Após a passagem do tufão Lan no Japão, linhas do trem-bala apresentam vários problemas no dia 17.
Tóquio - Para quem optou usar as linhas Tokaido Shinkansen e Sanyo Shinkansen nesta quinta-feira, 17 de agosto, precisou de paciência para conseguir viajar para casa, com o fim do feriado de Obon. Por causa das fortes chuvas na quarta-feira, cancelamentos, atrasos e superlotação dos trens-balas tomaram conta nas estações de trem, entre as regiões de Kyushu e Kanto.
www.nikkeyon.blogspot.com
De acordo com o Grupo Japan Railways (JR), quarenta viagens do trem-bala foram canceladas entre as estações de Tóquio e Hakata (província de Fukuoka), na manhã de quinta-feira.
A subsidiária JR Central informou em seu site que as estações de Nagoya e Shin-Osaka estavam extremamente lotadas de pessoas nesta quinta-feira. Na estação Shin-Osaka, longas filas se formaram em frente das bilheterias do Shinkansen. A empresa pediu aos passageiros sem passagens que evitassem vir às estações superlotadas, informando de possíveis restrições de entrada de pessoas.
A passageira Eriko Suemasa (26 anos) teve dificuldades na volta para casa. Durante a semana de Obon, ela passou as férias na casa de seus pais na cidade de Yokohama, província de Kanagawa. Inicialmente, ela planejava voltar para Osaka na quarta-feira, 16 de agosto, mas mudou de ideia após saber que os serviços da linha Tokaido Shinkansen foram suspensos nesse dia.
Suemasa conseguiu viajar no dia seguinte, dia 17, às 6 horas da manhã. Quando ela estava partindo da estação de Nagoya para Shin-Osaka, por volta das 8 horas, sua viagem foi interrompida, atrasando em mais de 1 hora sua chegada na cidade de Osaka.
"Todas as informações eram vagas. Eu estava sem saber o que fazer", disse Suemasa.
O tufão Lan, após se deslocar para o norte no Mar do Japão, trouxe muitas chuvas para região de Tokai na quarta-feira. Por causa disso, os serviços da Tokaido Shinkansen foram temporariamente suspensos entre as estações de Tóquio e Shin-Osaka.
Já na linha Sanyo Shinkansen, houve suspensões temporárias entre as estações Shin-Osaka e Hakata (Fukuoka). Devido aos cancelamentos da linha Tokaido Shinkansen, a linha Sanyo foi obrigada a diminuir o número de viagens para evitar superlotações na estação Shin-Osaka.
Para aqueles que conseguiram viajar parcialmente ou entrar nos vagões do trem-bala na quarta-feira, tiveram que enfrentar um outro problema: pernoitar na estação ferroviária. Com a paralisação da linha Tóquio/Osaka, muitos passageiros foram autorizados a permanecer dentro dos vagões do trem-bala (tanto na estação de Tóquio como na estação de Shin-Osaka), até a partida na manhã de quinta-feira.
E assim o feriado de Obon vai terminando com muita história para contar: diversão, tufão, chuvas intensas, problemas de transporte e muita paciência para viajar.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário