sábado, 24 de abril de 2021

Retorno do estado de emergência.

Declaração do estado de emergência para Tokyo e região de Osaka.


Tóquio - O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga declarou estado de emergência nesta sexta-feira, 23 de abril, para Tóquio e para as províncias de Osaka, Kyoto e Hyogo. O retorno do estado de emergência é mais um esforço do governo para conter o aumento de casos de coronavírus durante o longo feriado japonês do Golden Week.

Declaração do estado de emergência para Tokyo e região de Osaka.
O primeiro-ministro Yoshihide Suga durante a declaração do estado de emergência nesta sexta-feira. Foto: Kyodo News.

Restrições mais severas, como pedir aos restaurantes e bares para que não sirvam bebidas alcoólicas e fechar temporariamente as principais instalações comerciais, estarão em vigor a partir deste domingo, 25 de abril, e terminarão no dia 11 de maio.

O estado de emergência é anunciado faltando apenas três meses para o início das Olimpíadas de Tóquio. As novas restrições cobrirão cerca de um quarto da população do Japão e cerca de um terço de sua economia.

"Devemos tomar medidas fortes e de maneira focada para controlar o vírus. Muitas pessoas estarão de folga durante o feriado do Golden Week", disse Suga numa sessão parlamentar antes de finalizar a decisão das restrições no combate a COVID-19.

Embora o estado de emergência não acarrete um bloqueio rígido como alguns outros países impuseram, o governo japonês decidiu que pessoas em grandes eventos será proibido. Operadores de trens e ônibus serão solicitados a encerrar as operações mais cedo durante o horário noturno da semana. Também haverá a redução dos serviços do transporte público nos fins de semana e feriados.

Os estabelecimentos de venda de comida, como restaurantes e bares, serão solicitados a fechar as portas até as 20 horas. Locais que servem bebidas alcoólicas e/ou que oferecem serviços de karaokê deverão ser fechados totalmente.

As principais instalações comerciais, como lojas de departamentos e shopping centers, também deverão fechar mais cedo. A exceção fica para as lojas que vendem artigos de primeira necessidade que continuarão abertas mesmo com o estado de emergência implantado.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que pedirá às empresas o desligamento das luzes após as 20 horas para evitar que as pessoas continuem nas ruas até tarde da noite.

Segundo Shigeru Omi, o estado de emergência pode ser estendido se a situação não melhorar o suficiente. Omi é um especialista em doenças infecciosas que preside um subcomitê do governo para resposta ao coronavírus.

Um quase estado de emergência já está em vigor nas principais cidades de Tóquio, Osaka, Kyoto, Hyogo e em outras 6 províncias. Neste caso, as medidas consistem no fechamento de restaurantes e bares às 20 horas da noite. O limite de participação de até 5.000 pessoas em grandes eventos deve ser respeitado nessa fase.

Mas o quase estado de emergência não obteve o êxito em reduzir os casos de coronavírus pelo país. A contagem nacional de novas infecções ultrapassou 5.000 novos casos pelo terceiro dia consecutivo nesta sexta-feira. Osaka, atualmente enfrentando o pior surto da doença no país, registrou mais de 1.000 novos casos pelo quarto dia consecutivo. No mesmo dia, Tóquio registrou 759 casos e Hyogo relatou um recorde de 567 casos.

Especialistas em saúde no Japão alertaram sobre a disseminação de variantes altamente contagiosas do coronavírus pelo país. A preocupação é maior durante o feriado do Golden Week, uma época tradicional para muitas pessoas viajarem pelo país.

Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta do governo no combate ao coronavírus, pediu às pessoas  que ficassem em casa e evitassem passeios não essenciais durante o estado de emergência.

A crescente pressão sobre os hospitais também é uma outra preocupação. Até ontem, Osaka já não tinha mais leitos hospitalares para pacientes em situação grave de COVID-19.

O primeiro-ministro disse que a terceira declaração do estado de emergência do país não afetará a realização das Olimpíadas e Paraolímpicas de Tóquio. Suga reitera que o governo continuará os esforços para garantir os jogos olímpicos de forma segura e protegida.

Suga deve adicionar a província de Ehime à lista de prefeituras sob o quase estado de emergência. As restrições  mais rigorosas para essa província começará a entrar em vigor neste domingo.

As províncias de Miyagi e Okinawa estavam programadas para encerrar as medidas de restrições em 5 de maio. Mas a data foi alterada e as medidas para essas duas províncias se estenderão até o dia 11 de maio.


Fonte: Kyodo News.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário