sábado, 9 de novembro de 2024

Algo não vai bem com a Nissan.

Nissan cortará milhares de empregos após lucro líquido cair vertiginosamente.


Tóquio - A Nissan Motor informou nesta sexta-feira, 8 de novembro, que irá cortar 9.000 empregos e reduzirá sua capacidade de produção devido à queda de 94% do lucro líquido da empresa. Vendas lentas e custos mais altos na América do Norte são principais justificativas do péssimo resultado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nissan cortará milhares de empregos após lucro líquido cair vertiginosamente.
A Nissan Motor irá cortar 9.000 empregos após registrar queda de 94% no seu lucro líquido entre abril e setembro de 2024. A empresa também reduzirá sua capacidade produtiva global. Foto: NHK News.

O lucro líquido da Nissan caiu para 19,2 bilhões de ienes (cerca de US$ 125 milhões), no período de abril a setembro deste ano. As vendas caíram 1,3% em relação ao ano anterior, chegando a 5,9 trilhões de ienes (cerca de US$ 39 bilhões).

Os custos de produção também aumentaram na América do Norte no mesmo período. Já na China, a mudança para veículos elétricos no mercado chinês prejudicou a demanda por carros da Nissan.

Em resposta à crise, a Nissan pretende reduzir sua capacidade global de produção em 20%. Além disso, concluirá as reduções planejadas de força de trabalho até março de 2027.

A montadora também comunicou que está reduzindo sua participação de 34% nas ações da Mitsubishi Motors. A Mitsubishi explicou, em uma declaração, que comprou uma participação de até 10% de volta da Nissan ao preço de mercado na quinta-feira, 7 de novembro.

O presidente e CEO da Nissan Motor, Makoto Uchida, disse em uma entrevista com a imprensa que as medidas adotadas visam ajudar a empresa a se recuperar do prejuízo.

Uma coisa interessante: Uchida perderá 50% de seu salário a partir deste mês (novembro) como parte dos cortes, de acordo com a Nissan.

A previsão de vendas para o atual ano fiscal foi reduzido pela montadora, e não há perspectiva de lucro ainda. A Nissan Motor afirmou que dará continuidade às reformas estruturais e revisará seu sistema de gestão até abril de 2025.

Uchida disse que observará de perto a situação da base de produção norte-americana, localizada no México. O presidente norte-americano eleito, Donald Trump, prometeu impor tarifas de 100% sobre so automóveis produzidos no México e importados para os Estados Unidos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário