domingo, 21 de março de 2021

Um novo terremoto atinge Miyagi.

Terremoto de M7.2 atinge a região nordeste do Japão.

Miyagi - Um forte terremoto com magnitude preliminar de 7.2 sacudiu o leste e o nordeste do Japão na noite deste sábado, 20 de março. O governo inicialmente alertou que um tsunami de até um metro poderia atingir as áreas costeiras da província de Miyagi.

Terremoto de M7.2 atinge a região nordeste do Japão.
Um forte terremoto atinge a região de Miyagi neste sábado, 20/03. Foto: Agência Meteorológica do Japão.

O tremor ocorreu às 18h09 (horário local do Japão), cerca de 60 km abaixo da superfície da costa de Miyagi, disse a Agência Meteorológica do Japão. A agência cancelou o alerta de tsunami às 19h30.

O foco sísmico do terremoto foi cerca de 20 km da Península de Ojika, em Miyagi.  O abalo foi relativamente perto do outro tremor de magnitude 7.3 que abalou as províncias de Miyagi e Fukushima e feriu mais de 150 pessoas no mês de fevereiro.

Houve o relato de algumas pessoas feridas na província de Miyagi, de acordo com o corpo de bombeiros da região. Nenhum dano estrutural foi relatado até o momento. Imagens da emissora da TV pública NHK não mostraram qualquer anormalidades nas áreas costeiras e urbanas de Miyagi, onde o tremor foi mais forte.

O terremoto de hoje registrou 5 pontos na escala Shindo, escala de intensidade sísmica japonesa. O tremor do mês de fevereiro registrou 6 pontos na escala Shindo nas províncias de Miyagi e Fukushima. 

Nenhuma anormalidade foi encontrada nas usina nucleares do leste e nordeste do Japão. A empresa ferroviária da JR East suspendeu temporariamente a operação dos serviços do trem-bala Tohoku Shinkansen.

Ordens de evacuação foram emitidas para cerca de 8.850 residentes nas áreas costeiras de Miyagi, de acordo com o governo da província.

Shinji Toda, professor de geofísica da Universidade de Tohoku, disse que o terremoto poderia causar um grande tsunami se o seu foco sísmico fosse superficial. 

 

Fonte: The Mainichi.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário