Tribunal do Japão absolve homem acusado de um crime ocorrido há 58 anos.
Shizuoka - O Tribunal Distrital de Shizuoka absolveu nesta quinta-feira, 26 de setembro, um homem de 88 anos que foi condenado à morte pelo assassinato de uma família em 1966.
www.nikkeyon.blogspot.com
Tribunal Distrital de Shizuoka absolveu Iwao Hakamada, 88 anos, acusado de um assassinato ocorrido em 1966. Foto: NHK News. |
O veredicto saiu no período da tarde, onde Iwao Hakamada foi inocentado de todas as acusações que o condenaram há mais de 5 décadas. A defesa alegou que evidências importantes foram fabricadas pelos investigadores da época.
Hakamada foi acusado de matar um gerente sênior da fábrica de pasta de missô onde ele era empregado. Além do gerente, a família do empresário (a esposa e os dois filhos) também foi assassinada. O acusado sempre alegou inocência, mesmo depois de sua sentença de morte ser finalizada em 1980.
Um total de 15 audiências foram realizadas, desde que o novo julgamento de Hakamada começou em outubro do ano passado.
O principal ponto de discórdia, no novo julgamento, foi a cor das manchas de sangue em cinco peças de roupa encontradas em um tanque de missô perto da cena do crime, 14 meses após os assassinatos. Os itens serviram como evidência crucial que levou à condenação de Hakamada na década de 60.
Na nova decisão, o juiz presidente Koshi Kunii disse que as roupas encontradas não manteriam a tonalidade vermelha do sangue, depois de ficarem enterradas na pasta de missô por mais de um ano.
Kunii acrescentou que os primeiros investigadores do caso colocaram as roupas no tanque, depois de um período considerável de tempo desde os assassinatos. As cinco peças de roupa foram forjadas pela investigação de 1966, mais a confissão falsa que afirmava que Hakamada havia se declarado culpado.
Em 2014, um tribunal distrital havia concedido um novo julgamento para Hakamada, mas a decisão foi cancelada após a promotoria apresentar uma queixa. Em março de 2023, o Tribunal Distrital de Tóquio ordenou um novo julgamento.
Esta é a quinta vez, no Japão pós-guerra, que um tribunal profere uma absolvição de um réu cuja setença de morte havia sido finalizada. A última decisão desse tipo foi realizada há 35 anos.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário