sexta-feira, 30 de abril de 2021

Viajando para o exterior no novo normal.

Japão apresentará "passaporte de vacina" para viagens internacionais.


Tóquio - O Japão está planejando a introdução de um "passaporte de vacina" para facilitar as viagens ao exterior de quem já foi vacinado contra a COVID-19. A informação foi obtida de fontes governamentais japonesas na última quarta-feira.

Japão apresentará "passaporte de vacina" para viagens internacionais.
Passaporte de vacina: facilitará a vida das pessoas na hora de viajar para o exterior? Foto: Pplware.

Os passaportes de vacina deverão estar na forma de aplicativo para smartphone. Os viajantes precisarão apresentar o aplicativo dentro dos aeroportos japoneses, fazendo a leitura do código QR do dispositivo eletrônico antes de embarcar (para quem está indo ao exterior) e depois de desembarcar nos voos internacionais (para quem está entrando no Japão).

O governo japonês está avançando com a ideia do passaporte de vacina, na esperança de retornar as viagens de negócios internacionais o mais breve possível. Durante este período da pandemia do coronavírus no Japão, as viagens ao exterior praticamente pararam para a União Europeia (UE), as nações do sudoeste asiático e a China.

"Os outro países já estão planejando isso, então o Japão terá que considerar o mesmo plano também", disse Taro Kono, ministro encarregado nos esforços de vacinação no país durante uma sessão parlamentar na quarta-feira passada.

Kono já havia manifestado a preocupação de que a exigência de certificados de vacinação poderia levar à discriminação. Motivo: certas pessoas não podem ou não querem ser vacinadas devido as possíveis reações alérgicas ou efeitos colaterais da vacina.

Para acalmar tais preocupações, os passaportes também listarão os resultados negativos da reação em cadeia da polimerase (PCR) e dos testes de antígeno. Não se espera que as informações do passaporte sejam usadas internamente no Japão, como controlar a entrada de pessoas em restaurantes ou em eventos esportivos.

O novo aplicativo de smartphones será vinculado ao sistema de registro de vacinação, um banco de dados do governo japonês, para pessoas que receberam a vacina contra COVID-19. Provavelmente o aplicativo será baseado no CommonPass, um software desenvolvido com a parceria do Fórum Econômico Mundial.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência mais o Ministério das Relações Exteriores do Japão terão um papel central na elaboração dos detalhes do plano, disseram fontes.

Na última segunda-feira, o Keidanren (Federação Japonesa de Organizações Econômicas ou Japan Business Federation) pediu ao governo japonês que considere os benefícios comerciais da introdução do passaporte de vacina. A organização apontou para os planos da UE em lançar o "Certificado Verde Digital" (Green Pass) em junho, permitindo que turistas estrangeiros visitem os países europeus do bloco econômico durante as férias de verão.

Atualmente o Japão só permite a entrada de cidadãos japoneses, residentes estrangeiros e estrangeiros em "circunstâncias especiais" vindos do exterior ao país. Todos os viajantes com permissão de entrada no Japão devem apresentam resultados negativos para os testes de coronavírus feitos com até 72 horas antes do embarque, ou seja, antes da viagem internacional começar.

Aproximadamente 2,3 milhões de pessoas no Japão receberam pelo menos uma dose da vacina contra COVID-19 até terça-feira, 27 de abril. Isso é menos de 2% da população e muito menos do que países com implementação rápida do programa de vacinas como Israel, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Menos de 1 milhão de pessoas receberam as duas doses necessárias da Pfizer-BioNTech, a única vacina aprovada até agora para o uso no Japão.


Fonte: The Mainichi. 


 
www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário