Empresário japonês busca 8 passageiros para uma viagem lunar em 2023.
Tóquio - O bilionário japonês Yusaku Maezawa disse nesta quarta-feira, 03 de março, que está recrutando 8 pessoas para orbitar a lua com ele na primeira viagem espacial privada do mundo em 2023. A viagem está sendo organizada pela empresa norte-americana Space X.
O empresário Maezawa, 45 anos, é o fundador da grande rede varejista de moda online Zozo Inc., que foi comprada pela Softbank em 2019. A sua fortuna é estimada em US$ 2,2 bilhões e ele é a 22º pessoa mais rica do Japão.
No início do projeto, Maezawa havia planejado convidar pessoas famosas para a viagem lunar. Isso foi em setembro de 2018, quando o empresário havia anunciado pela primeira vez o seus planos de viajar para a Lua e disse que queria convidar artistas para ir com ele na jornada espacial.
Agora, o projeto foi reformulado e terá mais chances para as pessoas do mundo inteiro em se inscrever na seleção. Segundo a nova definição do empresário: "Cada pessoa que está fazendo algo criativo pode ser chamada de artista. Se você considera-se um artista, então você é um", disse Maezawa no seu canal do YouTube.
"E é por isso que eu queria chegar a um público mais amplo e diversificado, para dar mais oportunidades para as pessoas do mundo todo em participar nesta jornada comigo", acrescentou Maezawa.
A viagem (de ida à Lua, ao redor dela e de volta à Terra) será realizada em 6 dias. Maezawa irá arcar com todas as despesas desta expedição espacial, sendo a primeira feita por uma tripulação particular, ou seja, com pessoas comuns.
A primeira etapa do processo seletivo da escolha da tripulação vai até o dia 14 de março. Os candidatos selecionados passarão por exames médicos e, eventualmente, por uma entrevista com Maezawa.
Segundo Elon Musk, CEO da Space X: "Esperamos que o ser humano consiga ir muito mais além do que qualquer outra pessoa na face da Terra já tenha tentado um dia." Alguns dias antes de Musk fazer esse comentário, a sua empresa espacial, a Space X, concluiu uma arrecadação de fundos no valor de US$ 850 milhões. Isso ajudou a transformar o empresário Elon Musk numa das pessoas mais ricas do mundo.
Musk disse no vídeo de Maezawa que as espaçonaves de sua empresa terão alcançado a órbita terrestre em vários testes antes do lançamento do foguete tripulado com o empresário japonês. Musk está confiante e acredita que o transporte humano até o espaço será suficientemente seguro até 2023.
Fontes: Japan Today / The Mainichi / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário