Vulcão Sakurajima entra em erupção e gera um alerta para a população local.
Kagoshima - Um vulcão localizado no monte Sakurajima, região sudoeste do Japão, entrou em erupção neste domingo, 25 de abril. A coluna de fumaça formada pela erupção chegou a 2,3 quilômetros de altura, disse a agência meteorológica.
Após a erupção ocorrida por volta da 1h09, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta a população das cidades de Kagoshima e Tarumizu para se proteger de qualquer impacto potencial de uma outra atividade vulcânica. Não houve relatos de feridos ou danos materiais, segundo as autoridades locais.
A agência disse inicialmente que os fluxos piroclásticos foram confirmados dentro de 1,8 km da cratera Minamidake, mas depois foi confirmado através de observações que eram apenas parte da fumaça. A probabilidade de alguma pessoa morta ou ferida nas proximidades do vulcão é baixa. Desde fevereiro de 2016, as autoridades locais já proibiam as pessoas de se aproximarem no local, mantendo uma distância segura de até 2 km da cratera.
O grau de alerta gerado para o vulcão, após a erupção, foi de nível 3, numa escala de até 5 pontos. Foi alertado para o público não se aproximar na região da cratera, evitando possíveis acidentes causados por quedas de rochas e pedras vulcânicas.
A agência expandiu brevemente a zona de proibição de entrada no raio de 2,4 km da cratera Minamidake. Depois, a zona de proibição foi redefinida para 2 km. A área residencial mais próxima do vulcão fica a cerca de 2,5 km de distância.
O monte Sakurajima, uma área que tem um dos vulcões mais ativos do Japão, está conectado à península de Osumi em Kyushu, a principal ilha do sudoeste do Japão.
Uma grande erupção do vulcão foi registrada em 1917. A erupção emitiu lava suficiente para fechar o estreito marítimo, na baía de Kagoshima, entre a ilha vulcânica de Sakurajima e a península de Osumi.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário