domingo, 29 de setembro de 2024

Para os estudantes ucranianos.

Ucrânia recebe milhares de livros didáticos do Japão.


Kiev - Mesmo em meio de uma guerra, a Ucrânia tem recebido ajuda internacional para a educação. Na semana passada, o país recebeu do Japão mais de um milhão de livros didáticos para apoiar o setor educacional ucraniano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ucrânia recebe milhares de livros didáticos do Japão.
O Japão forneceu mais de um milhão de livros didáticos para a Ucrânia. Foto: NHK News.

Na quinta-feira, 26 de setembro, uma cerimônia de entrega dos livros didáticos à Ucrânia foi realizada na cidade de Irpin, perto da capital Kiev. A solenidade teve a presença de autoridades dos governos japonês e ucraniano.

O governo japonês forneceu os livros didáticos a pedido da Ucrânia. O fornecimento real dos materiais foi organizado pela Japan International Cooperation Agency.

Os livros didáticos são sobre literatura ucraniana e estrangeira.Todo o material será distribuído para os alunos da quinta série, em cerca de 10.000 escolas por toda a Ucrânia.

O embaixador do Japão, Kuniori Matsuda, discursou dizendo que a geração mais jovem da Ucrânia desempenhará um papel fundamental na reconstrução do país. Ele acrescentou que o Japão apoia a Ucrânia em seu caminho para a recuperação e prosperidade.

O ministro da educação da Ucrânia, Oksen Lisovyi, expressou gratidão pelos livros didáticos. Ele disse que o Japão foi o primeiro país a oferecer ajuda em 2022, quando seu país alocou todos os recursos orçamentários para a guerra, não deixando dinheiro para livros didáticos.

Estudantes ucranianos também expressaram gratidão pela assistência japonesa. Uma ucraniana de 16 anos disse que quer trabalhar em uma empresa internacional, enquanto ajuda a reconstruir a Ucrânia.  Ela também disse que quer visitar o Japão.

No mesmo dia da cerimônia, um alerta de ataque aéreo levou cerca de 500 alunos da escola a evacuar o local temporariamente para um abrigo.

Analistas dizem que garantir um ambiente educacional seguro para os estudantes na Ucrânia continua sendo um desafio, enquanto a invasão russa continua.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário