Pelo 15ª mês consecutivo, a inflação supera os salários reais no Japão.
Tóquio - Dados preliminares do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão mostraram que os salários, ajustados conforme a inflação do período, tiveram perda salarial de 1,6% em junho, comparando com os dados do ano anterior no país. Esse é o 15ª mês consecutivo de queda.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Em junho deste ano, a inflação superou os salários reais no Japão, pelo 15ª mês consecutivo. Foto: Stock. |
Essa porcentagem de queda baseia-se em uma pesquisa conduzida com mais de 30.000 empresas em todo o Japão, com até cinco empregados no mínimo.
Em junho deste ano, os trabalhadores ganharam em média 462.040 ienes, cerca de US$ 3.240, incluindo pagamento de horas extras. A média salarial representa uma alta de 2,3% em relação ao ano anterior, indicando aumento pelo 18ª ano consecutivo.
Dos ganhos em espécies do mês de junho, os bônus de verão e outras receitas totalizaram 189.812 ienes, cerca de US$ 1.330. O valor total corresponde uma elevação de 3,5%, comparando com os dados do mesmo mês do ano passado.
A Confederação dos Sindicatos Trabalhistas do Japão (Rengo) informou que os empregadores forneceram um aumento médio mensal de 3,58%, conforme as negociações salariais deste ano. Este é o maior índice registrado em 30 anos.
Contudo, a tendência de aumento nos salários ainda não está acompanhando a inflação do Japão.
O Ministério do Trabalho diz que o forte impacto da inflação ainda está sendo sentido no mercado consumidor. As autoridades do ministério estão observando se tal tendência levará a aumentos da renda real da população japonesa.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário