Ataques de golfinhos aumentam em praias japonesas.
Fukui - Ataques de golfinhos selvagens têm aumentado neste ano em praias de Fukui, gerando um alerta aos banhistas que visitam essa região. Especialistas em animais marinhos afirmam que o golfinho-nariz-de-garrafa do Indo-Pacífico pode ser o maior culpado pelo comportamento agressivo aos humanos.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Uma placa de alerta sobre ataques de golfinhos é vista numa praia em Mihama, província de Fukui. Foto: Kyodo News. |
Até terça-feira, 20 de agosto, dezoito pessoas ficaram feridas com os ataques de golfinhos em praias de Fukui. Neste ano, o número de incidentes envolvendo golfinhos aumentou rapidamente em comparação aos dois últimos anos. De acordo com a guarda costeira, uma pessoa ficou ferida em 2022 e cinco pessoas foram feridas em 2023.
Tadamichi Morisaka, professor de cetologia da Universidade de Mie, explicou que as características da barbatana dorsal de um golfinho, avistado recentemente no local dos incidentes, também correspondiam as características de outro golfinho observado na costa de Fukui no ano passado.
"O golfinho pode estar vindo à praia em busca de interação humana. Embora os golfinhos de aquário sejam frequentemente vistos formando laços de amizade com humanos, a interação frequente com pessoas pode fazer com que eles tentem afirmar seu domínio, por meio de mordidas e batidas. Tais situações são um alerta para que as pessoas se afastem dos golfinhos imediatamente", disse Morisaka.
Ryoichi Matsubara, diretor do Aquário Echizen Matsushima (em Sakai, Fukui), alertou que alguns golfinhos podem ser maiores que ursos, podendo ser muito perigoso qualquer contato muito próximo com humanos. "Pode ser tarde demais quando ocorre uma fatalidade", disse Matsubara.
A captura de golfinhos é geralmente proibida pelas regulamentações governamentais da província de Fukui. Autoridades do governo informaram que não planos de alterar as leis por causa dos atuais incidentes.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário