Olimpíadas de Paris chegam ao fim, com a passagem do bastão para Los Angeles.
Paris - As Olimpíadas de Paris chegaram ao fim neste domingo, 11 de agosto, após mais de duas semanas de vitórias arduamente conquistadas e muita emoção em várias modalidades esportivas. Os organizadores dos jogos olímpicos se esforçaram para exibir com sucesso a beleza da capital francesa.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizada no Stade de France, em Saint-Denis, França. Foto: AP. |
A cerimônia de encerramento foi realizada no Stade de France, com capacidade para 80.000 pessoas. Esse foi mesmo lugar onde as seleções francesas de futebol, rúgbi, "rúgbi sevens" e o atletismo fizeram suas partidas nos jogos olímpicos.
Durante as olimpíadas, a estrela da natação Leon Marchand e o judoca Teddy Riner atenderam às expectativas da torcida local e dos fãs dos esportes, ao ganhar quatro e duas medalhas de ouro respectivamente.
Os Estados Unidos e a China terminaram os jogos com 40 medalhas de ouro cada. O Japão terminou em terceiro na corrida do ouro, com 20 medalhas, sendo a maior surpresa para muitos nesta Olimpíada.
"Queríamos imagens fortes. Nossos locais de competição entrarão para a história dos jogos", disse Tony Estanguet, presidente do comitê organizador das Olimpíadas de Paris. Estanguet se referiu aos locais dos jogos próximos a muitos dos marcos da cidade, como a Torre Eiffel e o Palácio de Versalhes.
Atletas de mais de 200 comitês olímpicos, incluindo a Equipe Olímpica de refugiados, competiram nos jogos. Os medalhistas compareceram às cerimônias de vitória sem usar máscaras (uma diferença marcante em relação às Olimpíadas de Tóquio em 2021), numa época onde a pandemia do coronavírus assustava muita gente.
"Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram uma celebração dos atletas e do esporte no seu melhor. Estes Jogos Olímpicos foram entregues completamente sob as reformas da nossa Agenda Olímpica: mais jovens, mais urbanos, mais inclusivos e mais sustentáveis. Os primeiros Jogos Olímpicos com paridade de gênero completa", disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.
No final da cerimônia de encerramento, a bandeira olímpica foi entregue pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, à sua colega de Los Angeles, Karen Bass, para os próximos jogos em 2028 nos Estados Unidos. O astro de Hollywood Tom Cruise fez sua aparição "Missão Impossível" no estádio, ao pegar a bandeira olímpica e levá-la para Los Angeles. Outros artistas americanos (como Billie Eilish, Snoop Dogg e Red Hot Chili Peppers) fizeram suas apresentações musicais em uma praia em Los Angeles, saudando a próxima capital dos Jogos Olímpicos de 2028.
Parabéns Paris pelo excelente trabalho olímpico!
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário