sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Possibilidade de um grande terremoto.

Como precaução, Agência Meteorológica do Japão emite alerta para um megaterremoto.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 8 de agosto, as autoridades japonesas emitiram um alerta para a população (de uma grande área do Japão) à respeito de um megaterremoto ocorrer no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Como precaução, Agência Meteorológica do Japão emite alerta para um megaterremoto.
Autoridades japonesas estão pedindo à população, de uma grande parte do Japão, para que tome precauções contra um possível megaterremoto. Foto: NHK News.

O alerta especial é uma medida de precaução e foi emitido pela primeira vez. Isso aconteceu depois que um forte terremoto abalou a região de Kyushu no mesmo dia.

A Agência Meteorológica do Japão informou que há uma possibilidade, relativamente alta, de que um terremoto de grande proporções atinja a área onde o Nankai Trough está localizado. Se um megaterremoto ocorrer, fortes tremores e grandes tremores são esperados. Embora a possibilidade atual seja maior do que o normal, a agência observa que isso não significa que algo definitivamente ocorrerá durante um certo período de tempo.

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o sudoeste do Japão na quinta-feira. Mais tremores poderão atingir a área até sexta-feira. Especialistas observam que a atividade sísmica continua alta.

A agência meteorológica está pedindo aos municípios da região, entre as áreas ao redor de Tóquio e sul da província de Okinawa, que verifiquem suas preparações no caso de terremoto.

Especialistas acreditam que o terremoto Nankai Trough pode ocorrer ao longo da fronteira das placas tectônicas entre a Baía de Suruga, na província de Shizuoka, e o Mar Hyuganada, ao largo de Kyushu. Eles acreditam que há uma chance de 70% a 80% de que um megaterremoto ocorra nas próximas três décadas, com uma magnitude na faixa de 8 a 9.

De acordo com uma estimativa do governo japonês, num pior cenário, o megaterremoto poderia causar mais de 230.000 mortes e destruir cerca de 2 milhões de edifícios.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário