O alerta continua no Japão, mesmo com o enfraquecimento da tempestade Shanshan.
Tóquio - Por volta do meio-dia de domingo, 1 de setembro, a tempestade Shanshan enfraqueceu de um tufão para uma depressão tropical. À medida que o ar quente e úmido continua a fluir na atmosfera, chuvas localizadas com trovões são possíveis nas regiões de Tokai, Kinki e Kanto até a segunda-feira.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Mesmo com o enfraquecimento da tempestade tropical Shanshan, as pessoas devem ficar em alertas com as possibilidades de chuvas fortes, inundações e deslizamentos de terra. Foto: NHK News. |
Mesmo com a melhora do tempo, a Agência Meteorológica do Japão está pedindo que a população continue em alerta máximo por causa dos deslizamentos de terra. Além disso, a agência pede que as pessoas tomem cuidado com as inundações, cheias de rios, raios, rajadas de vento e tornados.
Neste fim de semana, a tempestade causou longos períodos de chuva. A cidade de Atami, província de Shizuoka, registrou um recorde de 654 milímetros de chuva em 72 horas, até as 11 horas da manhã de domingo. Isso é mais de três vezes a quantidade média de chuva que este município teve todo o mês de agosto.
As condições atmosféricas permanecem instáveis no leste e oeste do Japão. Algumas partes do norte do país podem ainda registrar chuvas extremamente pesadas. A precipitação de 24 horas, até a noite de segunda-feira, pode chegar a 150 milímetros de chuva na região de Tokai; 120 milímetros nas regiões de Tohoku e Kinki; e 100 milímetros na região de Kanto-Koshin.
O risco de deslizamentos de terra também é alto em algumas áreas. Os alertas de deslizamentos estão em vigor nas províncias de Shizuoka, Kanagawa e Saitama.
A operadora da linha Tokaido Shinkansen retomou as operações em todas as linhas do trem-bala, logo após as 18 horas de domingo. Entretanto, os serviços dos trens podem ser interrompidos em caso de fortes chuvas.
A linha Sanyo Shinkansen, que liga as cidades de Osaka e Fukuoka, estava operando com serviços reduzidos desde a manhã de domingo. Os serviços da linha retornarão ao normal na manhã de segunda-feira.
As principais companhias aéreas, como a Japan Airlines e All Nippon Airways (ANA), estavam operando com os voos quase normais neste domingo. Os serviços serão normalizados na segunda-feira. No entanto, as empresas aéreas estão pedindo aos passageiros que verifiquem as últimas informações dos voos através de seus websites.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário