sexta-feira, 23 de abril de 2021

Maquiagem para homens.

Empresários japoneses estão gastando mais dinheiro com maquiagem em meio à pandemia.


Tóquio - A pandemia do coronavírus levou muitas empresas no Japão à beira da ruína financeira, mas Takumi Tezuka viu seus negócios se expandirem durante o mesmo período da crise.

Empresários japoneses estão gastando mais dinheiro com maquiagem em meio à pandemia.
Yoshihiro Kazumi faz maquiagem no salão Ikemen-Works, Tóquio. Foto: Asahi Shimbun.

Tezuka é dono de um salão de beleza masculino em Tóquio, a Ikemen-Works, e sua base de clientes só aumentou desde o ano passado. Sua nova clientela é formada por empresários japoneses na faixa dos 40, 50 e 60 anos. Esses clientes tinham pouco interesse em maquiagem antes da pandemia começar, mas agora as coisas mudaram. Por causa do trabalho remoto, muitos homens estão preocupados com a aparência durantes as suas reuniões online.

Uma grande empresa japonesa de cuidados pessoais, a Shiseido, diz que uma de suas linhas de maquiagem masculina teve um crescimento de dois dígitos durante a pandemia. A Shiseido menciona o mesmo motivo dado ao salão Ikemen-Works: os homens, confrontados constantemente com a visualização dos seus rostos durante as reuniões online, querem melhorar o que veem pela tela do computador ou em outros gadgets.

"Antes da pandemia, a maioria dos nossos clientes era homens de aproximadamente 20 anos. Mas graças ao trabalho remoto, agora temos mais clientes. Muitos homens jovens buscam uma transformação radical na aparência. Já os homens mais velhos querem mostrar uma versão um pouco melhor de si mesmos usando maquiagem", disse Tezuka.

"Homens maduros, com idade de 40  a 60 anos, procuram o nosso salão porque eles sentem a necessidade de usar maquiagem. Isso ocorre porque os homens que trabalham em casa têm mais chance de ver os seus rostos durante as reuniões em vídeo e, por causa disso, a preocupação com a aparência aumentou", explica Tezuka.

A indústria da beleza masculina está se expandindo no Japão. De acordo com a empresa de pesquisa Fuji Keizai Group, o mercado de cosméticos masculinos cresceu cerca de 600 bilhões de ienes (US$ 5,5 bilhões), para uma estimativa de 623 bilhões de ienes de 2018 a 2019.

Tezuka afirma que os homens mais velhos tendem a gastar mais dinheiro com a vaidade e as visitas deles ao seu salão são mais constantes. Já os homens mais jovens, de 20 a 30 anos, as vindas ao salão de beleza é menos regular se comparado aos homens mais velhos.

Um dos novos clientes da Ikemen-Works, Yoshihiro Kamichi, 44 anos, veio ao salão para fazer maquiagem pela primeira vez.

Kamichi escolheu maquiagem para as pálpebras e aplicou base no rosto. Um maquiador aparou cuidadosamente a suas sobrancelhas e contornou o seu nariz e rosto com sombras de cor castanha.

"Quem é essa pessoa? Fiquei surpreso com o quão diferente eu pareço agora", disse Kamichi enquanto se olhava no espelho.

No ano passado, a Shiseido lançou filtros de maquiagem para as mulheres usarem em aplicativos de conversa como o Zoom. Depois disso, uma enxurrada de comentários do público masculino inundou a rede social da empresa, solicitando filtros para homens também.  

Só no mês passado que a Shiseido lançou gratuitamente os filtros de maquiagem online para homens usarem em videochamadas. Os filtros "fake" permitem que os usuários masculinos pareçam estar usando maquiagem no rosto em tempo real, como bálsamos anti-manchas e base.

A Uno, marca de cosméticos masculinos da Shiseido, está expandindo sua idade-alvo para os seus produtos de beleza, de homens com 20 anos para homens com 40 anos.

"Acho que o coronavírus criou uma certa situação que estimula os homens a estarem mais atentos à condição de suas peles. Vimos um crescimento de vendas mesmo em meio à pandemia", disse o gerente assistente da marca Uno, Yoshiyuki Matsuo.

Para tornar os cosméticos acessíveis aos homens, a loja japonesa de produtos de beleza @cosme Tokyo criou uma seção inteira dedicada a itens de maquiagem masculino e unissex. O lançamento foi feito no ano passado em sua loja recém-inaugurada perto da estação Harajuku, uma área badalada de Tóquio.

Um cliente da @cosme Tokyo, Kenta Yamashita, cabelereiro de 24 anos,  usa cosméticos diariamente.

"Há homens que não compram cosméticos porque é difícil para eles aparecerem na loja. Agora, eu achei bom termos esta seção. Mas, eu gostaria que a loja tornasse a seção maior para que os homens pudessem aparecer com mais frequência por aqui", disse Yamashita.


Fonte: The Asahi Shimbun. 


www.nikkeyon.blogspot.com

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