou o polêmico processo de lançamento da água radioativa tratada no mar, problema causada pela usina nuclear de Fukushima Daiichi.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Depois de muita polêmica, a TEPCO iniciou o processo de liberação da água radioativa no mar da região de Fukushima, em 24 de agosto. Foto: NHK News. |
O governo japonês tem afirmado que o lançamento da água tratada, no Oceano Pacífico, é um passo necessário para desmantelar a central nuclear de Fukushima. Já faz mais de 12 anos que um devastador terremoto, seguido por um tsunami, danificaram seriamente a usina nuclear, eclodindo, desde então, um grave problema de radioatividade no local do incidente.
Antes da divulgação da liberação da água pelo governo, a TEPCO já tinha informado que estava preparada para seguir em frente com o plano. A operadora da usina confirmou que a diluição de água tratada, com água comum, havia sido realizada conforme o planejado para a primeira etapa da liberação no mar.
De acordo com a TEPCO, ela analisou a concentração de trítio (um isótopo radioativo de hidrogênio) em becquerel, para cada litro de água radioativa tratada e diluída em água comum. Nas amostras coletadas, descobriu-se que a água diluída continha entre 43 e 63 becquerels por litro. Esse resultado está muito abaixo dos padrões seguras de liberação ambiental do Japão, que corresponde a 60 mil becquerels por litro.
Desde 2011, a água usada para resfriar o combustível derretido, da usina nuclear Fukushima Daiichi, está se misturando com a chuva e as águas subterrâneas do local. Com isso, o volume da água radioativa só vem se acumulando nos enormes tanques externos da central, criando problemas de espaço para a enorme quantidade de água radioativa estocada.
Para o descarte no oceano, a água diluída da usina é bombada para uma tubulação que fica sob o fundo do mar. A liberação da água é feita a 1 km da costa litorânea da província de Fukushima. A primeira etapa do processo levará cerca de 17 dias para ser concluída. Nesse espaço de tempo, será lançado cerca de 7,8 mil toneladas de água tratada no Oceano Pacífico. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o plano da TEPCO segue corretamente as diretrizes seguras da entidade, com níveis de trítios (por litro d'água) bem abaixo do recomendado.
O processo completo, de liberação da água tratada no oceano, deverá levar pelo menos 30 anos. Membros da indústria e comércio, que vivem próximos da usina nuclear, expressaram preocupações sobre um futuro impacto negativo em seus negócios. Entretanto, o governo japonês está prometendo trabalhar duro, para evitar qualquer dano aos moradores que vivem na costa de Fukushima.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário