Para enfrentar problemas de entrega, rede de lojas de conveniência do Japão recorre a bolinhos de arroz congelados.
Tóquio - A rede Lawson do Japão anunciou na terça-feira, 22 de agosto, que começou a vender versões congeladas de bolinhos de arroz (onigiri, em japonês) em suas lojas de conveniência. A novidade é por tempo limitado, com o intuito de testar o grau de aceitação dos clientes. Pergunta: por que está ocorrendo essa mudança?
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Bolinhos de arroz congelados em uma das lojas da rede Lawson do Japão. Por enquanto, sua venda é experimental mas a empresa pretende expandir seu comércio em 2025. Foto: Lawson Inc. |
Segundo a empresa, ela pretende diminuir o número de entregas de "onigiri" em suas lojas, devido a falta de mão-de-obra (relacionada com logística do Japão) e ao desperdício de alimentos (redução de alimentos com prazos de validade vencidos e não vendidos nas lojas). Em caráter experimental, os bolinhos de arroz congelados estão disponíveis em 21 lojas Lawson de Tóquio, e também nas lojas da província de Fukushima, até 20 de novembro deste ano.
Mas qual é o problema da logística no Japão? A partir de abril de 2024, os serviços de entrega do país passarão a ter regulamentações mais rígidas sobre o limite de horas extras. Atualmente, os caminhoneiros japoneses vão além do limite tolerável de horas trabalhadas por dia, devido a falta de profissionais na área e ao encarecimento do frete. Além disso, existe a preocupação de que a mão-de obra de entregas diminua ainda mais com o endurecimento da lei japonesa, pois as horas-extras complementam o salário dos profissionais.
No atual sistema de entregas para a rede Lawson, os bolinhos de arroz "em temperatura ambiente" são entregues três vezes ao dia em cada loja nas áreas urbanas. Com os bolinhos de arroz congelados, as entregas poderão ser feitas só uma vez por dia, ou até mesmo em dias intercalados. Uma redução no número de entregas bastante significativa para a empresa.
Okay, está entendido o problema da logística, mas como é o produto? Os bolinhos de arroz congelados da rede Lawson vêm em seis variedades: recheio de salmão grelhado; arroz com feijão vermelho (sekihan); arroz com "gomoku" e frango; arroz com "gomoku" sem frango; e arroz misturado com algas "wakame". Como os bolinhos são congelados, o prazo de validade é maior do que os não congelados, evitando assim os desperdícios de alimentos em suas lojas.
Os preços de cada bolinho congelado variam entre 138 ienes e 268 ienes (cerca de US$ 0,95 e US$ 1,80), incluindo impostos. O produto congelado pode ser aquecido no forno de microondas da loja Lawson, a 1.500 watts por 35 a 45 segundos. Nas lojas onde os congelados estão sendo vendidos, os bolinhos de arroz normais também continuam sendo vendidos normalmente.
Com base nos resultados de venda da fase experimental, a rede Lawson está considerando expandir a venda de bolinhos de arroz congelados para suas lojas em todo o país, já no ano fiscal de 2025.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário