Depois de Kyushu, tempestade Shanshan avança para outras regiões do país.
Tóquio - Após fortes chuvas em Kyushu e Chugoku, a tempestade tropical Shanshan move-se lentamente para as regiões de Kinki, Tokai, Kanto e Tohoku neste fim de semana. Autoridades meteorológicas alertam a população de que a tempestade trará mais chuvas pesadas e ventos fortes para muitas partes do Japão.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Tempestade tropical Shanshan avança para outras regiões do Japão neste fim de semana. Foto: NHK News. |
Na tarde desta sexta-feira, 30 de agosto, Shanshan estava perto da província de Ehime (região de Shikoku), deslocando-se a uma velocidade de 15 km/h.
Embora a tempestade esteja ainda na região oeste, ela está impactando uma vasta área do país, ocasionando chuvas torrenciais em algumas cidades das regiões de Tokai e Kanto. Na cidade de Shizuoka, província de mesmo nome, o excesso de precipitações acumulou mais de 500 milímetros de chuva nos últimos três dias. Isso é quase o triplo mensal pluviométrico dessa área.
Na província de Kanagawa, perto de Tóquio, algumas cidades tiveram bairros inundados pelas águas, danificando veículos e residências nos arredores de rios e córregos que transbordaram com a chuva pesada.
Com o solo excessivamente encharcado pelas chuvas, alertas de deslizamentos de terra estão em vigor para algumas províncias entre as regiões de Kanto e Kyushu. Por causa disso, as autoridades do governo estão alertando as pessoas para se protegerem em caso de deslizamentos de terra, incluindo ventos fortes, transbordamento de rios e tempestades.
As regiões leste e oeste do Japão podem ter chuvas substanciais até domingo, 1 de setembro.
Fonte: NHK News.