quarta-feira, 24 de março de 2021
Caixa de correio ou lixeira?
terça-feira, 23 de março de 2021
Meu "segundo eu" nas redes sociais.
Motociclista japonês finge que é uma mulher e engana os usuários do Twitter.
Tóquio - Um belo dia, você está à toa navegando na internet e se depara com as fotos de uma bela garota nas redes sociais. Fica encantado com a sua simpatia e torna-se um seguidor assíduo da influenciadora digital. A sua curiosidade vai aumentando à medida que você acompanha o dia-a-dia da mulher. De repente, a surpresa! Pois bem, fique de olhos bem abertos pois nem tudo é o que parecer ser.
Recentemente no Japão, fotos de uma jovem sorridente com sua motocicleta se tornaram populares entre os usuários da rede social Twitter. Através da sua conta @azusagakuyuki, a influenciadora recebia centenas de curtidas e vários comentários dos seguidores em suas publicações diárias.
Com o passar do tempo, alguns dos internautas notaram que alguma coisa não estava certa. Numa foto, publicada na conta da motoqueira no Twitter, o braço dela parecia muito peludo para alguém do sexo feminino. Em outra foto, o reflexo do espelho mostrava um rosto completamente diferente ao da bela garota.
A grande revelação da garota misteriosa veio num programa da televisão do Japão chamado "Getsuyou Kara Yofukashi". Na verdade, a jovem mulher é um homem de 50 anos chamado Zonggu, morador da província de Ibaraki.
Na entrevista, Zonggu admitiu que usava aplicativos de edição de fotos para criar o seu alter ego na internet. Ele queria aumentar a sua presença nas redes sociais e acreditava que as pessoas prefeririam ver o cotidiano de uma linda garota em vez da rotina de um "tiozão".
"Ninguém vai se interessar o que um motoqueiro normal de meia-idade posta em sua conta nas redes sociais", disse ele.
Zonggu afirma que ficou surpreso com os resultados da edição de fotos do aplicativo FaceApp.
"Primeiro fui tentando fazer as edições e, com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais bonitas as minhas fotos. No início ganhava apenas 10 curtidas nas minhas postagens, mas agora eu consigo até 1.000 curtidas. Fui me empolgando a medida que tornava as minhas fotos mais atraentes", acrescenta ele.
A revelação de Zonggu no programa gerou uma reação até que positiva para seus 19.000 seguidores no Twitter.
"Assisti ao programa de TV e me tornei o seu fã", escreveu um seguidor. "Você tem excelentes habilidades", escreveu um outro seguidor.
Atualmente, softwares de edição de imagens, como o FaceApp, permitem que os usuários alterem a aparência dos seus rostos nas fotos. É possível torna o seu rosto mais jovem, mais velho ou, até mesmo, mudar o gênero da pessoa fotografada.
Nikkey ON! pergunta: Você seria capaz de criar um "novo eu" nas redes sociais só para ganhar fãs e tornar-se um(a) influenciador(a) famoso(a)? Quais serão as novas surpresas que esse mundo digital nos reserva...
Fontes: BBC News / Revista Quem.
segunda-feira, 22 de março de 2021
Localizando os "fujões" da quarentena.
Viajantes que entrarem no Japão deverão instalar aplicativos de localização no smartphone.
domingo, 21 de março de 2021
Um novo terremoto atinge Miyagi.
Terremoto de M7.2 atinge a região nordeste do Japão.
Miyagi - Um forte terremoto com magnitude preliminar de 7.2 sacudiu o leste e o nordeste do Japão na noite deste sábado, 20 de março. O governo inicialmente alertou que um tsunami de até um metro poderia atingir as áreas costeiras da província de Miyagi.
O tremor ocorreu às 18h09 (horário local do Japão), cerca de 60 km abaixo da superfície da costa de Miyagi, disse a Agência Meteorológica do Japão. A agência cancelou o alerta de tsunami às 19h30.
O foco sísmico do terremoto foi cerca de 20 km da Península de Ojika, em Miyagi. O abalo foi relativamente perto do outro tremor de magnitude 7.3 que abalou as províncias de Miyagi e Fukushima e feriu mais de 150 pessoas no mês de fevereiro.
Houve o relato de algumas pessoas feridas na província de Miyagi, de acordo com o corpo de bombeiros da região. Nenhum dano estrutural foi relatado até o momento. Imagens da emissora da TV pública NHK não mostraram qualquer anormalidades nas áreas costeiras e urbanas de Miyagi, onde o tremor foi mais forte.
O terremoto de hoje registrou 5 pontos na escala Shindo, escala de intensidade sísmica japonesa. O tremor do mês de fevereiro registrou 6 pontos na escala Shindo nas províncias de Miyagi e Fukushima.
Nenhuma anormalidade foi encontrada nas usina nucleares do leste e nordeste do Japão. A empresa ferroviária da JR East suspendeu temporariamente a operação dos serviços do trem-bala Tohoku Shinkansen.
Ordens de evacuação foram emitidas para cerca de 8.850 residentes nas áreas costeiras de Miyagi, de acordo com o governo da província.
Shinji Toda, professor de geofísica da Universidade de Tohoku, disse que o terremoto poderia causar um grande tsunami se o seu foco sísmico fosse superficial.
Fonte: The Mainichi.
sábado, 20 de março de 2021
Única escola temporária em funcionamento.
A última cerimônia de formatura no prédio temporário da escola.
sexta-feira, 19 de março de 2021
Mais uma polêmica dos Jogos Olímpicos.
Chefe de criação das cerimônias dos Jogos de Tóquio renuncia devido a seus comentários depreciativos.
quinta-feira, 18 de março de 2021
Mortal Kombat da vida selvagem.
Cervo selvagem é visto com a cabeça do rival presa em seus chifres.
quarta-feira, 17 de março de 2021
Cai o número de casos de influenza.
Cerca de 14.000 casos de influenza são registrados no Japão.
terça-feira, 16 de março de 2021
Punição por sair mais cedo do trabalho.
Funcionários do governo são punidos por saírem do trabalho dois minutos mais cedo.
segunda-feira, 15 de março de 2021
Merenda dura de comer.
Estudantes quebram os dentes enquanto comiam macarrão frito na merenda escolar do Japão.
Asaka, Saitama - O macarrão frito servido na merenda da escola primária Asaka 5 estava tão duro, mais tão duro que seis crianças e um professor quebraram os seus dentes durante o almoço no dia 11 de março.
De acordo com as autoridades do conselho municipal de educação de Asaka, três crianças foram tratadas num hospital, enquanto outras reclamaram de feridas na boca.
Ao preparar o prato, os cozinheiros da escola aumentaram a quantidade do macarrão a ser frito na panela. Além disso, o tempo de preparo foi estendido para cerca de 10 minutos porque a temperatura do óleo para fritar o macarrão estava muito baixa. As alterações no preparo do prato foram feitas para que toda a merenda estivesse pronta a tempo de ser servida no horário do almoço da escola.
Antes da refeição ser servida aos estudantes e professores, o vice-diretor da escola provou o macarrão frito e aprovou o prato. Segundo as autoridades educacionais, fica difícil de saber qual parte do macarrão frito servido estava bom e qual parte estava ruim a ser consumido pelas crianças.
Os estudantes que quebraram os dentes são da primeira à quinta série da escola primária Asaka 5.
Momento Nikkey ON!... Já dizia um famoso ditado popular: quem tem pressa, come cru e quente. Mas neste caso, quem tem pressa de preparar o macarrão come duro e fica sem dentes.
Fonte: The Asahi Shimbun.
domingo, 14 de março de 2021
Pare de falar em voz alta!
Dispositivo japonês sinaliza o tom de voz das pessoas em conversas nos restaurantes.
Aomori - Uma empresa de tecnologia localizada no norte do Japão desenvolveu um dispositivo eletrônico capaz de identificar conversas em voz alta dentro dos restaurantes.
Forte, nome da empresa de TI com sede na cidade de Aomori, iniciou um experimento de demonstração do dispositivo chamado "Shizukagozen" em um restaurante no dia 10 de março. A empresa espera que o aparelho ajude a promover uma "alimentação tranquila" para conter a disseminação do coronavírus.
Quando o gadget (medindo 14 cm de largura e 5,5 cm de altura) é colocado sobre a mesa, o seu microfone embutido detecta o som ambiente e mede o volume das vozes durante uma conversa. O aparelho emite uma luz verde quando os clientes estão conversando em voz baixa, duas luzes verdes quando o papo está num tom de voz um pouco alto e uma luz vermelha avisando as pessoas que estão falando em voz alta no local.
Após uma semana de experimentos do dispositivo, a empresa irá coletar os dados e fará algumas melhorias antes de colocá-lo em uso comercial no início de maio.
O proprietário do restaurante Umibozu, onde o experimento foi realizado, comentou: "Às vezes é difícil avisar os clientes e fico preocupado com o fato de suas vozes estarem muito altas. Agradeço o dispositivo por alertar o cliente a julgar o seu volume de voz por conta própria."
De acordo com a empresa Forte, alguns restaurantes e outros estabelecimentos da região metropolitana de Tóquio já demonstraram interesse pelo aparelho. "Espero que este dispositivo inspire as pessoas a pensarem sobre como o tom de voz deve ser numa conversa à mesa durante as refeições", disse o presidente da Forte, Jun Kasai.
Nikkey ON! pergunta: O que você acha? O aparelho pode ajudar as pessoas do seu país a refletirem se estão falando alto ou não, controlando a disseminação da COVID-19?
Fonte: The Mainichi
sábado, 13 de março de 2021
Olimpíadas de Tóquio sem estrangeiros.
Espectadores estrangeiros poderão ser impedidos de entrar no Japão para os Jogos Olímpicos.
sexta-feira, 12 de março de 2021
Mensagem de apoio de Lady Gaga.
Lady Gaga manda uma mensagem de apoio ao Japão no dia do aniversário do desastre de 2011.
quinta-feira, 11 de março de 2021
Uma década depois do 11 de março.
Retratos de uma família: mãe e filho reconstroem suas vidas após perderem tudo no tsunami.
Minami-Sanriku, Miyagi - Numa sexta-feira ainda fria de inverno, um sismo de magnitude 9.1 Mw com epicentro ao largo da costa do Japão foi registrado às 14:46 (horário do Japão) no dia 11 de março de 2011. O epicentro foi a 130 km da costa leste da península de Oshika, região de Tohoku, com o hipocentro situado a uma profundidade de 24,4 km. O sismo atingiu o grau 7 (magnitude máxima da escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão) ao norte da província de Miyagi, grau 6 em outras províncias próximas e grau 5 na região de Tóquio.
Naquele dia na cidade de Minami-Sanriku, Sumi Hatakeyama, 36 anos, e o seu filho Kosei, 4 anos, corriam juntos para a região mais alta da cidade. Lá de cima, Sumi viu o tsunami engolindo tudo o que era familiar para ela, destruindo tudo pelo caminho.
"Eu não conseguia pensar em nada. Eu estava simplesmente perdida", lembra Sumi.
Carregando o filho Kosei nas costas, Sumi andou 3 quilômetros por uma estrada montanhosa até chegar à escola de ensino ginasial Utatsu. A escola foi usada como refúgio para uma parte dos desabrigados de Minami-Sanriku.
Passado alguns dias e acomodados no ginásio de esportes da escola, mãe e filho recebiam diariamente as refeições feitas por voluntários que, geralmente, eram bolinhos de arroz (onigiris). Sumi não tinha estômago para pensar em comida naqueles dias difíceis. Por outro lado, o seu filho Kosei enchia a boca com os bolinhos de arroz e permanecia comendo em silêncio ao lado de sua mãe.
"Eu estava com tanto medo que não conseguia comer", disse Sumi.
Três meses após o desastre, a família mudou-se para uma acomodação temporária. Quando entrou na casa, Sumi ficou encantada com a nova cozinha, após alguns meses no abrigo improvisado. Ela ficou determinada em voltar a cozinhar e fazer as comidas favoritas do seu filho Kosei.
A primeira refeição na casa nova foi caril com arroz e Kosei ainda lembra muito bem disso.
"O meu prato estava cheio de carne e vegetais. Fazia muito tempo que não comia uma refeição como aquela desde o terremoto. Estava realmente delicioso", disse Kosei.
Depois de seis meses da tragédia, em setembro, o fotógrafo do jornal Asahi voltou a visitar a família. E, coincidentemente, a refeição daquele dia era novamente caril com arroz. Compartilhar sempre a mesma refeição em casa parecia simbolizar a felicidade da vida diária deles, pensou o fotógrafo.
Em setembro de 2016, Sumi e Kosei mudaram-se para uma casa recém construída na parte mais alta da cidade. Levou cerca de cinco anos e meio para que a vida de mãe e filho voltasse ao normal. Embora as suas vidas tenham sido drasticamente alteradas pelo desastre, o relacionamento afetuoso entre os dois nunca mudou.
Olhando para os 10 anos após o tsunami, Sumi diz: "Uma década se passou e parece muito tempo, mas para mim passou em apenas um piscar de olhos."
"O meu filho Kosei era uma criança muito apegada a mim, mas agora ele é capaz de pensar e agir por conta própria", disse Sumi sobre o crescimento de seu filho.
Atualmente, Sumi, com 46 anos, sempre olha afetuosamente o seu filho Kosei, com 14 anos, desejando a ele um crescimento saudável toda vez que se sentam à mesa para comer juntos.
Em outubro de 2020, Kosei tornou-se presidente do conselho estudantil da escola ginasial Utatsu, o mesmo lugar onde se refugiou com a sua mãe após o tsunami. Kosei disse que sentiu-se inspirado a concorrer ao cargo devido à experiência de ver pessoas ajudando outras em épocas de desastres.
"Pessoas que fazem sacrifícios para ajudar outras pessoas causam uma grande impressão em mim", disse Kosei.
Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.
quarta-feira, 10 de março de 2021
Rigidez nas roupas íntimas dos alunos.
Estudantes de Nagasaki têm que obedecer regras específicas no uso de roupas íntimas dentro da escola.
terça-feira, 9 de março de 2021
Vozes ao vento das almas.
Sobreviventes do tsunami ligam para os entes falecidos usando o "telefone do vento".
Solidão e saudades.
O telefone do vento.
A história de amor.
segunda-feira, 8 de março de 2021
Minha casa, minha trilha.
Artista caminha cerca de 5.000 quilômetros pelo Japão carregando a sua "própria casa".
-
Equipe japonesa de beisebol conquista o título do World Baseball Classic 2023. Miami - Na terça-feira, 21 de março, o time do Japão foi o g...
-
Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mgisouvrs31 Festival das cerejeiras de floração precoce atrai vários turistas na província de Shiz...
-
Evento brasileiro de músicas japonesas homenageia cantora enka, falecida em dezembro. São Paulo - Na cidade de São Paulo, Brasil, é realiza...
-
Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mgisouvrs31 Homem mata mulher por dívida e por ela não querer falar mais com ele. Tóquio - A polí...
-
Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mgisouvrs31 Japonesa de 108 anos é a barbeira mais velha do mundo. Tóquio - Uma japonesa de 108 a...
-
Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mg2goao4zyk Montadora Nissan negocia o desligamento de seus funcionários após queda nos lucros. No...
-
Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mfeocqa3pyb (New app users) Amazing deals! 👉 https://app.temu.com/m/mwl080e5qj9 (Mega savi...
-
Começa a vacinação contra COVID-19 no Japão. Tóquio - A primeira vacinação contra o coronavírus no Japão iniciou nesta quarta-feira, 17 de ...
-
Homem ateia fogo em si mesmo, como sinal de protesto contra o funeral de Shinzo Abe. Tóquio - Nesta quarta-feira, 21 de setembro, um idoso ...
-
Yuzuru Hanyu anuncia divórcio e diz que está preocupado com calúnias. Tóquio - O ícone japonês da patinação artística e bicampeão olímpico,...