Produtores de arroz do Japão se preocupam com o aumento dos preços no varejo.
Tóquio - À medida que a escassez de arroz se prolonga no Japão, agricultores e comerciantes estão preocupados com a falta do produto. Isso pode levar a um maior encarecimento do produto no varejo, assustando e afastando os consumidores que compram arroz com certa frequência.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Escassez de arroz nos supermercados do Japão preocupam os agricultores e comerciantes que temem por um ágio maior nos preços e na queda do consumo do produto. Foto: NHK News. |
Nesta quarta-feira, 4 de setembro, pessoas relacionadas ao comércio do arroz no Japão vieram para uma reunião no Ministério da Agricultura em Tóquio.
Durante a reunião, autoridades do ministério informaram que o volume de vendas de arroz nos supermercados aumentaram desde agosto deste ano. Além disso, os estoques de arroz do governo caíram abaixo dos níveis de um ano atrás.
Alguns atacadistas temem que as pessoas venham comer menos arroz se os preços continuarem subindo ainda mais. Os preços dos pacotes de arroz de 5 kg nos supermercados estão ultrapassando o valor de 3.000 ienes, cerca de 20 dólares americanos. Até o ano passado, o saco de arroz de 5 kg estava custando cerca de 10 a 14 dólares americanos.
Kei Fujimoto, atacadista de arroz, disse para a reportagem: "As lojas devem ter mais arroz nas prateleiras em cerca de duas semanas. Estamos pedindo aos nossos clientes que esperem, invés de sair comprando o arroz com ágio."
As empresas de entrega afirmaram que estão se preparando para receber as remessas da primeira safra de arroz deste ano, garantindo uma distribuição rápida do produto que está em falta no mercado.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário