Cancelada a participação da japonesa mais velha do mundo no revezamento da tocha olímpica.
Fukuoka - A mulher mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, não irá participar do revezamento da tocha olímpica, marcado para 11 de maio na pequena cidade de Shime, província de Fukuoka.
Kane Tanaka, a mulher mais velha do mundo. Foto: Gov. da Prefeitura de Fukuoka.
Devido às circunstâncias da pandemia da COVID-19, a família de Kane tomou a decisão de retirar a participação dela no evento. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio será notificado formalmente pela decisão.
De acordo com a bisneta de Kane, Junko Tanaka, estava decidido que a sua bisavó iria levar a tocha olímpica conduzida numa cadeira de rodas e ajudada por membros da família. Embora Kane seja saudável e tenha uma boa alimentação, os parentes da anciã se preocuparam com o aumento das infecções do coronavírus na província de onde ela mora. Se Kane participasse do revezamento da tocha, ela teria que ficar de quarentena por duas semanas após o evento, isolada dos outros idosos com quem a mulher vive numa casa de repouso para pessoas da terceira idade.
"É uma pena porque eu queria que as pessoas sentissem esperanças ao vê-la carregando a tocha alegremente", disse a bisneta Junko.
Kane foi recomendada a participar no evento do revezamento da tocha olímpica pelo patrocinador dos jogos, Nippon Life Insurance Co., tendo a família da idosa concordado prontamente com a ideia.
Em 2 de janeiro de 2021, Kane Tanaka tornou-se a primeira supercentenária válida do século XXI ao completar 118 anos de idade. Em março de 2019, a japonesa foi certificada pelo Guinness World Record como a pessoa mais velha do mundo. E claro, ela também é a mulher mais velha do Japão com 118 anos e 115 dias (considerando a contagem de até 27/04/2021).
Fonte: The Mainichi / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário