quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Arroz que vale ouro.

Preço do arroz no Japão atinge recorde em agosto.


Tóquio - Desde o mês passado, os consumidores no Japão vêm enfrentando uma grande escassez de arroz no varejo do país. Com o sumiço do produto, o preço médio no atacado aumentou consideravelmente, atingindo o maior nível nos últimos tempos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Preço do arroz no Japão atinge recorde em agosto.
Preço do arroz no Japão atinge recorde histórico no mês de agosto. Foto: NHK News.

O Ministério da Agricultura do Japão informou que as cooperativas industriais venderam todas as variedades de arroz produzidas em 2023. O preço médio para atacadistas chegou a valer 16.133 ienes, a cada 60 quilos, ou equivalente a 114 dólares.

Isso representa um aumento de 17% no valor, comparando com o preço do arroz do ano passado. O atual preço é o mais alto já registrado para o mês de agosto, desde a pesquisa do arroz colhido começou a ser feito em 2006.

Alguns fatores que levaram ao aumento de preço:

1) A demanda de turistas chegou a aumentar o consumo de arroz no Japão, enquanto a oferta do produto caiu devido às ondas de calor no verão de 2023; 

2) Muitas pessoas compraram arroz em supermercados para estocar em casa, devido ao aviso nacional de terremoto e tempestade no Japão, gerando uma escassez ainda maior do produto.

O Ministro da Agricultura do Japão, Tetsushi Sakamoto, disse aos repórteres na terça-feira (17 de setembro): "Quando o arroz da nova safra estiver amplamente disponível e a distribuição uniforme do produto for promovida, o equilíbrio entre a oferta e a demanda provavelmente se estabilizará. Isso levará a estabilização dos preços.

A escassez de arroz está diminuindo em Tóquio, à medida que o arroz recém-colhido começou a chegar às lojas. Entretanto, os preços estão 50% mais altos do que no ano passado. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário