sábado, 31 de agosto de 2024

Shanshan segue para o leste do Japão.

Depois de Kyushu, tempestade Shanshan avança para outras regiões do país.


Tóquio - Após fortes chuvas em Kyushu e Chugoku, a tempestade tropical Shanshan move-se lentamente para as regiões de Kinki, Tokai, Kanto e Tohoku neste fim de semana. Autoridades meteorológicas alertam a população de que a tempestade trará mais chuvas pesadas e ventos fortes para muitas partes do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Depois de Kyushu, tempestade Shanshan avança para outras regiões do país.
Tempestade tropical Shanshan avança para outras regiões do Japão neste fim de semana. Foto: NHK News.

Na tarde desta sexta-feira, 30 de agosto, Shanshan estava perto da província de Ehime (região de Shikoku), deslocando-se a uma velocidade de 15 km/h.

Embora a tempestade esteja ainda na região oeste, ela está impactando uma vasta área do país, ocasionando chuvas torrenciais em algumas cidades das regiões de Tokai e Kanto. Na cidade de Shizuoka, província de mesmo nome, o excesso de precipitações acumulou mais de 500 milímetros de chuva nos últimos três dias. Isso é quase o triplo mensal pluviométrico dessa área.

Na província de Kanagawa, perto de Tóquio, algumas cidades tiveram bairros inundados pelas águas, danificando veículos e residências nos arredores de rios e córregos que transbordaram com a chuva pesada.

Com o solo excessivamente encharcado pelas chuvas, alertas de deslizamentos de terra estão em vigor para algumas províncias entre as regiões de Kanto e Kyushu. Por causa disso, as autoridades do governo estão alertando as pessoas para se protegerem em caso de deslizamentos de terra, incluindo ventos fortes, transbordamento de rios e tempestades.

As regiões leste e oeste do Japão podem ter chuvas substanciais até domingo, 1 de setembro.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Mais informações sobre Shanshan.

Shanshan se move no sentido norte, passando sobre a região de Kyushu.


Fukuoka - De acordo com as últimas informações, a forte tempestade tropical Shanshan está se movendo em direção norte, passando sobre a região de Kyushu e cobrindo as áreas vizinhas com fortes chuvas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Shanshan se move no sentido norte, passando sobre a região de Kyushu.
A tempestade tropical Shanshan está se movendo lentamente no sentido norte, passando sobre a região de Kyushu nesta quinta-feira, 29 de agosto. Espera-se fortes chuvas para várias regiões do Japão nesta sexta-feira. Foto: NHK News.

Autoridades meteorológicas estão alertando a população sobre as chuvas torrenciais, com a formação de faixas de nuvens pesadas nas províncias de Tokushima e Kagawa, aumentando drasticamente o risco de desastres.

Com a passagem de Shanshan sobre o Japão, as pessoas devem tomar precauções contra ventos violentos, deslizamentos de terra, inundações de áreas mais baixas e transbordamento de rios.

Por volta das 19 horas desta quinta-feira, 29 de agosto, Shanshan se deslocava lentamente sobre Kyushu no sentido norte-nordeste. Na cidade de Shimabara, província de Nagasaki, a força dos ventos chegou à velocidade de 108 km/h.

Muitas áreas de Kyushu foram atingidas por chuvas torrenciais nesta quinta-feira, enquanto Shanshan cruzava a região. Durante a manhã, nuvens pesadas de chuva se formaram nas províncias de Oita, Miyazaki e Kagoshima.

O desenvolvimento de nuvens pesadas também está trazendo chuvas torrenciais para as regiões de Shikoku e Tokai, que ainda estão longe da tempestade tropical.

Até as 18h30, a forte precipitação atingiu a marca de 110 milímetros de chuva na cidade de Kamiita (província de Tokushima) e também na cidade de Higashikagawa (província de Kagawa). No mesmo dia, a agência meteorológica divulgou informações sobre inundações recordes num curto espaço de tempo.

Fortes ventos continuam a soprar no oeste do Japão. Na tarde de quinta-feira, a cidade de Karatsu (província de Saga) registrou rajadas de vento com velocidade de 156 km/h. O aeroporto de Oki, província de Nagasaki, ventos chegaram a atingir 109 km/h.

Para esta sexta-feira, autoridades meteorológicas informaram que ventos de até 90 km/h poderão atingir o norte de Kyushu e a região de Shikoku. No mesmo dia, ventos de até 82 km/h são esperados no sul de Kyushu e nas regiões de Chugoku e Kinki,

Até sexta-feira à noite, a precipitação poderá atingir 400 milímetros de chuva na região de Shikoku; 300 milímetros no norte de Kyushu e na região de Tokai; 250 milímetros na região Kanto-Koshin; 200 milímetros nas regiões de Chugoku e Kinki; e 150 milímetros no sul de Kyushu.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Fortes chuvas em Kyushu.

Tufão Shanshan provoca um alerta de emergência na região de Kyushu.


Fukuoka - De acordo com as informações meteorológicas desta quarta-feira, 28 de agosto, o tufão Shanshan está se movendo lentamente no sentido norte,  na costa sudoeste do Japão. A velocidade máxima sustentada do vento, no centro tufão, está prevista para atingir 180 km/h. Essa força é o suficiente para destruir casas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tufão Shanshan provoca um alerta de emergência na região de Kyushu.
Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a aproximação do tufão Shanshan provocou um alerta de emergência na região de Kyushu. Tempestades devem atingir a região nesta quinta-feira. Foto: NHK News.

Autoridades Meteorológicas do Japão informaram que Shanshan deve manter sua força ao se aproximar de Kyushu na quinta-feira. Um alerta de emergência foi emitido para a província de Kagoshima. Tempestades e mar revolto devem atingir a província a qualquer momento.

Na noite desta quarta-feira, às 19 horas, o forte tufão estava se movendo lentamente no sentido norte, 40 quilômetros a oeste da Ilha Yakushima. Uma rajada de vento de 152 km/h foi registrada na cidade de Yakushima, pouco depois das 15 horas. Duas horas depois, por volta das 17 horas, uma rajada de vento de 104 km/h foi observada na cidade de Kagoshima, província de mesmo nome.

Segundo a agência meteorológica, a chuva está se intensificando não apenas no sul da região de Kyushu, mas também nas regiões de Shikoku e Tokai. 

A precipitação de uma hora de chuva, medida até as 18 horas desta quarta-feira, atingiu 56 milímetros na vila de Morotsuka (província de Miyazaki); 34 milímetros na cidade de Uwajima (província de Ehime); e 33 milímetros na cidade de Kinko (província de Kagoshima).

Até esta quinta-feira, 29 de agosto, faixas de nuvens pesadas de chuva devem se desenvolver na província de Kagoshima (incluindo a região de Amami); na província de Miyazaki; na província de Yamaguchi; e no norte da região de Kyushu e Shikoku (excluindo a província de Kagawa). Fortes chuvas podem aumentar repentinamente o risco de desastres.

Durante as 24 horas, entre quarta-feira e quinta-feira à noite, a precipitação pode chegar a 600 milímetros de chuva no sul de Kyushu; 400 milímetros de chuva no norte de Kyushu; 300 milímetros de chuva nas regiões de Tokai e Shikoku; e 150 milímetros de chuva nas regiões de Amami e Kinki.

Nas 24 horas até sexta-feira à noite, a precipitação pode chegar a 400 milímetros de chuva no sul e norte de Kyushu e região de Shikoku; 300 milímetros de chuva na região de Tokai; 200 milímetros na região de Kinki; e 150 milímetros na região de Chugoku.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

E o tufão se aproxima.

Sudoeste do Japão se prepara para o tufão Shanshan.


Tóquio - O poderoso tufão Shanshan está se aproximando das Ilhas Amami, sul do Japão. Os moradores estão sendo aconselhados a permanecer em alerta máximo para os fortes ventos e inundações.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sudoeste do Japão se prepara para o tufão Shanshan.
O tufão Shanshan está se aproximando da região sudoeste do Japão, previsto para chegar nesta quarta-feira, 28 de agosto. Foto: NHK News.

Shanshan está atualmente indo para o sudoeste do país, sendo que seu percurso é difícil de prever. Espera-se que o tufão traga chuvas pesadas e generalizadas, incluindo ao longo da costa do Pacífico (do oeste para o leste do Japão), entre terça-feira à noite (27 de agosto) e quinta-feira (29 de agosto). A agência meteorológica está pedindo ao público que fique atento a ventos violentos, mar revolto e deslizamentos de terra.

Ventos de mais de 140 km/h estão previstos para a região de Amami. Até quarta-feira, os ventos podem exceder 250 km/h, colocando em risco casas e outras edificações.

Os preparativos para a vinda do tufão estão em andamento em todo o Japão. Yoichi Uranaka, um pescador da cidade de Yawatahama (província de Ehime), disse aos repórteres que ele tinha ancorado seu navio pesqueiro no cais do porto. Em um campo de arroz na cidade de Okagaki, província de Fukuoka, o produtor rural Toshihide Chikushi explicou que sua safra de arroz precisava ser colhida às pressas, antes da vinda de Shanshan.

Até o meio-dia de quarta-feira, chuvas torrenciais estão previstas para algumas regiões do sudoeste do Japão. O sul da região de Kyushu pode registrar 300 milímetros de chuva (num período de 24 horas) e as Ilhas Amami podem registrar até 400 milímetros de chuva.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Onde está o arroz?

Preocupações aumentam com a escassez de arroz no Japão.


Tóquio - Algo muito incomum está acontecendo em vários supermercados e lojas do Japão: falta de arroz nas prateleiras. Cada vez mais, os consumidores estão ficando preocupados com a escassez de arroz, em um cenário de demanda crescente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Preocupações aumentam com a escassez de arroz no Japão.
A falta de arroz nos supermercados e lojas do Japão está preocupando os consumidores. O Ministério da Agricultura informou que a situação será resolvida, em breve, com a nova safra. Foto: iStock.

O problema se agravou quando no início do mês de agosto, vários consumidores começaram a estocar arroz em suas casas, após a Agência Meteorológica do Japão emitir um alerta de terremoto. De acordo com a agência, existe um grande risco de um megaterremoto ao longo do Vale de Nankai no Oceano Pacífico, área que estende do centro ao sudoeste do Japão.

Para a sorte da população do país, a nova safra do arroz está começando a chegar no mercado. O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca pediu aos consumidores que permaneçam calmos, pois a escassez do arroz será resolvida em breve.

Em um supermercado de Tóquio, no final da semana passada, uma cliente ficou espantada ao ver as prateleiras de arroz vazias. Outra cliente, uma dona de casa, lamentou: "O arroz é um alimento básico, mas está se tornando difícil de comprar. É preocupante."

A Ito-Yokado, uma grande rede de supermercados administrada pela Seven & iHoldings Co., recentemente reforçou as restrições de compra de arroz pelos consumidores, limitando-os a levar um saco por família. "Precisamos ser pacientes até que o novo arroz esteja disponível no mercado", disse um varejista.

Minoru Kanaya, presidente da rede de restaurantes Skylark Holdings Co., comentou sobre o assunto: "O aumento nos preços do arroz está acelerando o aumento dos custos". Já uma outra rede de restaurantes, a Royal Holdings Co., que usa seu próprio arroz cultivado, também espera que seus custos subam em cerca de 100 milhões de ienes.

Em julho, os preços do arroz aumentaram em 18% em relação ao ano anterior, sendo o maior aumento em 20 anos. Isso se deve em parte à maior demanda de estrangeiros, já que o total anual de turistas que visitarão o Japão em 2024 deverá atingir um recorde de 35 milhões de pessoas.

Um produtor de arroz da província de Aomori fez um comentário otimista: "Altas temperaturas estão fazendo o arroz crescer mais rápido, o que é algo bom. Não houve impactos de tufões. Não há necessidade de pânico." 

"Estamos sabendo que o arroz está crescendo bem nas lavouras. Considerando que o novo arroz está programado a ser distribuído agora, acreditamos que a escassez de arroz será resolvida até certo ponto", disse uma pessoa familiarizada com as informações do Ministério da Agricultura.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Perigo no mar!

Ataques de golfinhos aumentam em praias japonesas.


Fukui - Ataques de golfinhos selvagens têm aumentado neste ano em praias de Fukui, gerando um alerta aos banhistas que visitam essa região. Especialistas em animais marinhos afirmam que o golfinho-nariz-de-garrafa do Indo-Pacífico pode ser o maior culpado pelo comportamento agressivo aos humanos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ataques de golfinhos aumentam em praias japonesas.
Uma placa de alerta sobre ataques de golfinhos é vista numa praia em Mihama, província de Fukui. Foto: Kyodo News.

Até terça-feira, 20 de agosto, dezoito pessoas ficaram feridas com os ataques de golfinhos em praias de Fukui. Neste ano, o número de incidentes envolvendo golfinhos aumentou rapidamente em comparação aos dois últimos anos. De acordo com a guarda costeira, uma pessoa ficou ferida em 2022 e cinco pessoas foram feridas em 2023.

Tadamichi Morisaka, professor de cetologia da Universidade de Mie, explicou que as características da barbatana dorsal de um golfinho, avistado recentemente no local dos incidentes, também correspondiam as características de outro golfinho observado na costa de Fukui no ano passado.

"O golfinho pode estar vindo à praia em busca de interação humana. Embora os golfinhos de aquário sejam frequentemente vistos formando laços de amizade com humanos, a interação frequente com pessoas pode fazer com que eles tentem afirmar seu domínio, por meio de mordidas e batidas. Tais situações são um alerta para que as pessoas se afastem dos golfinhos imediatamente", disse Morisaka.

Ryoichi Matsubara, diretor do Aquário Echizen Matsushima (em Sakai, Fukui), alertou que alguns golfinhos podem ser maiores que ursos, podendo ser muito perigoso qualquer contato muito próximo com humanos. "Pode ser tarde demais quando ocorre uma fatalidade", disse Matsubara.

A captura de golfinhos é geralmente proibida pelas regulamentações governamentais da província de Fukui. Autoridades do governo informaram que não planos de alterar as leis por causa dos atuais incidentes.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 25 de agosto de 2024

Tufão #10 está vindo!

Shanshan deve se aproximar do Japão a partir de terça-feira.


Tóquio - As autoridades japonesas estão alertando que forte tufão Shanshan poderá se aproximar da costa do Japão na terça-feira, 27 de agosto, sem perder a maior parte de sua potência. Chuvas pesadas poderão começar antes mesmo do tufão se aproximar do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Shanshan deve se aproximar do Japão a partir de terça-feira.
O tufão Shanshan está se aproximando do Japão, podendo atingir a costa do país na terça-feira, 27 de agosto. Foto: NHK News.

A Agência Meteorológica do Japão informou na tarde de sábado, 24 de agosto, que Shanshan estava se movendo para o norte, sobre as águas próximas das ilhas Ogasawara.

Shanshan se tornou um forte tufão com uma pressão atmosférica central de 980 hectopascais. Ele estava acumulando ventos máximos sustentados de 126 km/h perto de seu centro, com rajadas de pico de 180 km/h.

A previsão é que o tufão atingirá a região de Shikoku com força na terça-feira. Os ventos máximos sustentados poderão atingir a velocidade de 162 km/h, com rajadas máximas de 216 km/h.

As regiões oeste e leste do Japão poderão enfrentar condições climáticas severas, com chuvas e ventos se intensificando entre terça-feira e quarta-feira.

O clima ruim também poderá afetar o norte do Japão entre quarta-feira e quinta-feira.

O tufão poderá impactar o transporte, causando suspensões dos serviços das estações de trens e aeroportos do Japão. As pessoas deverão se manter atualizadas sobre as últimas informações da previsão do tempo do país.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 24 de agosto de 2024

Ladrões de frutas atacam!

Produtores de frutas tomam enorme prejuízo com o roubo de peras em Ibaraki.


Mito - A polícia japonesa informou esta semana que cerca de 2.750 peras (nashi) foram roubadas de um pomar na cidade de Tsuchiura, província de Ibaraki. O crime ocorreu na última terça-feira, 20 de agosto. O produtor rural teve um prejuízo avaliado em 300.000 ienes.

www.nikkeyon.blogspot.com
Produtores de frutas tomam enorme prejuízo com o roubo de peras em Ibaraki.
Um produtor de frutas da  cidade de Tsuchiura, província de Ibaraki, teve cerca de 2.750 peras japonesas (nashi) roubadas em sua plantação entre os dias 20 e 21 de agosto. Este é o segundo caso de roubos de peras na província Ibaraki em menos de um mês. Foto: Ibaraki Exports. 

Este é o segundo caso de roubo de peras em Ibaraki neste mês. Em 2 de agosto, cerca de 3.200 peras  (avaliadas em 870.000 ienes) foram roubadas em um outro pomar na cidade de Kasama. Em ambos os casos, as peras foram roubadas pouco antes de serem colhidas.

De acordo com a polícia de Ibaraki, o último roubo aconteceu em um pomar de 2.000 metros quadrados, entre o período da tarde de terça-feira, por volta das 17 horas, e a manhã de quarta-feira, por volta das 9h30.

Não havia câmeras de segurança instaladas no pomar de Tsuchiura. A polícia do Japão vem pedindo aos produtores de frutas que tomem medidas mais fortes de prevenção aos crimes de roubo, como a instalação de câmeras de segurança e luzes que acendem quando sensores detectam intrusos. 


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Shanshan vai trazer chuvas.

Nova tempestade tropical trará fortes chuvas para o Japão na próxima semana.


Tóquio - A nova tempestade tropical Shanshan poderá chegar às ilhas Ogasawara, no Oceano Pacífico, no próximo domingo, 25 de agosto. É provável que Shanshan se aproxime do Japão no início da próxima semana.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nova tempestade tropical trará fortes chuvas para o Japão na próxima semana.
Novo tufão Shanshan está a caminho, podendo trazer fortes chuvas ao Japão na próxima semana. Fonte: NHK News. 

A Agência Meteorológica do Japão informou que uma depressão tropical se transformou em tempestade tropical perto das Ilhas Marianas, nesta quinta-feira, às 3 horas da manhã (horário do Japão).

Espera-se que Shanshan se mova lentamente pelo Oceano Pacífico, sentido noroeste, até chegar perto das Ilhas Ogasawara.

As autoridades meteorológicas estão pedindo para que as pessoas no Japão se mantenham atualizadas sobre Shanshan, se informando através da previsão do tempo.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

A terra balançou perto de Tóquio.

Terremotos consecutivos atinge a região de Ibaraki.


Mito - Terremotos de magnitude 5,1 e 4,7 atingiram a província de Ibaraki. A Agência Meteorológica do Japão informou que não há ameaça de tsunami.

www.nikkeyon.blogspot.com
Terremotos consecutivos atinge a região de Ibaraki.
Dois terremotos atingiram o norte da província de Ibaraki na madrugada desta segunda-feira, 19 de agosto. A cidade de Hitachi registrou a maior intensidade do tremor,  com magnitude 5-. Foto: NHK News.

O terremoto de magnitude 5,1 ocorreu às 0h50 da manhã de segunda-feira, 19 de agosto. A agência meteorológica estimou que o epicentro do tremor foi no norte de Ibaraki. O foco do terrremoto estava a uma profundidade de 8 quilômetros.

Na cidade de Hitachi, província de Ibaraki, o terremoto teve intensidade de menor que 5 (isso na escala japonesa de 0 a 7).

A agência meteorológica comunicou que dois minutos antes do segundo terremoto, às 0h48 da manhã, um terremoto de magnitude 4,7 também abalou o norte de Ibaraki. O foco do tremor estava a uma profundidade de 10 quilômetros. Esse terremoto teve intensidade 4 nas cidades de Hitachi e Takahagi, ambas na província de Ibaraki.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 18 de agosto de 2024

Depois da tempestade, o calor!

Calor intenso atinge grandes áreas do Japão.


Tóquio - Autoridades Meteorológicas do Japão estão alertando a população sobre os riscos de insolação neste domingo, 18 de agosto. Eles preveem clima extremamente quente em grande parte do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Calor intenso atinge grandes áreas do Japão.
Onda de calor atinge grandes áreas do Japão neste domingo, 18 de agosto. Foto: NHK News.

A agência meteorológica informou que as temperaturas aumentarão à medida que um sistema de alta pressão cobrir grandes áreas do oeste e norte do Japão.

No período da tarde, a cidade de Hamamatsu (província de Shizuoka) registrou 37,3 graus Celsius. Na cidade de Minokamo, província de Gifu, a temperatura chegou a marca dos 37,2 graus Celsius.

O Ministério do Meio Ambiente e a agência meteorológica emitiram alertas de insolação para 31 das 47 províncias japonesas, entre as regiões de Kanto-Koshin e Kyushu.

Neste clima severo, muitas pessoas estão desenvolvendo insolação. Casos extremos estão resultando em mortes.

A população está sendo aconselhada a evitar saídas e exercícios desnecessários, usar o ar-condicionado adequadamente e consumir água e sal em quantidade adequada.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 17 de agosto de 2024

Após a passagem do Ampil.

Normalização da vida após a passagem do tufão no Japão.


Tóquio - A vida está voltando ao normal em Tóquio e áreas vizinhas, depois que uma forte tempestade atingiu a região. O tufão Ampil provocou apagões e alterou os planos de viagem de muita gente, mas agora a vida está voltando ao normal.

www.nikkeyon.blogspot.com
Normalização da vida após a passagem do tufão no Japão.
A vida está voltando ao normal após a passagem do tufão Ampil no Japão. Foto: NHK News. 

Ampil está se movendo para leste-nordeste, longe da costa do Pacífico e da ilha principal do Japão. A agência meteorológica do país informou que o tufão estava 280 quilômetros a leste da cidade de Iwaki, província de Fukushima, às 9 horas de sábado. A velocidade do tufão era de 20 km/h, se movendo para leste-nordeste.

As autoridades do governo estão alertando a população sobre deslizamentos de terra, inundações e transbordamento de rios na província de Fukushima.

Empresas de energia elétrica comunicaram que a maioria das interrupções de eletricidade foi restaurada. A operadora do trem-bala Tokaido Shinkansen informou que os serviços completos foram retomados neste sábado.

Entretanto, as viagens aéreas ainda estão afetadas. Cerca de 68 voos domésticos continua cancelados no sábado. Um grande número de pessoas deve retornar para casa, com o fim do feriado prolongado do Obon, que termina neste fim de semana.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

A varíola do macaco.

Japão emite alerta, de nível 1, contra a MPox.


Tóquio - Nesta semana, o governo japonês emitiu um alerta de nível 1 contra o MPox. A doença é viral  e já foi conhecida como varíola dos macacos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão emite alerta, de nível 1, contra a MPox.
Japão emite alerta contra a doença viral MPox, que está se espalhando por alguns países africanos. Foto: NHK News.

A medida do Japão ocorre depois que a Organização Mundial da Saúde anunciou um recente aumento de casos de MPox, As pessoas não devem viajar para sete países da Africa, principalmente na República Democrática do Congo. O problema é uma emergência de saúde pública internacional.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão emitiu o alerta na quinta-feira, 15 de agosto. Os viajantes devem evitar os seguintes países africanos: República Democrática do Congo, Burundi, Quênia, Ruanda, Uganda, República do Congo e República Centro-Africana.

O alerta de nível 1 é o mais baixo na escala de quatro níveis do Japão. O governo está enfatizando que as pessoas tomem precauções contra infecções, durante as viagens ou permanência nesses países africanos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Ampil está a caminho.

Tufão Ampil provoca transtornos para as pessoas que estão viajando no feriado prolongado.


Tóquio - Muitas pessoas estão curtindo a semana do Obon no Japão, mas a mudança do clima pode estragar os planos de muita gente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tufão Ampil provoca transtornos para as pessoas que estão viajando no feriado prolongado.
Tufão Ampil poderá chegar à região de Kanto nesta sexta-feira (16 de agosto) ou sábado (17 de agosto), trazendo muita chuva e ventos fortes. A agência meteorológica está pedindo para a população que fiquem preparados para o tufão. Foto: NHK News.

O tufão Ampil está se aproximando na parte leste da principal ilha do Japão. Tóquio, Yokohama e Chiba são umas das principais cidades que estão no meio do caminho do tufão.

Ampil continua a se fortalecer à medida que se move para o norte, acompanhado por uma zona de tempestade de grande força.

Após passar pelas ilhas Izu, a tempestade poderá chegar à região leste do Japão entre sexta-feira e sábado (17 e 18 de agosto).

A Central Japan Railway Company (JR Tokai) informou que cancelará todos os serviços da linha do trem-bala Tokaido Shinkansen, entre Tóquio e Nagoya, durante todo o dia de sexta-feira.

A East Japan Railway Company (JR East) comunicou que pode haver suspensões do serviço de trens e grandes atrasos na sexta-feira. Entre o meio-dia e a noite de sexta-feira, as linhas Tohoku, Jo-etsu, Hokuriku, Akita e Yamagata Shinkansen poderão ser paralisadas por causa do tufão.

No caso das companhias aéreas, a All Nippon Airways e a Japan Airlines informaram que cancelarão um total de 500 voos na sexta-feira. Os voos afetados pelo tufão serão os que atendem os aeroportos de Haneda e Narita.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Japão terá um novo primeiro-ministro.

Kishida decide não concorrer nas próximas eleições presidenciais do Partido Liberal Democrata.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o atual primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, informou para a imprensa que não irá concorrer na eleição presidencial do Partido Liberal Democrata (LDP), programado pelo governo para o próximo mês.

www.nikkeyon.blogspot.com
Kishida decide não concorrer nas próximas eleições presidenciais do Partido Liberal Democrata.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, informou nesta quarta-feira, 14 de agosto, que não irá concorrer na eleição presidencial do Partido Liberal Democrata (LDP), marcada para o mês que vem. Foto: NHK News.

Com a decisão de Kishida em sair do governo, isso significa que o Japão terá um novo primeiro-ministro em breve.

Várias facções do partido LDP foram envolvidas em um escândalo de arrecadação de fundos eleitorais. Pesquisas de opiniões da imprensa japonesa mostraram que o gabinete de Kishida tinha um baixo índice de aprovação da população do país.

Espera-se que Kishida explique sua decisão em uma próxima coletiva de imprensa, talvez marcada para a tarde desta quarta-feira.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Nova tempestade chegando.

Tempestade tropical Ampil se aproxima das Ilhas Ogasawara, Japão.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão informou nesta terça-feira, 13 de agosto, que uma nova tempestade tropical está se movendo sobre o Oceano Pacífico e deve se aproximar das Ilhas Ogasawara na quarta-feira.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tempestade tropical Ampil se aproxima das Ilhas Ogasawara, Japão.
A agência meteorológica informou nesta terça-feira, 13 de agosto, que uma nova tempestade tropical, chamada Ampil, está se aproximando do Japão. Fortes chuvas poderão ser registradas nas ilhas Ogasawara já na noite de terça-feira. Foto: NHK News.

De acordo com as autoridades meteorológicas, a tempestade, chamada de Ampil, poderá se aproximar das Ilhas Izu, região de Kanto e região de Tokai já na próxima quinta-feira, 15 de agosto. A região de Tohoku poderá ser atingida pelo Ampil na quinta ou sexta-feira.

Espera-se que a tempestade Ampil ganhe força à medida que continue seguindo no sentido norte, até atingir a costa do Japão. Atualmente, a tempestade tropical tem uma pressão atmosférica central de 996 hectopascais. Ampil está acumulando ventos máximos sustentados de 72 km/h perto de seu centro, e rajadas de vento de até 108 km/h. 

No final da tarde de quarta-feira, a tempestade poderá chegar próximo das Ilhas Ogasawara. Na região das ilhas, fortes chuvas poderão ser registradas na noite de terça-feira, na quarta-feira e também na quinta-feira.

A precipitação máxima poderá chegar a 80 milímetros de chuva (nas 24 horas) até quarta-feira de manhã, e 120 milímetros de chuva nas 24 horas seguintes.

As águas do mar estarão extremamente tempestuosas na quinta-feira, entre as ilhas Ogasawara, a região de Kanto e Tokai. Autoridades meteorológicas estão alertando a população sobre o mar agitado com ondas fortes, e possíveis deslizamentos de terra. As pessoas deverão tomar providências para se proteger das fortes chuvas e manter atualizadas com as últimas informações sobre a tempestade Ampil.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Encerramento dos Jogos Olímpicos 2024.

Olimpíadas de Paris chegam ao fim, com a passagem do bastão para Los Angeles.


Paris - As Olimpíadas de Paris chegaram ao fim neste domingo, 11 de agosto, após mais de duas semanas de vitórias arduamente conquistadas e muita emoção em várias modalidades esportivas. Os organizadores dos jogos olímpicos se esforçaram para exibir com sucesso a beleza da capital francesa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Olimpíadas de Paris chegam ao fim, com a passagem do bastão para Los Angeles.
Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizada no Stade de France, em Saint-Denis, França. Foto: AP.

A cerimônia de encerramento foi realizada no Stade de France, com capacidade para 80.000 pessoas. Esse foi mesmo lugar onde as seleções francesas de futebol, rúgbi, "rúgbi sevens" e o atletismo fizeram suas partidas nos jogos olímpicos.

Durante as olimpíadas, a estrela da natação Leon Marchand e o judoca Teddy Riner atenderam às expectativas da torcida local e dos fãs dos esportes, ao ganhar quatro e duas medalhas de ouro respectivamente. 

Os Estados Unidos e a China terminaram os jogos com 40 medalhas de ouro cada. O Japão terminou em terceiro na corrida do ouro, com 20 medalhas, sendo a maior surpresa para muitos nesta Olimpíada.

"Queríamos imagens fortes. Nossos locais de competição entrarão para a história dos jogos", disse Tony Estanguet, presidente do comitê organizador das Olimpíadas de Paris. Estanguet se referiu aos locais dos jogos próximos a muitos dos marcos da cidade, como a Torre Eiffel e o Palácio de Versalhes. 

Atletas de mais de 200 comitês olímpicos, incluindo a Equipe Olímpica de refugiados, competiram nos jogos. Os medalhistas compareceram às cerimônias de vitória sem usar máscaras (uma diferença marcante em relação às Olimpíadas de Tóquio em 2021), numa época onde a pandemia do coronavírus assustava muita gente.

"Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram uma celebração dos atletas e do esporte no seu melhor. Estes Jogos Olímpicos foram entregues completamente sob as reformas da nossa Agenda Olímpica: mais jovens, mais urbanos, mais inclusivos e mais sustentáveis. Os primeiros Jogos Olímpicos com paridade de gênero completa", disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

No final da cerimônia de encerramento, a bandeira olímpica foi entregue pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, à sua colega de Los Angeles, Karen Bass, para os próximos jogos em 2028 nos Estados Unidos. O astro de Hollywood Tom Cruise fez sua aparição "Missão Impossível" no estádio, ao pegar a bandeira olímpica e levá-la para Los Angeles. Outros artistas americanos (como Billie Eilish, Snoop Dogg e Red Hot Chili Peppers) fizeram suas apresentações musicais em uma praia em Los Angeles, saudando a próxima capital dos Jogos Olímpicos de 2028.

Parabéns Paris pelo excelente trabalho olímpico!


Fonte: Kyodo News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 11 de agosto de 2024

Inicia o feriado do Obon.

Pessoas começam a viajar para o feriado prolongado, em meio ao alerta do megaterremoto.


Tóquio - A correria do feriado do Obon começou para valer neste sábado, 10 de agosto, em meio a uma vigilância intensificada do alerta do megaterremoto, feito pela agência meteorológica na última sexta-feira.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pessoas começam a viajar para o feriado prolongado, em meio ao alerta do megaterremoto.
Pessoas lotam o terminal de embarque do aeroporto de Haneda em Tóquio, na manhã do sábado, dia 10 de agosto. Foto: Kyodo News.

As companhias aéreas relataram que muitos voos domésticos, partindo do aeroporto de Haneda, estavam lotados. Muitos voos, para as regiões onde poderiam ser afetadas pelo terremoto Nankai Through, também estavam lotados de passageiros, informou a Kyodo News.

Na estação de trem de Tóquio, os assentos reservados para a maioria dos trens-balas estavam lotados, especialmente a linha Tokaido Shinkansen. Os trens, em todas as linhas do shinkansen, estavam operando em velocidade mais lenta devido ao aviso do megaterremoto.

As reservas dos assentos reservados nos trens-balas e convencionais, das seis empresas da JR (Japan Railways), tiveram vendas um pouco acima do normal, cerca de 1,2 vezes maiores neste ano, se comparadas com as vendas no feriado do ano passado. O feriado do Obon dura até o próximo fim de semana, 17 e 18 de agosto.

As companhias aéreas informaram que as reservas para os voos domésticos estavam no mesmo nível de vendas do ano passado.

Operadores das rodovias expressas estão prevendo engarrafamentos de mais de 10 quilômetros neste fim de semana.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 10 de agosto de 2024

Muita chuva em Tohoku.

Forte tempestade tropical se aproxima do Japão.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão informou que a tempestade tropical Maria está se aproximando no norte do país, podendo atingir a costa marítima na segunda-feira, 12 de agosto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Forte tempestade tropical se aproxima do Japão.
Tempestade tropical Maria está se aproximando na costa do Japão, com previsão de atingir a região de Tohoku na segunda-feira, 12 de agosto. Foto: NHK News.

"Maria" está se movendo para o norte, sobre as águas a leste do Japão. A tempestade deve se intensificar e se deslocar para o oeste no domingo, 11 de agosto, chegando bem perto do norte do país no dia seguinte.

Os ventos devem ficar mais fortes no domingo, com uma velocidade máxima sustentada de 90 km/h na região de Tohoku e 54 km/h em Hokkaido.

As rajadas de vento podem atingir um pico de 126 km/h na região de Tohoku e 90 km/h em Hokkaido.

Espera-se que o mar fique agitado, com ondas de até 7 metros de altura na costa de Tohoku. Chuvas intermitentes, acompanhadas de trovões, também estão previstas para o norte do Japão no domingo.

A precipitação na região de Tohoku pode chegar a 300 milímetros de chuva, durante as 24 horas, até a manhã de segunda-feira. Já na manhã de terça-feira, a precipitação pode chegar a 200 milímetros de chuva na mesma região.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Possibilidade de um grande terremoto.

Como precaução, Agência Meteorológica do Japão emite alerta para um megaterremoto.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 8 de agosto, as autoridades japonesas emitiram um alerta para a população (de uma grande área do Japão) à respeito de um megaterremoto ocorrer no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Como precaução, Agência Meteorológica do Japão emite alerta para um megaterremoto.
Autoridades japonesas estão pedindo à população, de uma grande parte do Japão, para que tome precauções contra um possível megaterremoto. Foto: NHK News.

O alerta especial é uma medida de precaução e foi emitido pela primeira vez. Isso aconteceu depois que um forte terremoto abalou a região de Kyushu no mesmo dia.

A Agência Meteorológica do Japão informou que há uma possibilidade, relativamente alta, de que um terremoto de grande proporções atinja a área onde o Nankai Trough está localizado. Se um megaterremoto ocorrer, fortes tremores e grandes tremores são esperados. Embora a possibilidade atual seja maior do que o normal, a agência observa que isso não significa que algo definitivamente ocorrerá durante um certo período de tempo.

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o sudoeste do Japão na quinta-feira. Mais tremores poderão atingir a área até sexta-feira. Especialistas observam que a atividade sísmica continua alta.

A agência meteorológica está pedindo aos municípios da região, entre as áreas ao redor de Tóquio e sul da província de Okinawa, que verifiquem suas preparações no caso de terremoto.

Especialistas acreditam que o terremoto Nankai Trough pode ocorrer ao longo da fronteira das placas tectônicas entre a Baía de Suruga, na província de Shizuoka, e o Mar Hyuganada, ao largo de Kyushu. Eles acreditam que há uma chance de 70% a 80% de que um megaterremoto ocorra nas próximas três décadas, com uma magnitude na faixa de 8 a 9.

De acordo com uma estimativa do governo japonês, num pior cenário, o megaterremoto poderia causar mais de 230.000 mortes e destruir cerca de 2 milhões de edifícios.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Esfaqueado por um adolescente.

Garoto de 15 anos é preso por ataque com faca na estação de trem.


Fukuoka - A polícia de Fukuoka prendeu  na noite de terça-feira, 6 de agosto, um adolescente de 15 anos após ele esfaquear um homem de 50 anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Garoto de 15 anos é preso por ataque com faca na estação de trem.
Estação de trem JR Hakata na província de Fukuoka. A polícia prendeu um estudante de 15 anos, após ele esfaquear um homem nas proximidades da estação. Foto: JR Kyushu.

O incidente ocorreu por volta das 21h15, próximo da estação de trem JR Hakata. A polícia recebeu uma ligação da vítima do ataque. Ela disse aos policiais que foi esfaqueada de repente do lado de fora de uma loja de conveniência, perto da estação Hakata.

O homem sofreu ferimentos no braço direito e no rosto. Ele foi levado ao hospital e sua vida não corre perigo.

Aproximadamente 45 minutos depois, a polícia encontrou o suspeito do ataque. Segundo as autoridades, um estudante do ensino médio da cidade de Hita, província de Oita, é o provável suspeito do crime. A cerca de 100 metros do local onde o homem foi atacado, o garoto foi encontrado carregando uma faca de cozinha.

O estudante foi preso por violar a lei de controle de espadas e armas de fogo. Ele deu a entender seu envolvimento no ataque ao homem com a faca, de acordo com a polícia. Não há indícios de que o garoto conheça a vítima.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.