sexta-feira, 19 de março de 2021

Mais uma polêmica dos Jogos Olímpicos.

Chefe de criação das cerimônias dos Jogos de Tóquio renuncia devido a seus comentários depreciativos.


Tóquio - Hiroshi Sasaki, diretor criativo das Olimpíadas de Tóquio, renunciou ao seu cargo nesta quinta-feira, 18 de março, após fazer comentários depreciativos sobre uma popular artista japonesa.

Mais uma polêmica dos Jogos Olímpicos.
Hiroshi Sasaki renuncia ao cargo de diretor de criação após comentários depreciativos envolvendo a artista Naomi Watanabe. Foto: Getty Images.

Faltando apenas quatro meses para o início das Olimpíadas, a saída do diretor-chefe das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos é mais um duro golpe para o comitê olímpico do Japão.

Além dos jogos serem adiados por 1 ano devido à pandemia da COVID-19, o revés veio na esteira da renúncia de Yoshiro Mori, ex-presidente do comitê organizador dos jogos, depois que seus comentários sexista geraram indignação.

A renúncia de Sasaki foi oficializado depois que a revista semanal Shukan Bunshun publicou uma conversa do diretor com membros do grupo de planejamento das cerimônias dos jogos, onde ele propôs um trocadilho da palavra "olímpico" com a palavra inglesa "pig" (porco), criando a palavra "Olympig". No meio da conversa, feita por meio do aplicativo de mensagens Line, Sasaki também sugere que a popular artista japonesa Naomi Watanabe descesse do céu fantasiada de porca e representasse o seu papel na Olympig. Essa ideia seria parte da abertura da cerimônia dos jogos.

"Houve uma expressão muito inadequada das minhas ideias e dos meus comentários. Peço minhas desculpas sinceras a Naomi Watanabe e às pessoas que se sentiram desconfortáveis com tais conteúdos", disse Sasaki em um comunicado divulgado pelos organizadores dos jogos nesta quinta-feira.

A atriz e comediante Naomi Watanabe expressou surpresa após saber da polêmica proposta por Sasaki.

"Na verdade, estou muito feliz com o formato do meu corpo. Então, como de costume, gostaria de me expressar como Naomi Watanabe, sem me preocupar em ser gorda", disse a artista em um comunicado publicado no site de sua agência. Watanabe também é modelo plus size de sucesso no Japão.

"Mas, como ser humano, espero sinceramente que o mundo se torne um lugar divertido e próspero, onde podemos respeitar e reconhecer a individualidade e a forma de pensar de cada indivíduo", acrescentou Watanabe.

Chefe de criação das cerimônias dos Jogos de Tóquio renuncia devido a seus comentários depreciativos.
A artista Naomi Watanabe: polêmica envolvendo seu nome na "Olympig". Foto: Pinterest.

Hiroshi Sasaki conversou na noite de quarta-feira com a presidente do comitê olímpico do Japão, Seiko Hashimoto, e disse que estava deixando o cargo por causa da polêmica envolvendo o seu nome.

Hashimoto disse que ficou chocada com os comentários de Sasaki e aceitou a sua renúncia, visto que a igualdade de gêneros era uma prioridade para a organização.

"Isso nunca deveria ter acontecido. Foi assim que me comuniquei com ele", disse Hashimoto em entrevista coletiva e referindo-se ao telefonema dela com Sasaki.

Um porta voz do governo japonês, Naoki Okada, também disse que os comentários de Sasaki eram "totalmente inapropriados."

Sasaki foi nomeado diretor de criação em dezembro, no momento em que os organizadores olímpicos buscavam renovar os planos de simplificação das cerimônias olímpicas após o adiamento dos Jogos de Tóquio em 2020.

Hashimoto disse que irá encontrar um substituto para Sasaki, tentando não afetar negativamente os preparativos das cerimônias.

As Olimpíadas de Tóquio estão programadas para iniciarem no dia 23 de julho e irão terminar no dia 8 de agosto. As Paraolimpíadas serão realizadas em 24 de agosto e terminarão em 5 de setembro. 


Fontes: Reuters / Japan Today / The Mainichi.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário