Fortes chuvas atingem a região oeste do Japão.
Tóquio - O final de semana prolongado no Japão começou com muita chuva pelo Japão. Quase 200.000 pessoas da reigão oeste do país foram instadas a evacuar suas casas neste sábado, 2 de novembro. Alertas de deslizamentos de terra e inundações foram emitidas pelas autoridades de várias cidades japonesas, pois o risco de um desastre natural era grande.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Pessoas caminham sob forte chuva nas ruas de Taiwan, em 31 de outubro. Foto: AFP. |
A Agência Meteorológica informou que o ar quente e úmido estava causando fortes chuvas com tempestades no oeste do Japão. Isso se devia em parte ao Kong-rey, um tufão que foi rebaixado para um sistema extratropical de baixa pressão.
A cidade de Matsuyama, na província de Ehime, emitiu o alerta de evacuação de alto nível, pedindo que 189.552 moradores (de seus 10 distritos) evacuassem imediatamente com segurança. Embora a evacuação na seja obrigatória, o alerta de nível mais alto do Japão é normalmente emitido quando é extremamente provável que alguma catástrofe possa ocorrer em algumas horas.
A região leste do Japão pode registrar fortes chuvas neste domingo, 3 de novembro.
Devido à chuva intensa na região de Kyushu na manhã de sábado, os trens-bala foram brevemente suspensos entre Tóquio e a região sul de Fukuoka. Após as chuvas, os serviços dos trens-bala foram retomados com atrasos.
O tufão Kong-rey atingiu Taiwan na quinta-feira, 31 de outubro, sendo considerada uma das maiores tempestades a atingir a ilha em décadas. A tempestade deixou 957.061 residências sem energia elétrica em Taiwan, sendo que 27.781 moradias ainda permaneciam sem eletricidade até sábado.
Fonte: AFP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário