Dispositivo japonês sinaliza o tom de voz das pessoas em conversas nos restaurantes.
Aomori - Uma empresa de tecnologia localizada no norte do Japão desenvolveu um dispositivo eletrônico capaz de identificar conversas em voz alta dentro dos restaurantes.
Forte, nome da empresa de TI com sede na cidade de Aomori, iniciou um experimento de demonstração do dispositivo chamado "Shizukagozen" em um restaurante no dia 10 de março. A empresa espera que o aparelho ajude a promover uma "alimentação tranquila" para conter a disseminação do coronavírus.
Quando o gadget (medindo 14 cm de largura e 5,5 cm de altura) é colocado sobre a mesa, o seu microfone embutido detecta o som ambiente e mede o volume das vozes durante uma conversa. O aparelho emite uma luz verde quando os clientes estão conversando em voz baixa, duas luzes verdes quando o papo está num tom de voz um pouco alto e uma luz vermelha avisando as pessoas que estão falando em voz alta no local.
Após uma semana de experimentos do dispositivo, a empresa irá coletar os dados e fará algumas melhorias antes de colocá-lo em uso comercial no início de maio.
O proprietário do restaurante Umibozu, onde o experimento foi realizado, comentou: "Às vezes é difícil avisar os clientes e fico preocupado com o fato de suas vozes estarem muito altas. Agradeço o dispositivo por alertar o cliente a julgar o seu volume de voz por conta própria."
De acordo com a empresa Forte, alguns restaurantes e outros estabelecimentos da região metropolitana de Tóquio já demonstraram interesse pelo aparelho. "Espero que este dispositivo inspire as pessoas a pensarem sobre como o tom de voz deve ser numa conversa à mesa durante as refeições", disse o presidente da Forte, Jun Kasai.
Nikkey ON! pergunta: O que você acha? O aparelho pode ajudar as pessoas do seu país a refletirem se estão falando alto ou não, controlando a disseminação da COVID-19?
Fonte: The Mainichi
Nenhum comentário:
Postar um comentário