sábado, 30 de abril de 2022

Pistas de um mistério.

Equipes de busca encontram ossos e um par de calçados, na mesma região onde uma menina desapareceu.


Yamanashi - Em setembro de 2019, a família Ogura saiu da cidade de Narita, província de Chiba, e foi passar um final de semana em um acampamento na região montanhosa de Doshi, província de Yamanashi. O que parecia ser uma viagem divertida, acabou ser tornando um terrível pesadelo. A filha mais nova da família, a pequena Misaki Ogura (com 7 anos na época), desapareceu misteriosamente na floresta do acampamento. Até hoje, ninguém sabe o seu paradeiro e se ela continua viva.

www.nikkeyon.blogspot.com
Equipes de busca encontram ossos e um par de calçados, na mesma região onde uma menina desapareceu.
Tomoko Ogura, mãe da menina desaparecida Misaki, segura o bichinho de pelúcia favorito de sua filha. Desde o dia que novas pistas sobre o desaparecimento de Misaki foram encontradas, Tomoko vem acompanhando as equipes de buscas no acampamento em Doshi, província de Yamanashi. Foto: Takuya Ikeda.

No entanto, novas pistas sobre o desaparecimento da menina foram encontradas nesta semana. No dia 25 de abril, um homem entrou em contato com a polícia da província de Yamanashi e relatou ter encontrado alguns ossos humanos em um desfiladeiro em Doshi. Segundo a polícia, o homem estava procurando pela menina desaparecida voluntariamente, desde o tempo que o misterioso caso se tornou um desafio para as equipes de busca.

Após a descoberta dos ossos, vários grupos de busca entraram na floresta para tentar achar mais pistas sobre o caso. 

No dia 28 de abril, a polícia de Yamanashi enviou 30 oficiais para a região de Doshi. Nesse dia, a polícia encontrou um tênis infantil, na cor verde esmeralda, numa trilha das montanhas. O local da descoberta do tênis fica a 600 metros de distância do acampamento onde Misaki foi vista pela última vez. Segundo a polícia, o tênis não estava longe de onde os ossos foram encontrados.

"O tênis encontrado na floresta se assemelha ao par de calçados que Misaki usava no dia que ela desapareceu", disse um oficial da polícia.

Segundo as novas investigações, os ossos, encontrados no início da semana, parecem fazer parte do crânio de uma pessoa jovem. Exames de DNA nos ossos começaram a ser realizados. A polícia também está verificando se é possível fazer o exame de DNA no calçado encontrado na floresta, para determinar se ele é realmente o tênis da menina desaparecida.

Nesta sexta-feira, 29 de abril, a polícia afirmou ter encontrado uma meia e um outro calçado no meio da floresta. A descoberta do novo calçado corresponde ao mesmo tipo de tênis encontrado no dia 28 de abril.

Assim que foi avisada pela polícia, Tomoko Ogura, mãe de Misaki, viajou da cidade de Narita até o acampamento, na província de Yamanashi, para acompanhar as buscas pela sua filha na floresta.

"Eu me sinto triste pensando no rosto sorridente de Misaki", disse a mãe, observando a densa floresta de Doshi.

"Esses ossos encontrados não são de Misaki. Vim até aqui porque queria ter a certeza de que o meu intuito pode estar certo", disse Tomoko, segurando o brinquedo favorito de Misaki: um cachorrinho de pelúcia.

"Não sei se minha filha caminharia para um lugar, tão longe do acampamento, sentindo medo. Mas é verdade que ossos humanos foram encontrados na mesma região onde ela desapareceu. Desde o dia que as buscas por Misaki recomeçaram, eu estou sentindo uma onda de emoções em minha mente que começo a chorar", disse Tomoko.

Diante dos repórteres, a mãe de Misaki expressava sentimentos mistos de que o longo tempo de procura, pela menina, poderia estar finalmente chegando a um triste desfecho.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Tensão diplomática entre Japão e Rússia.

