terça-feira, 27 de agosto de 2024

Onde está o arroz?

Preocupações aumentam com a escassez de arroz no Japão.


Tóquio - Algo muito incomum está acontecendo em vários supermercados e lojas do Japão: falta de arroz nas prateleiras. Cada vez mais, os consumidores estão ficando preocupados com a escassez de arroz, em um cenário de demanda crescente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Preocupações aumentam com a escassez de arroz no Japão.
A falta de arroz nos supermercados e lojas do Japão está preocupando os consumidores. O Ministério da Agricultura informou que a situação será resolvida, em breve, com a nova safra. Foto: iStock.

O problema se agravou quando no início do mês de agosto, vários consumidores começaram a estocar arroz em suas casas, após a Agência Meteorológica do Japão emitir um alerta de terremoto. De acordo com a agência, existe um grande risco de um megaterremoto ao longo do Vale de Nankai no Oceano Pacífico, área que estende do centro ao sudoeste do Japão.

Para a sorte da população do país, a nova safra do arroz está começando a chegar no mercado. O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca pediu aos consumidores que permaneçam calmos, pois a escassez do arroz será resolvida em breve.

Em um supermercado de Tóquio, no final da semana passada, uma cliente ficou espantada ao ver as prateleiras de arroz vazias. Outra cliente, uma dona de casa, lamentou: "O arroz é um alimento básico, mas está se tornando difícil de comprar. É preocupante."

A Ito-Yokado, uma grande rede de supermercados administrada pela Seven & iHoldings Co., recentemente reforçou as restrições de compra de arroz pelos consumidores, limitando-os a levar um saco por família. "Precisamos ser pacientes até que o novo arroz esteja disponível no mercado", disse um varejista.

Minoru Kanaya, presidente da rede de restaurantes Skylark Holdings Co., comentou sobre o assunto: "O aumento nos preços do arroz está acelerando o aumento dos custos". Já uma outra rede de restaurantes, a Royal Holdings Co., que usa seu próprio arroz cultivado, também espera que seus custos subam em cerca de 100 milhões de ienes.

Em julho, os preços do arroz aumentaram em 18% em relação ao ano anterior, sendo o maior aumento em 20 anos. Isso se deve em parte à maior demanda de estrangeiros, já que o total anual de turistas que visitarão o Japão em 2024 deverá atingir um recorde de 35 milhões de pessoas.

Um produtor de arroz da província de Aomori fez um comentário otimista: "Altas temperaturas estão fazendo o arroz crescer mais rápido, o que é algo bom. Não houve impactos de tufões. Não há necessidade de pânico." 

"Estamos sabendo que o arroz está crescendo bem nas lavouras. Considerando que o novo arroz está programado a ser distribuído agora, acreditamos que a escassez de arroz será resolvida até certo ponto", disse uma pessoa familiarizada com as informações do Ministério da Agricultura.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário