Preços ao produtor do Japão aumentam em outubro.
Tóquio - Os custos de bens negociados entre empresas no Japão aumentaram em outubro. O aumento foi provocado, principalmente, pelos preços mais alto de arroz e cobre.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Segundo o Banco do Japão (BOJ) o Índice de Preços ao Produtor (Preliminar) subiu 3,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foto: NHK News. |
O Banco do Japão (BOJ) informou nesta quarta-feira, 13 de novembro, que o Índice de Preços ao Produtor (Preliminar) subiu 3,4% em relação ao mesmo mês de 2023. Isso se compara a um aumento de 3,1% em setembro.
Autoridades do BOJ explicaram que um pico nos custos do arroz elevou a inflação geral no atacado. O cobre também subiu de valor conforme o mercado se recuperou.
Por outro lado, os preços das importações caíram 2,2% (em termos de ienes) em relação ao ano anterior. Isso marcou um segundo mês consecutivo de declínio. As autoridades atribuem isso a um iene mais forte e a uma queda nos preços do petróleo bruto.
O BOJ ficará de olho no mercado, para ver se essa tendência de repassar custos de materiais também começará a afetar os preços em empresas menores.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário