segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Krathon e Jebi se aproximam.

Duas fortes tempestades se aproximam do Japão.


Tóquio - Autoridades meteorológicas do Japão informou neste domingo, 29 de setembro, que o tufão Krathon está se aproximando das ilhas do sudoeste da província de Okinawa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Duas fortes tempestades se aproximam do Japão.
O tufão Krathon e a tempestade tropical Jebi estão se aproximando do Japão, podendo atingir o país durante esta semana. Foto: NHK News.

Segundo a Agência Meteorológica, Krathon se transformou em um tufão a leste das Filipinas neste domingo. Ele está se movendo para o noroeste e ganhando força. Dentro de alguns dias, o tufão chegará perto de Ishigaki, Miyako e outras ilhas do sudoeste de Okinawa.

Além de Krathon, uma outra tempestade, chamada Jebi, também está se aproximando do país, podendo chegar próximo da região de Kanto nos próximos dias.

De acordo com os meteorologistas, a tempestade tropical Jebi estava se movendo para o norte neste domingo, perto das ilhas Marianas, no Oceano Pacífico.

A previsão é de que Jebi se aproximará das cadeias de ilhas japonesas Ogasawara e Izu, e mais a região de Kanto, entre segunda-feira e terça-feira (30 de setembro e 1 de outubro).


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.


domingo, 29 de setembro de 2024

Para os estudantes ucranianos.

Ucrânia recebe milhares de livros didáticos do Japão.


Kiev - Mesmo em meio de uma guerra, a Ucrânia tem recebido ajuda internacional para a educação. Na semana passada, o país recebeu do Japão mais de um milhão de livros didáticos para apoiar o setor educacional ucraniano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ucrânia recebe milhares de livros didáticos do Japão.
O Japão forneceu mais de um milhão de livros didáticos para a Ucrânia. Foto: NHK News.

Na quinta-feira, 26 de setembro, uma cerimônia de entrega dos livros didáticos à Ucrânia foi realizada na cidade de Irpin, perto da capital Kiev. A solenidade teve a presença de autoridades dos governos japonês e ucraniano.

O governo japonês forneceu os livros didáticos a pedido da Ucrânia. O fornecimento real dos materiais foi organizado pela Japan International Cooperation Agency.

Os livros didáticos são sobre literatura ucraniana e estrangeira.Todo o material será distribuído para os alunos da quinta série, em cerca de 10.000 escolas por toda a Ucrânia.

O embaixador do Japão, Kuniori Matsuda, discursou dizendo que a geração mais jovem da Ucrânia desempenhará um papel fundamental na reconstrução do país. Ele acrescentou que o Japão apoia a Ucrânia em seu caminho para a recuperação e prosperidade.

O ministro da educação da Ucrânia, Oksen Lisovyi, expressou gratidão pelos livros didáticos. Ele disse que o Japão foi o primeiro país a oferecer ajuda em 2022, quando seu país alocou todos os recursos orçamentários para a guerra, não deixando dinheiro para livros didáticos.

Estudantes ucranianos também expressaram gratidão pela assistência japonesa. Uma ucraniana de 16 anos disse que quer trabalhar em uma empresa internacional, enquanto ajuda a reconstruir a Ucrânia.  Ela também disse que quer visitar o Japão.

No mesmo dia da cerimônia, um alerta de ataque aéreo levou cerca de 500 alunos da escola a evacuar o local temporariamente para um abrigo.

Analistas dizem que garantir um ambiente educacional seguro para os estudantes na Ucrânia continua sendo um desafio, enquanto a invasão russa continua.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 28 de setembro de 2024

Tempo na região central do Japão.

Chuvas intensas podem ocorrer em Kanto, Shizuoka e Ilhas Izu neste sábado.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão informou nesta sexta-feira, 27 de setembro, que fortes chuvas podem atingir a região de Kanto, a província de Shizuoka e as Ilhas Izu no sábado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Chuvas intensas podem ocorrer em Kanto, Shizuoka e Ilhas Izu neste sábado.
A previsão do tempo para este fim de semana é fortes chuvas para a região de Kanto, província de Shizuoka e Ilhas Izu. Foto: NHK News.

Segundo os meteorologistas, os sistemas de baixa pressão estão se aproximando das áreas costeiras de Kanto. As condições climáticas ficarão instáveis para as regiões citadas, podendo surgir tempestades.

Entre sexta-feira e sábado, 250 milímetros de chuva poderão cair na área de Izu e província de Shizuoka. Nas outras regiões: 200 milímetros de chuva nas Ilhas Izu; 150 milímetros de chuva no sul de Kanto; e 100 milímetros de chuva no norte de Kanto.

Entre sábado e domingo, há previsão de até 150 milímetros de chuva na região de Izu (Shizuoka) e nas Ilhas Izu (Tóquio). Na região sul de Kanto, as precipitações poderão atingir até 120 milímetros de chuva no mesmo período.

Autoridades meteorológicas estão pedindo aos moradores dessas regiões para que fiquem em alerta, no caso de inundações e deslizamentos de terra.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Inocente após 5 décadas.

Tribunal do Japão absolve homem acusado de um crime ocorrido há 58 anos.


Shizuoka - O Tribunal Distrital de Shizuoka absolveu nesta quinta-feira, 26 de setembro, um homem de 88 anos que foi condenado à morte pelo assassinato de uma família em 1966.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tribunal do Japão absolve homem acusado de um crime ocorrido há 58 anos.
Tribunal Distrital de Shizuoka absolveu Iwao Hakamada, 88 anos, acusado de um assassinato ocorrido em 1966. Foto: NHK News.

O veredicto saiu no período da tarde, onde Iwao Hakamada foi inocentado de todas as acusações que o condenaram há mais de 5 décadas. A defesa alegou que evidências importantes foram fabricadas pelos investigadores da época.

Hakamada foi acusado de matar um gerente sênior da fábrica de pasta de missô onde ele era empregado. Além do gerente, a família do empresário (a esposa e os dois filhos) também foi assassinada. O acusado sempre alegou inocência, mesmo depois de sua sentença de morte ser finalizada em 1980.

Um total de 15 audiências foram realizadas, desde que o novo julgamento de Hakamada começou em outubro do ano passado.

O principal ponto de discórdia, no novo julgamento, foi a cor das manchas de sangue em cinco peças de roupa encontradas em um tanque de missô perto da cena do crime, 14 meses após os assassinatos. Os itens serviram como evidência crucial que levou à condenação de Hakamada na década de 60.

Na nova decisão, o juiz presidente Koshi Kunii disse que as roupas encontradas não manteriam a tonalidade vermelha do sangue, depois de ficarem enterradas na pasta de missô por mais de um ano.

Kunii acrescentou que os primeiros investigadores do caso colocaram as roupas no tanque, depois de um período considerável de tempo desde os assassinatos. As cinco peças de roupa foram forjadas pela investigação de 1966, mais a confissão falsa que afirmava que Hakamada havia se declarado culpado.   

Em 2014, um tribunal distrital havia concedido um novo julgamento para Hakamada, mas a decisão foi cancelada após a promotoria apresentar uma queixa. Em março de 2023, o Tribunal Distrital de Tóquio ordenou um novo julgamento.

Esta é a quinta vez, no Japão pós-guerra, que um tribunal profere uma absolvição de um réu cuja setença de morte havia sido finalizada. A última decisão desse tipo foi realizada há 35 anos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

A procura dos desaparecidos.

Equipes de resgate vasculham a região e número de mortos aumenta na província de Ishikawa.


Kanazawa - Nesta quarta-feira, 25 de setembro, autoridades municipais informaram que o número de mortos, pelas fortes chuvas em Ishikawa, aumentou para nove vítimas fatais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Equipes de resgate vasculham a região e número de mortos aumenta na província de Ishikawa.
Número de mortos aumenta na província de Ishikawa. Oito pessoas continuam desaparecidas. Foto: NHK News.

Durante a manhã, as equipes de resgate encontraram o corpo de uma mulher na cidade de Wajima. Oito pessoas continuam desaparecidas.

Por causa dos deslizamentos de terra nas estradas, cerca de 46 comunidades ainda permanecem isoladas nas cidades de Wajima, Suzu e Noto. Calcula-se que pelo menos 367 pessoas estão presas nessas comunidades, sem acesso à água potável, remédios e ajuda das equipes de resgate.

Entre as comunidades isoladas na cidade de Wajima, há um complexo habitacional temporário para os sobreviventes do terremoto de 1 de janeiro. Alguns moradores desse complexo temporário estão solicitando uma evacuação de um grupo para outra região. 

O governo da província de Ishikawa começou a tomar providências para a realocação desses moradores isolados.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Caos após as chuvas.

Dezenas de comunidades de Ishikawa ficam isoladas após as chuvas torrenciais.


Kanazawa - Depois que as fortes chuvas provocarem inundações e deslizamentos de terra, a população da província de Ishikawa tenta se recupera desse novo desastre natural.

www.nikkeyon.blogspot.com
Dezenas de comunidades de Ishikawa ficam isoladas após as chuvas torrenciais.
Mais de 50 comunidades da província de Ishikawa ficam isoladas após as fortes chuvas do último fim de semana. Foto: NHK News.

De acordo com as autoridades da província, cerca de 56 comunidades ficaram isoladas devido ao bloqueamento das estradas por causa dos deslizamentos de terra.

Sem como ir até essas comunidades, as equipes de ajuda não consegue levar comida e suprimentos para os moradores. O governo local já começou a trabalhar para reabrir as estradas os mais rápido possível. Helicópteros estão sendo usados para entregar suprimentos de socorro para os isolados e trazer moradores doentes para os hospitais.

O governo local informou que, até as 15 horas de segunda-feira (23 de setembro), um total de 5.060 domicílios estava sem água encanada por causa da falta de eletricidade e dos danos no sistema de saneamento básico. Mais de 20 caminhões-pipas estão operando nas áreas afetadas.

O recrutamento de voluntários já começou, com o intuito de limpar as moradias temporárias que ficaram inundadas pelas chuvas. A partir desta terça-feira que os voluntários irão trabalhar na limpeza da cidade de Wajima.

As pessoas das áreas afetadas estão sendo notificadas a prestar atenção nas últimas informações meteorológicas e de evacuação emitidas pelos governos locais.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Depois da chuva.

Número de vítimas fatais aumenta após chuvas torrenciais em Ishikawa.


Kanazawa - Nesta segunda-feira, 23 de setembro, sete pessoas foram declaradas como mortas na província de Ishikawa, após fortes chuvas causarem inundações de rios e deslizamentos de terra na região de Noto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de vítimas fatais aumenta após chuvas torrenciais em Ishikawa.
Número de vítimas fatais aumenta após chuvas torrenciais atingirem a província de Ishikawa. Foto: NHK News.

Algumas pessoas que vivem em abrigos temporários, devido ao terremoto do dia de Ano Novo, estão novamente passando por dificuldades com os problemas trazidos pelas chuvas do último final de semana.

Cerca de 140 casas temporárias no centro da cidade de Wajima foram inundadas por um rio próximo que transbordou. As moradias foram construídas para os desabrigados após o terremoto.

Em um túnel em Nakaya, também na cidade de Wajima, oito pessoas foram resgatadas com vida, depois  que um deslizamento de terra atingir a área. Outras duas pessoas foram encontradas mortas no local. As vítimas são trabalhadores que trabalhavam na reconstrução do túnel, danificado pelo terremoto de janeiro.

Na cidade de Futegawa, quatro casas foram levadas pelas águas do rio, deixando quatro pessoas desaparecidas. Cerca de 400 agentes de resgate (polícia, corpo de bombeiros e forças de autodefesa) foram ao local da tragédia em busca de sobreviventes.

O Secretário Chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, disse aos repórteres na segunda-feira que alguns abrigos de evacuação nas cidades de Suzu e Wajima estão passando por dificuldades. "Lotes de arroz e banheiros portáteis estão progamados para serem levados aos distritos de Wajima, agora que o clima melhorou", explicou Hayashi.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Alerta em Ishikawa.

População deve manter cautela contra inundações em Ishikawa.


Kanazawa - Neste domingo, 22 de setembro, a Agência Meteorológica do Japão alterou seu alerta de emergência para algumas regiões de Ishikawa. Agora, a população local está sob aviso de atenção, pedindo para que todos fiquem em alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terra na província.

www.nikkeyon.blogspot.com
População deve manter cautela contra inundações em Ishikawa.
A população da província de Ishikawa deve ficar em alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terra nas regiões afetadas pelas chuvas. Foto: NHK News.

Quase 500 milímetros de chuva foram registrados na cidade de Wajima, entre a noite de sexta-feira e a tarde de domingo. Já na cidade de Suzu, quase 400 milímetros de chuva foram registrados no mesmo período. Ambos os números são mais que o dobro da precipitação média do mês de setembro.

Autoridades em Ishikawa informaram que uma pessoa morreu na cidade de Suzu. A vítima fatal veio ao óbito depois que sua casa foi engolida por deslizamento de terra. Neste município, seis pessoas ainda continuam desaparecidas.

Em Wajima, os policiais e os bombeiros comunicaram que quatro casas, localizadas nas margens dos rios, foram varridas pelas águas. Quatro pessoas estão desaparecidas nesta cidade.

O Ministério de Defesa do Japão enviou militares das Forças de Autodefesa para as cidades de Wajima, Suzu e Noto, atendendo a um pedido do governo provincial de Ishikawa.

Os meteorologistas preveem que as nuvens de chuva se movam no sentido sul, em direção às áreas ao redor das Ilhas Nansei, entre a noite de domingo e segunda-feira.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 22 de setembro de 2024

Nova tragédia em Ishikawa.

Província de Ishikawa entra em alerta de emergência devido às fortes chuvas.


Ishikawa - Neste sábado, 21 de setembro, Ishikawa foi castigada pelas chuvas torrenciais que inundaram as principais regiões da província. Cidades como Wajima, Suzu e Noto receberam o alerta de emergência mais alto (5) na escala de 1 a 5 da Agência Meteorológica do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Província de Ishikawa entra em alerta de emergência devido às fortes chuvas.
Província de Ishikawa sofre com as fortes chuvas neste sábado, 21 de setembro. Foto: NHK News. 

As áreas inundadas pelas fortes chuvas são as mesmas atingidas pelo forte terremoto do dia 1 de janeiro de 2024.

Até a noite de sábado, as autoridades da província contabilizaram 1 pessoa morta e seis desaparecidas. Cerca de 16 rios da região de Ishikawa transbordaram com o temporal.

"Este nível de chuvas torrenciais nunca foi visto nesta região antes. Os moradores devem garantir sua segurança imediatamente. O risco às suas vidas é iminente", disse Satoshi Sugimoto, funcionário da Agência Meteorológica do Japão.

Conversando com os repórteres, o secretário chefe do gabinete Yoshimasa Hayashi descreveu as diretrizes Primeiro-Ministro: "As instruções incluem coordenação próxima com governos locais para garantir medidas preventivas completas, como o suporte de evacuação. O governo trabalhará para avaliar rapidamente os níveis de danos e se envolver totalmente nos esforços de resposta ao desastre."

O Ministério de Defesa do Japão enviou o pessoal da Força de Autodefesa para Wajima, Suzu e Noto, atendendo a uma solicitação da província de Ishikawa.

Espera-se que as nuvens de chuva permaneçam estacionária sobre o Mar do Japão e a região de Tohoku. Chuvas extremamente pesadas são esperadas na região, indo até o oeste do Japão.

Até a noite de domingo, 22 de setembro, é esperado 180 milímetros de chuva para a região de Hokuriku.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 21 de setembro de 2024

Estrangeiros que largam o trabalho.

Quase 10.000 estagiários técnicos desaparecem no Japão em 2023.


Tóquio - O governo japonês informou na semana passada que mais de 9.700 trabalhadores estrangeiros desapareceram de seus empregadores no Japão. Isso aconteceu durante o programa de treinamento de estagiários técnicos no ano passado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Quase 10.000 estagiários técnicos desaparecem no Japão em 2023.
Quase 10.000 estagiários estrangeiros desapareceram no Japão em 2023, durante o atual programa de estágio técnico em empresas japonesas. Foto: NHK News.

A Agência de Serviços de Imigração comunicou que 9.753 estagiários desapareceram no Japão em 2023, registrando um novo recorde. Isso foi um aumento de 747 trabalhadores estrangeiros em relação a 2022.

Por nacionalidade, os vietnamitas representaram a maioria dos desaparecidos (5.481 trabalhadores), seguidos por cidadãos de Mianmar (1.765 trabalhadores), por chineses (816 trabalhadores) e por cambojanos (694 trabalhadores).

Por setor, a maior parte dos desaparecidos corresponde ao setor da construção civil (47,1%), seguido pela agricultura (8,6%), pelo setor de fabricação de alimentos (8,5%) e pelo setor de máquinas e metais (7,9%).

Especialista explicam que muitos estagiários decidiram por desaparecer, depois de enfrentar problemas no local de trabalho e não ter mais outra alternativa. Essas fugas ocorrem porque o programa de estágio atual proíbe os estagiários de mudar para outro empregador, exceto em circunstâncias convincentes.

Mudanças no atual formato do programa de estágios por estrangeiros estão sendo feitas.

Segundo a imigração, os estagiários podem atualmente trocar de empregador se sofrerem violência ou assédio no trabalho, ou se os empregadores (ou organização supervisora) cometerem infrações legais graves e maliciosas.

Os estagiários que forem vítimas de assédio ou de má conduta poderão favorecer seus colegas que trabalham juntos. De acordo com a agência imigratória, os outros colegas estagiários que trabalham com a vítima também poderão mudar de empregador.

Durante a mudança de empregador, os estagiários em processo de transferência poderão ter a permissão da imigração de trabalhar até 28 horas semanais em outro lugar. Atualmente, os estagiários não podem ganhar o seu sustento no transcorrer do processo, pois eles não têm permissão de trabalhar durante a transferência de emprego.

Os requisitos para que os estagiários estrangeiros mudem de empregador só serão totalmente facilitados em 2027, quando o programa existente for sustituído por um novo sistema.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Perigoso incidente em alta velocidade.

Trem da linha Tohoku Shinkansen se desacopla a mais de 300 km/h.


Tóquio - A East Japan Railway informou nesta quinta-feira, 19 de setembro, que os serviços da linha Tohoku Shinkansen foram retomados após dois trens conectados se desacoplaram em movimento. As operações entre as estações de Tóquio e Shin-Aomori foram suspensas por aproximadamente 5 horas durante a manhã.

www.nikkeyon.blogspot.com
Trem da linha Tohoku Shinkansen se desacopla a mais de 300 km/h.
Trens da linha Tohoku Shinkansen se desacoplam em alta velocidade. Não houve feridos no incidente. Foto: NHK News.

A operadora da linha disse que um acoplador no trem de 17 vagões, com destino a Tóquio, se soltou por volta das 8 horas da manhã. As composições do trem-bala estavam circulando entre as estações de Furukawa e Sendai, na província de Miyagi, a uma velocidade de 315 km/h.

Segundo a East JR, o acoplador era controlado por um programa, permitindo que ele se solte quando o trem desacelera para uma velocidade de 5 km/h ou menos.

O maquinista relatou que não houve nenhum ruído anormal ou tremor durante o desengate. Ele também disse que a frenagem de emergência foi aplicada repentinamente. Nenhum trem descarrilhou, mas gerou preocupação por ser o primeiro incidente de desacoplamento de trens em movimento.

Um professor de engenharia ferroviária da Universidade Nihon, Hitoshi Tsunashima, descreveu o incidente como muito sério.

Tsunashima disse que se dois trens se desacoplassem, eles não necessariamente diminuiriam a velocidade e parariam, mas poderiam colidir em movimento.

Todos os passageiros permaneceram nos trens após o incidente. Eles só conseguiram descer na estação de Sendai, depois de 5 horas de espera.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Arroz que vale ouro.

Preço do arroz no Japão atinge recorde em agosto.


Tóquio - Desde o mês passado, os consumidores no Japão vêm enfrentando uma grande escassez de arroz no varejo do país. Com o sumiço do produto, o preço médio no atacado aumentou consideravelmente, atingindo o maior nível nos últimos tempos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Preço do arroz no Japão atinge recorde em agosto.
Preço do arroz no Japão atinge recorde histórico no mês de agosto. Foto: NHK News.

O Ministério da Agricultura do Japão informou que as cooperativas industriais venderam todas as variedades de arroz produzidas em 2023. O preço médio para atacadistas chegou a valer 16.133 ienes, a cada 60 quilos, ou equivalente a 114 dólares.

Isso representa um aumento de 17% no valor, comparando com o preço do arroz do ano passado. O atual preço é o mais alto já registrado para o mês de agosto, desde a pesquisa do arroz colhido começou a ser feito em 2006.

Alguns fatores que levaram ao aumento de preço:

1) A demanda de turistas chegou a aumentar o consumo de arroz no Japão, enquanto a oferta do produto caiu devido às ondas de calor no verão de 2023; 

2) Muitas pessoas compraram arroz em supermercados para estocar em casa, devido ao aviso nacional de terremoto e tempestade no Japão, gerando uma escassez ainda maior do produto.

O Ministro da Agricultura do Japão, Tetsushi Sakamoto, disse aos repórteres na terça-feira (17 de setembro): "Quando o arroz da nova safra estiver amplamente disponível e a distribuição uniforme do produto for promovida, o equilíbrio entre a oferta e a demanda provavelmente se estabilizará. Isso levará a estabilização dos preços.

A escassez de arroz está diminuindo em Tóquio, à medida que o arroz recém-colhido começou a chegar às lojas. Entretanto, os preços estão 50% mais altos do que no ano passado. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Chuvas em Okinawa.

Tempestade tropical Pulasan se aproxima no sudoeste do Japão.


Tóquio - Uma grande tempestade tropical está ganhando força e poderá se aproximar na província de Okinawa e na região de Amami, província de Kagoshima, nesta quarta-feira, 18 de setembro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tempestade tropical Pulasan se aproxima no sudoeste do Japão.
Uma nova tempestade tropical, chamada de Pulasan, está se aproximando na região de Okinawa e na região de Amami, província de Kagoshima, nesta quarta-feira, 18 de setembro. A população da região deve ficar em alerta com a forte tempestade. Foto: NHK News.

A Agência Meteorológica do Japão informou na manhã desta terça-feira, às 6 horas, que a tempestade tropical Pulasan estava sobre as águas do Oceano Pacífico, perto das Ilhas Marianas. Ela se movia para o noroeste, a uma velocidade de 30 km/h.

A tempestade apresentava uma pressão atmosférica central de 996 hectopascais. Além disso, Pulasan estava com ventos máximos sustentados de 65 km/h em seu centro, com rajadas de pico de 90 km/h.

Está previsto que a tempestade chegue próximo da província de Okinawa e da região de Amami, província de Kagoshima, até quarta-feira. Ventos de até 54 km/h são esperados na região de Okinawa nesta terça-feira, com rajadas de pico de 90 km/h.

Os meteorologistas acrescentaram que os ventos podem ganhar mais velocidade na quarta-feira, com ventos máximos sustentados de 72 km/h e rajadas máximas de vento de 108 km/h para as regiões de Okinawa e Amami.

Até a manhã de quarta-feira, precipitações de até 50 milímetros de chuva são esperados na região de Okinawa. Até a manhã de quinta-feira, precipitações poderão chegar a 150 milímetros de chuva na região de Amami e 100 milímetros na região de Okinawa.

As pessoas dessas regiões devem ficar em alerta, e ter muita cautela, com o mar revolto, ventos fortes, tempestades, deslizamentos de terra, inundações, alagamento de rios, raios e tornados.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Mais idosos no Japão.

Número de idosos e da população idosa trabalhadora atingem recordes no Japão.


Tóquio - Dados recentes do governo japonês mostram que o número de idosos no país e a população idosa trabalhadora atingiram níveis recordes de crescimento.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de idosos e da população idosa trabalhadora atingem recordes no Japão.
Número de idosos e da população idosa trabalhadora atingem recordes no Japão. Foto: NHK News.

O Ministério de Assuntos Internos divulgou os números, um dia antes do Japão celebrar o Dia do Respeito aos Idosos nesta segunda-feira, 16 de setembro.

Estima-se que, até domingo, o Japão tinha um recorde de 36,25 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Isso é um aumento de 20.000 idosos em relação ao número do ano anterior.

Cerca de 15,72 milhões de idosos eram homens, enquanto aproximadamente 20,53 milhões eram mulheres.

Os idosos japoneses representam 29,3% da população geral, um recorde. Dentro desse percentual, cerca de 26,1% são compostos por homens e 32,3 %  são compostos por mulheres.

Outra pesquisa do ministério mostra que a população idosa trabalhadora do país atingiu um recorde de 9,14 milhões de pessoas em 2023.

Isso significa que 25,2 % dos idosos japoneses tinham trabalho. A proporção era de 52% entre aqueles com idade entre 65 e 69 anos.

O número de homens idosos empregados encolheu cerca de 40.000 indivíduos em relação ao ano anterior, indo para 5,34 milhões idosos. Entretanto, a contagem de suas contrapartes femininas aumentou cerca de 50.000 mulheres, indo para 3,8 milhões de idosas.

O ministério informou que a população idosa trabalhadora continuará a aumentar no Japão, devido à escassez de mão de obra e outros fatores.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Facilitar a entrada de visitantes.

Japão simplificará procedimentos de entrada para estrangeiros nos aeroportos.


Tóquio - O governo do Japão está planejando agilizar os procedimentos de entrada para estrangeiros nos aeroportos de Narita e Haneda, que atendem Tóquio, e no aeroporto de Kansai, que atende Osaka.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão simplificará procedimentos de entrada para estrangeiros nos aeroportos.
Japão simplificará os procedimentos imigratórios nos aeroportos de Narita, Haneda e Kansai. Foto: NHK News.

As mudanças são esperadas antes do final do atual ano fiscal, que termina em março.

O Japão está vivenciando um boom no turismo internacional. A previsão é um aumento no número de chegadas de mais turistas estrangeiros.

Atualmente, os visitantes estrangeiros precisam tirar fotos e apresentar o passaporte em pontos de controle separados.

O governo planeja integrar os dois processos para pessoas que se registrarem on-line e com antecedência.

O aeroporto de Haneda começou a testar o sistema no início deste ano. Uma pesquisa do governo, com cerca de 13.000 passageiros, descobriu que os procedimentos de chegada foram encurtados em cerca de dois minutos.

Uma estudante alemã em Haneda disse que o novo sistema era conveniente porque tudo o que ela precisava fazer era escanear um código.

Um funcionário da Agência de Serviços de Imigração expressou esperança em melhorar a eficiência e, ao mesmo tempo, manter controles rigorosos nas entradas fronteiriças do Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 15 de setembro de 2024

Chuva intensa em Kyushu e Okinawa.

Tempestade tropical Bebinca se aproxima da região de Amami.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão está alertando a população sobre a tempestade tropical Bebinca que se aproxima do sudoeste do país na noite deste sábado, 14 de setembro. A tempestade, acompanhada de fortes ventos, está perto da região de Amami, na província de Kagoshima.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tempestade tropical Bebinca se aproxima da região de Amami.
Forte tempestade tropical Bebinca se aproxima da região de Amami, província de Kagoshima, na noite deste sábado, 14 de setembro. Foto: NHK News.

Bebinca estava se movendo no sentido noroeste às 20 horas de sábado. A tempestade seguia a uma velocidade de 30 km/h, sobre as águas do sudoeste da cidade de Amami.

Os ventos máximos sustentados da tempestade era de 108 km/h perto de seu centro, com rajadas de pico de 144 km/h. Sua pressão atmosférica central era de 980 hectopascais. Agora, espera-se que a tempestade se mova para o noroeste.

As ondas do mar podem atingir até 8 metros de altura em Amami, 7 metros de altura na região sul de Kyushu e 6 metros de altura em Okinawa.

As autoridades estão pedindo para que as pessoas na região de Amami fiquem em alerta. A população deve redobrar a atenção para deslizamentos de terra, ondas alta, inundações e transbordamento de rios. Nas ilhas de Okinawa, as pessoas devem evitar as praias com ondas altas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 14 de setembro de 2024

Demissões da Ricoh.

Ricoh cortará 2.000 empregos devido à queda na demanda.


Tóquio - A empresa japonesa Ricoh, fabricante de impressoras e equipamentos de imagem, pretende cortar cerca de 2.000 empregos em todo mundo até março de 2025. Isso corresponde a 2% de sua força de trabalho mundial.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ricoh cortará 2.000 empregos devido à queda na demanda.
Ricoh cortará cerca de 2.000 empregos devido à queda da demanda mundial. Foto: NHK News.

A decisão ocorre num momento em que a demanda por impressoras multifuncionais está em baixa, pois muitos escritórios estão eliminando o uso do papel.

A Ricoh informou que planeja focar em negócios relacionados à transformação digital. Cerca de 1.000 empregos serão eliminados no Japão por meio de aposentadoria voluntária. O programa de aposentadoria ficará aberto entre outubro e fevereiro.

Em julho, a Ricoh tinha lançado uma joint venture com a Toshiba Tec, decidida em melhorar a eficiência no desenvolvimento e produção de impressoras multifuncionais. No entanto, a queda na demanda forçou as duas fabricantes a demitir pessoas e se reestruturar.

Outra empresa do mesmo ramo, a Konica Minolta, comunicou que reduzirá sua força de trabalho global em cerca de 2.400 funcionários até o final de março de 2025. Essa fabricante japonesa também planeja iniciar uma joint venture com a Fujifilm Holdings, melhorando a integração das duas na aquisição de materiais.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o mundo.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Negócios em alta?

Sentimento empresarial japonês fica positivo pelo segundo trimestre consecutivo.


Tóquio - Uma pesquisa do governo do Japão mostrou que o sentimento empresarial das principais empresas japonesas permaneceu positivo, pelo segundo trimestre consecutivo. A tendência é atribuída à demanda mais forte nas indústrias de semicondutores e serviços.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sentimento empresarial japonês fica positivo pelo segundo trimestre consecutivo.
Sentimento empresarial japonês fica positivo pelo segundo trimestre consecutivo no Japão. Foto: NHK News.

O índice de condições de negócios ficou em 5,1 entre os meses de julho e setembro.

Um número positivo indica que a maioria das empresas acredita que os negócios estão melhorando.

Cerca de 11.000 empresas responderam à pesquisa trimestral do Ministério das Finanças e do Gabinete do Governo do Japão.

O índice para fabricantes chegou a 4,5 - graças ao aumento da demanda por semicondutores e entre outros fatores.

O número para não fabricantes chegou a 5,4, já que restaurantes e hotéis relataram um aumento de clientes. Eles também relataram progresso no repasse de custos crescentes em preços.

O Ministério das Finanças informou que os resultados refletem uma recuperação moderada na economia. No entanto, os riscos de queda permanecem na economia global e a influência dos aumentos de preços precisará ser observada de perto.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Novo tufão se aproxima do Japão.

Forte tempestade tropical pode se aproximar de Okinawa no fim de semana.


Tóquio - A  Agência Meteorológica do Japão informou nesta quarta-feira, 11 de setembro, que uma nova tempestade tropical foi observada sobre as águas do Pacífico, ao sul do Japão. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Forte tempestade tropical pode se aproximar de Okinawa no fim de semana.
A tempestade tropical Bebinca deve se aproximar de Okinawa no sábado ou domingo, 14 ou 15 de setembro. Foto: NHK News.

A tempestade, chamada Bebinca, está se desenvolvendo e deve se aproximar de Okinawa dentro de alguns dias. Ela foi observada perto das Ilhas Marianas às 21h de terça-feira (horário do Japão).

Bebinca tinha uma pressão atmosférica central de 990 hectopascais às 9h da manhã de quarta-feira. Ela estava acumulando ventos sustentados de até 90 km/h de seu centro, com rajadas de até 126 km/h.

Meteorologistas afirmaram que Bebinca deve se mover para noroeste enquanto se desenvolve, podendo se aproximar de Okinawa no sábado ou domingo.

O curso da tempestade ainda não foi determinado com precisão. A agência meteorológica está pedindo para que as pessoas fiquem atentas sobre as últimas informações de Bebinca.


Fonte: NHK News.

  
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Crianças fora das redes sociais.

Austrália definirá idade mínima para as mídias sociais.


Camberra - O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, anunciou que seu governo implementará uma legislação nacional que limita a idade para o uso de mídias sociais. Ele citou preocupações com a saúde mental e física dos jovens do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Austrália definirá idade mínima para as mídias sociais.
Austrália limitará a idade mínima para as mídias sociais ainda este ano. Foto: NHK News.

"Quero ver as crianças longe das mídias sociais e indo para os campos de rúgbi, piscinas e quadras de tênis. Queremos que elas tenham experiências reais com pessoas reais, porque sabemos que a mídia social está causando danos sociais", disse o primeiro-ministro australiano na terça-feira, 10 de setembro.

Albanese afirmou que os jovens têm sofrido bullying online. Ele enfatizou que as plataformas de mídia social têm uma responsabilidade social.

O governo australiano não especificou a idade mínima para o acesso às mídias sociais no país. No entanto, Albanese disse que provavelmente limitarão a idade entre 14 e 16 anos.

Uma pesquisa realizada em agosto pela ABC News, emissora pública de notícias na Austrália, afirmou que cerca de 60% dos 1.533 entrevistados apoiavam a restrição das mídias sociais para pessoas menores de 17 anos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Carros elétricos em baixa?

Toyota reduz sua produção de veículos elétricos em meio à desaceleração das vendas mundiais.


Tóquio - A Toyota Motor decidiu cortar cerca de 1 terço sua produção global de veículos elétricos (EV) para 2026, devido à desaceleração na demanda.

www.nikkeyon.blogspot.com
Toyota reduz sua produção de veículos elétricos em meio à desaceleração das vendas mundiais.
A Toyota Motor tomou a decisão de cortar em 1 terço sua produção global de veículos elétricos para 2026, devido à desaceleração da demanda mundial. Foto: NHK News.

Fontes informaram que a Toyota planeja produzir agora cerca de 1 milhão de EVs. Originalmente, ela planejava vender 1,5 milhão de EVs para o próximo ano. A empresa inclui veículos híbridos plug-in na meta, pois a demanda po esses modelos deve crescer.

A maior montadora do Japão se junta a outras montadoras na revisão de estratégias de veículos elétricos, à medida que a demanda de EVs cai na Europa e nos EUA.

No início de setembro, a Volvo Cars da Suécia descartou um plano de produzir apenas veículos elétricos a partir de 2030.

Em fevereiro deste ano, a Mercedes-Benz da Alemanha também informou que tinha mudado sua estratégia para até 2030. Anteriormente, a marca alemã tinha a intenção de produzir somente veículos elétricos nos próximos 6 anos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.