Governo japonês protesta contra a expulsão de diplomatas japoneses na Rússia.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 28 de abril, o Ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, protestou contra a decisão da Rússia em expulsar diplomatas japoneses em território russo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo japonês protesta contra a expulsão de diplomatas japoneses na Rússia.
Nesta quinta-feira, o Ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, protestou contra a decisão da Rússia em expulsar oficiais diplomáticos japoneses em território russo. Foto: NHK News.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na última quarta-feira, 27 de abril, que oito oficiais japoneses, entre diplomatas e funcionários da embaixada do Japão em Moscou, devem deixar a Rússia até o dia 10 de maio.

Hayashi descreveu a medida russa como uma represália contra o governo japonês. No início deste mês, o Japão expulsou oito oficiais russos, entre diplomatas e funcionários da embaixada da Rússia em Tóquio, pela invasão russa na Ucrânia.

Durante uma sessão do comitê da Dieta, o ministro Hayashi disse que a destruição e as mortes  provocadas pelos russos na Ucrânia são uma clara violação do direito internacional humanitário. Ele acrescentou que o assassinato de vários civis ucranianos são caracterizados como crimes graves de guerra e absolutamente inaceitáveis.

O ministro também salientou que foi culpa da Rússia em causar essa situação, recorrendo a meios militares. "É totalmente inaceitável que o governo russo tenha decidido na expulsão de funcionários diplomáticos do Japão na Rússia. As relações diplomáticas, de como a Rússia tem lidado com o Japão, são de total responsabilidade do governo russo por levar a situação ao seu estado atual", disse Hayashi.  


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Produção mundial de carros japoneses.

Metade das principais montadoras japonesas registrou queda na produção mundial de veículos em 2021.


Tóquio - No ano fiscal de 2021, quatro das oito principais montadoras do Japão registraram redução na produção global de veículos. A principal causa da queda produtiva foi a escassez mundial dos semicondutores.

www.nikkeyon.blogspot.com
Metade das principais montadoras japonesas registrou queda na produção mundial de veículos em 2021.
Metade das principais montadoras automobilísticas do Japão registrou queda em sua produção mundial de veículos. Foto: NHK News.

As fabricantes Mazda, Nissan e Subaru Motors sofreram um declínio de produção mundial de dois dígitos no ano passado (em comparação à produção do ano 2020): 12,6%, 10,7% e 10,3% respectivamente. No caso da montadora Honda, a queda de produção foi de 8,6% no mercado mundial. Sendo duramente atingidos pela pandemia do coronavírus, os principais fornecedores de peças dessas quatro empresas japonesas, localizados no sudeste asiático, tiveram longas paralisações de produção em 2021. Vários dias de isolamento obrigatório foram necessários para evitar o surto de infecções entre os empregados.

No lado dos que se deram bem em 2021, a outra metade das montadoras japonesas registrou aumento na produção de veículos. A Mitsubishi Motors teve um aumento expressivo de quase 26% em sua produção global. As fabricantes Daihatsu e Suzuki Motors também tiveram aumento produtivo no ano passado, registrando 8,8% e 6,4% respectivamente. As três montadoras japonesas se recuperaram das quedas acentuadas no ano fiscal de 2020. 

Em relação à Toyota Motors, a montadora teve um aumento de quase 5% em sua produção mundial. A empresa foi ajudada pelo crescimento na produção de veículos na América do Norte e na Ásia. Entretanto, com a escassez de peças, a produção de automóveis da Toyota no Japão teve uma queda acentuada no ano passado, quase igualando com o que foi produzido nacionalmente a 45 anos atrás pela fabricante.

Um ar de incertezas continua a pairar entre as montadoras japonesas. Algumas fábricas no Japão tiveram que suspender sua operações este mês (abril de 2022), depois que o transporte de peças, vindas de fornecedores de Xangai, foi interrompido. A cidade de Xangai tem enfrentado lockdown obrigatório nos últimos tempos, devido ao ressurgimento da pandemia da COVID-19 em várias partes da China.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

O combate à inflação.

Primeiro-ministro do Japão lança um novo pacote emergencial no combate ao aumento de preços.


Tóquio - Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 26 de abril, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, informou que implementará um novo pacote de políticas emergenciais no Japão, para combater o aumento dos preços.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro do Japão lança um novo pacote emergencial no combate ao aumento de preços.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, anuncia o novo pacote emergencial para combater o aumento de preços no Japão. Foto: NHK News.

Kishida deseja aprovar um projeto de lei orçamental (suplementar na atual sessão da Dieta), permitindo a continuação das mesmas medidas já implementadas para controlar o aumento dos preços do petróleo bruto. Ele enfatizou que fará o máximo para proteger o bem-estar das pessoas.

O primeiro-ministro disse que o aumento dos preços do petróleo bruto, e de outros bens, não deve prejudicar os esforços da normalização das atividades sociais e econômicas do país pós-pandemia. Devido à guerra na Ucrânia, ele também afirmou que o governo japonês tomará medidas para lidar com o aumento dos preços de várias commodities no país.

Para que as medidas de apoio sejam implementadas rapidamente, Kishida quer que o Gabinete do governo aprove o uso dos fundos de reservas até o final deste mês. 

A respeito dos subsídios para os combustíveis, Kishida disse que o preço da gasolina será reduzido de 172 ienes/litro, para 168 ienes/litro. Os subsídios para os distribuidores de combustíveis também serão ampliados. 

Além disso, o primeiro-ministro comentou a respeito do auxílio para famílias de baixa renda. O governo do Japão pretende ajudar cada criança, de uma família carente, com um auxílio de 50.000 ienes (cerca de US$ 390). Os beneficiários do programa serão famílias monoparentais que recebem subsídios da educação de seus filhos.

O novo pacote emergencial será financiado com os 11 bilhões de dólares das reservas do orçamento fiscal deste ano. O governo também planeja compilar um orçamento suplementar, no valor aproximado de 21 bilhões de dólares. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 26 de abril de 2022

Aos 119 anos de idade.

Morre no Japão a pessoa mais velha do mundo.


Fukuoka - Nesta segunda-feira, 25 de abril, o governo municipal de Fukuoka noticiou o falecimento de uma ilustre japonesa da região de Kyushu, conhecida como a pessoa mais velha do mundo. Moradora da cidade de Fukuoka, Kane Tanaka morreu aos 119 anos no dia 19 de abril. A informação de sua morte só foi divulgada agora para a imprensa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Morre no Japão a pessoa mais velha do mundo.
No dia 19 de abril, a japonesa Kane Tanaka morreu aos 119 anos, na cidade de Fukuoka. Ela detinha o título de pessoa mais velha do mundo pelo Guiness World Records desde 2019. Foto: Kyodo News.

Em março de 2019, o Guinness World Records reconheceu Kane Tanaka como a pessoa mais velha do mundo aos 116 anos. Nascida em 2 de janeiro de 1903, a idosa vivenciou cinco eras imperiais do Japão: Meiji, Taisho, Showa, Heisei e Reiwa. Outro fato curioso: ela nasceu um ano antes da Guerra Russo-Japonesa começar.

Em setembro de 2020, Tanaka bateu um outro recorde dentro do Japão: ela se tornou a cidadã japonesa que mais tempo esteve viva no país, completando 117 anos e 261 dias de vida.

Tanaka era a sétima filha de uma família de nove irmãos. Ela casou-se aos 19 anos e sustentou sua própria família administrando um restaurante de lámen por um bom tempo, principalmente quando o seu marido e o seu filho mais velho foram lutar na Segunda Guerra Sino-Japonesa em 1937. Depois que a guerra acabou, Tanaka e o seu marido começaram a administrar uma loja de venda de onigiris (bolinhos de arroz).

A idosa sempre atribuiu sua longevidade através de uma boa alimentação com comidas gostosas e vontade de aprender coisas novas. Algumas de suas guloseimas favoritas eram chocolates e refrigerantes. Em seus últimos anos de vida, ela vivia numa casa de repouso, na cidade de Fukuoka, onde gostava de fazer várias atividades, principalmente jogar partidas no tabuleiro Reversi.

Com a morte de Tanaka, o título de pessoa mais velha do mundo passa a ser da francesa Lucile Randon, com 118 anos e 73 dias (de acordo com o Gerontology Research Group).

No Japão, o título de pessoa mais velha do país passa a ser de Fusa Tatsumi. Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, ela é uma senhora de 115 anos e moradora da cidade de Kashiwara, na província de Osaka.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Quem deixou a torneira aberta?

Professor japonês entra em apuros depois de gastar a água encanada da escola em excesso.


Tóquio - No final do ano passado, uma escola na cidade de Yokosuka, província de Kanagawa, levou um tremendo susto quando recebeu sua conta de água de aproximadamente 3,5 milhões de ienes (US$ 27 mil). 

www.nikkeyon.blogspot.com
Professor japonês entra em apuros depois de gastar a água encanada da escola em excesso.
Um professor acreditava que deixando o registro d'água da piscina aberto constantemente evitaria infecções por coronavírus na escola. No entanto, a escola japonesa acabou recebendo uma conta de água caríssima pela ideia equivocada do docente responsável.

O responsável pelo gasto excessivo de água, por meses, foi um professor que era encarregado pela manutenção da piscina da instituição de ensino. A explicação que ele deu para a diretoria, pela caríssima conta de água, foi a seguinte: evitar qualquer tipo de infecção por coronavírus, entre os alunos e professores, dentro da escola.

O professor, que não teve a identidade revelada, acreditava que o fluxo constante de água limpa manteria a piscina da escola livre do vírus da COVID-19. O registro da piscina ficou constantemente aberto desde o final de junho até início de setembro do ano passado.

Normalmente, o cloro e as máquinas de filtragem mantêm a água da piscina limpa. "O professor, de alguma forma, teve a ideia errada de deixar a água encanada jorrando o tempo todo dentro da piscina, achando que isso ajudaria a prevenir o coronavírus", disse Akira Kojiri, funcionário do conselho de educação do município.

Outros membros da escola, ocasionalmente, notavam o desperdício de água e fechavam o registro da piscina de imediato. Entretanto, o professor voltava a abrir o registro quando percebia que alguém havia interrompido o fluxo de água.

Segundo Kojiri, cerca de 4.000 metros cúbicos de água foram desperdiçados em pouco mais de dois meses. Essa quantidade de água jogada fora daria para encher 11 vezes a piscina da escola.

Agora, as autoridades do governo municipal de Yokosuka exigem que o professor responsável pelo desperdício de água, e mais dois supervisores, paguem a metade da conta de 3,5 milhões de ienes.

"Pedimos desculpas aos nossos moradores pelos danos causados nas finanças públicas de nossa cidade", informaram as autoridades de Yokosuka, em um comunicado municipal.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 24 de abril de 2022

Provável naufrágio.

Um pequeno barco de passageiros, com turistas a bordo, desaparece no mar de Hokkaido.


Sapporo - Um barco turístico, com 26 pessoas a bordo, desapareceu na região norte de Hokkaido neste sábado, dia 23 de abril. Antes da perda total de contato, a tripulação do barco tinha pedido socorro a Guarda Costeira do Japão (JCG) pois a embarcação enfrentava problemas e começou a afundar no mar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Um pequeno barco de passageiros, com turistas a bordo, desaparece no mar de Hokkaido.
O barco turístico "Kazu I" desapareceu na região da península de Shiretoko, em Hokkaido. Foto: Kyodo News.

A guarda costeira comunicou à imprensa que recebeu o primeiro pedido de socorro por volta das 13h15 deste sábado. Até as 20 horas do mesmo dia, as autoridades costeiras disseram não ter encontrado o barco, chamado "KAZU I", e nem as pessoas que estavam a bordo da embarcação. O destino do barco permanece desconhecido até o momento.

Quando o barco comunicou o problema, ele estava cruzando a área próxima da cachoeira de Kashuni, famoso local de visitação turística de Hokkaido. Vinte e dois adultos e duas crianças que estavam a bordo da embarcação eram turistas, junto com dois tripulantes, informou a JCG.

Barcos de patrulhamento e um helicóptero foram enviados ao local para realizar o resgate dos passageiros. A área em que o barco navegava é conhecida pelo nome de península de Shiretoko. 

No último contato, o tripulante informou ao operador da guarda costeira, por volta das 15 horas, que a embarcação estava inclinada no mar a um ângulo de 30 graus. Depois disso, não houve mais informações sobre a situação do barco, disse a JCG.

Por volta do meio-dia, ondas altas e o vento forte foram observados na área do incidente, de acordo com a cooperativa de pesca local. Por causa do mau tempo, a mesma cooperativa informou que seus barcos de pesca voltaram mais cedo ao porto pela manhã do sábado.

A região onde o barco desapareceu é conhecida pelos blocos de gelo que ficam à deriva em alto mar. A península de Shiretoko também é conhecida por ter muitas espécies raras de animais e plantas. Em 2005, a península foi designada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 23 de abril de 2022

Suspeito por má conduta financeira.

Justiça francesa emite um mandato de prisão internacional para Ghosn.


Paris - Nesta sexta-feira, 22 de abril, as autoridades da França emitiram um mandato de prisão internacional para Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan.

www.nikkeyon.blogspot.com
Justiça francesa emite um mandato de prisão internacional para Ghosn.
Carlos Ghosn enfrenta agora um mandato de prisão internacional emitido pela justiça da França. Foto: AFP.

A justiça francesa está investigando vários pagamentos considerados suspeitos que chegam a 15 milhões de euros (US$ 16,3 milhões). Durante a gestão de Ghosn, os pagamentos foram feitos entre a aliança das empresas Renault-Nissan e o distribuidor das montadoras em Omã, a Suhail Bahwan Automobiles (SBA).

Em novembro de 2018, o então chefe do setor automobilístico entre as montadoras Nissan, Renault e Mitsubishi Motors, Carlos Ghosn foi detido no aeroporto de Haneda pela polícia japonesa, acusado de má conduta financeira no Japão. Junto com Ghosn, o seu ex-assessor, Greg Kelly, também foi detido pelas autoridades japonesas por estar envolvido no mesmo caso. Ambos empresários negaram qualquer irregularidade nas finanças corporativas das empresas que gerenciavam.

Em dezembro de 2019,  enquanto aguardava julgamento no Japão, Ghosn escapou da justiça japonesa de uma forma audaciosa. Embarcando escondido no aeroporto de Osaka, dentro de um estojo de equipamentos de audio, ele viajou em um voo particular rumo ao exterior. Desde a sua fuga, Ghosn tem vivido na cidade de Beirute, no Líbano. O país não tem nenhum tratado com o Japão de extradição de pessoas que cometeram crimes em território japonês.

Ghosn já afirmou para imprensa internacional que fugiu das autoridades japonesas porque acreditava que não teria um julgamento justo no Japão. Ele também disse que a montadora Nissan Motors conspirou junto com os promotores de justiça do Japão para prendê-lo. O motivo da conspiração é que a empresa japonesa não queria aprofundar a aliança com a montadora francesa Renault.

Jean Tamalet, um dos advogados de Ghosn, disse à imprensa o seguinte: "O mandato de prisão da França foi muito surpreendente. O juiz e o promotor da cidade de Nanterre sabem perfeitamente bem que Carlos Ghosn sempre cooperou com a justiça".

Um juiz de Nanterre, responsável pelas investigações na França, emitiu cinco mandatos de prisão que, além de Ghosn, também visavam os atuais e ex-líderes da empresa SBA. As autoridades de Nanterre visitaram Beirute duas vezes durante as investigações: interrogando duas testemunhas em fevereiro e conversando com Ghosn no ano passado, junto com investigadores de Paris.

A investigação francesa se concentra em supostas operações financeiras ilegais com o distribuidor da Renault-Nissan em Omã, pagamentos de uma subsidiária holandesa para seus consultores e festas luxuosas organizadas no Palácio de Versalhes. Ghosn foi ouvido como testemunha no Líbano e precisaria estar na França para ser formalmente indiciado, tendo acesso aos detalhes das acusações que enfrenta.


Fonte: Japan Today.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Funcionário robô.

Restaurante, operado por robôs, é inaugurado no Japão.


Tóquio - A Kawasaki Heavy Industries do Japão acaba de inaugurar um restaurante experimental, na região de Tóquio, com funcionários robôs. O novo empreendimento pretende ajudar a empresa a melhorar o desenvolvimento de robôs e, num futuro próximo, aliviar a escassez de mão de obra no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Restaurante, operado por robôs, é inaugurado no Japão.
Robô garçom entrega a refeição na mesa do cliente. O restaurante experimental foi inaugurado recentemente na região de Tóquio. Foto: NHK News.

O novo restaurante está localizado nas instalações de pesquisa da empresa, próximo do aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio. Um total de sete robôs trabalham no local, gerando muita curiosidade das pessoas que visitam as instalações.

Para comer no restaurante, primeiro é necessário que o cliente faça a escolha da refeição pelo aplicativo do smartphone. Depois, os robôs que trabalham na cozinha preparam o pedido do cliente, aquecendo e colocando os alimentos dentro de recipientes.

Após o preparo, os robôs garçons se encarregam de entregar as refeições nas mesas dos clientes. Eles também conseguem utilizar seus dois braços para servir a bandeja na mesa. Quando o cliente termina a refeição, o robô vem até a mesa para coletar os pratos vazios. O pagamento das refeições e a coleta do lixo são as únicas funções que os robôs não fazem, ficando a cargo dos funcionários humanos.

Através das sugestões e opiniões dos clientes que fazem suas refeições no restaurante experimental, a Kawasaki Heavy Industries quer utilizar todo esse feedback para melhorar a qualidade do serviço dos robôs. A empresa tem planos para desenvolver robôs como assistentes de enfermagem, uma outra área que também possui problemas de escassez do mão de obra no Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Diplomacia em jogo.

Autoridades russas são expulsas do Japão.


Tóquio - Intensificando as sanções contra a Rússia, oito diplomatas russos foram obrigados a deixar o Japão no dia 20 de abril. A medida do governo japonês, tomada em 8 de abril, coloca mais pressão sobre Moscou, após os russos iniciarem a guerra na Ucrânia no final do mês de fevereiro deste ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Autoridades russas são expulsas do Japão.
Nesta quarta-feira, 20 de abril, oito funcionários russos foram obrigados a deixar o Japão, intensificando as sanções contra a Rússia. Foto: NHK News.

Todos os oito funcionários do governo russo, incluindo suas famílias, deixaram a embaixada russa, em Tóquio, e seguiram de ônibus para o aeroporto internacional de Haneda. Um avião do governo russo se encarregou de levá-los de volta para casa, partindo após o meio-dia desta quarta-feira.

Fontes do governo japonês informaram que alguns dos oitos funcionários russos têm trabalhado para o Departamento Central de Inteligência do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, também conhecido pela sigla GRU. Segundo informações, algumas dessas pessoas foram identificadas pela polícia japonesa como "indivíduos de interesse", ou seja, elas estavam supostamente envolvidas em atividades de espionagem no Japão.

O Japão tem intensificado, cada vez mais, um maior esforço internacional contra a Rússia. Em contrapartida, o governo russo já anunciou, recentemente, a suspensão das negociações do tratado de paz com os japoneses. Uma delas era a negociação sobre o controle das ilhas Curilas, tomadas do Japão pela antiga União Soviética no final da Segunda Guerra Mundial.


Fontes: NHK News / Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Justiça foi feita!

Maquinista recebe de volta o valor de 56 ienes que foi descontado indevidamente de seu salário.


Okayama - Nesta terça-feira, 19 de abril, um tribunal de justiça do Japão ordenou que a West Japan Railway Company devolvesse a quantia de 56 ienes (US$ 0,45!) para um ex-empregado da empresa. O valor foi deduzido indevidamente do salário de um antigo maquinista de trem da JR West, devido a um atraso de um minuto ocorrido em 2020.

www.nikkeyon.blogspot.com
Maquinista recebe de volta o valor de 56 ienes que foi descontado indevidamente de seu salário.
Foto do Tribunal Distrital de Okayama onde foi decidido a devolução de 56 ienes do salário de um ex-maquinista da JR West, deduzido indevidamente pela companhia por causa de um atraso de 1 minuto. Foto: Kyodo News.

O Tribunal Distrital de Okayama entendeu que o corte salarial do ex-empregado, feito por uma filial da companhia ferroviária JR West de Okayama, era injustificado. Embora o homem tenha conseguido a devolução do pequeno valor, o mesmo tribunal rejeitou o seu pedido de 2,2 milhões de ienes em indenização (US$ 17.000) por danos morais pelo sofrimento emocional que sofreu nesse período.

De acordo com o processo judicial, em junho de 2020, o então maquinista estava a serviço pela JR West, na estação JR Okayama. Distraído, ele simplesmente confundiu a plataforma de embarque. O homem deveria estar em outra plataforma para tomar um trem vazio, com o intuito de levá-lo para o depósito da companhia. Devido ao erro dele, o trabalho foi concluído com dois minutos de atraso.

Originalmente, a JR West deduziu 85 ienes do salário do empregado pelo atraso de dois minutos, alegando que ele não tinha realizado nenhum trabalho durante esse período. Entretanto, o empregador decidiu reduzir o tempo de atraso do funcionário para um minuto, seguindo o conselho do escritório de inspeção trabalhista de Okayama.

Em março de 2021, o maquinista decidiu processar seu empregador, alegando que um minuto deduzido de seu salário estava incluso em suas horas de trabalho.

A JR West tentou resolver a questão com o seu empregado fora do tribunal de justiça, mas a companhia não obteve sucesso.

Depois de todo esse trabalho, o ex-maquinista, infelizmente, não conseguiu ver o resultado de seu processo contra a empresa. No início deste ano, o homem acabou morrendo em decorrência de uma doença, não revelada para o repórter da Kyodo News. Estranho... vai saber o que aconteceu com esse homem!


Fontes: The Japan Times / Kyodo News. 


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Cobra de estimação desaparecida.

Píton de 2 metros escapa e deixa a polícia em alerta.


Okayama - Por volta das 22 horas do dia 15 de abril, uma píton de estimação, de dois metros de comprimento, escapou de dentro do carro de seu dono na cidade de Kurashiki, província de Okayama.

www.nikkeyon.blogspot.com
Píton de 2 metros escapa e deixa a polícia em alerta.
Foto da píton-real, cobra de 2 metros de comprimento que escapou de seu dono na cidade de Kurashiki, em Okayama. Foto: Kyodo News.

Segundo a polícia, a cobra, pesando cerca de 2 quilos, não é venenosa e é conhecida por ser relativamente gentil (é muito bom saber que a cobra é amável, pois ninguém vai ficar com medo dela se encontrá-la no meio da rua). Entretanto, os policiais pediram ao público que tome cuidado se avistar a cobra, pois ela pode morder no caso de alguém se aproximar dela (ué, mas não disseram que a píton era relativamente gentil?).

O desaparecimento da cobra aconteceu perto do lugar onde ela mora. Na sexta-feira, o proprietário da píton tinha ido pegá-la na casa de um amigo. Quando chegou a noite, o homem colocou seu carro no estacionamento do prédio residencial e, primeiramente, começou a levar suas bagagens para dentro de seu apartamento. Depois de algum tempo, quando foi pegar a cobra, ele notou que o seu bichinho de estimação tinha escapado de dentro do carro.

Só no último domingo, dia 17 de abril, que o homem notificou o sumiço de sua cobra para a polícia, depois de tentar achá-la sem sucesso por todos os lugares. Segundo a polícia local, depois de vasculhar a região do desaparecimento da píton no domingo, as buscas foram retomadas nesta segunda-feira. Dez agentes da polícia voltaram a procurar o réptil, usando pedaços de pau para cutucar valas, buracos, plantas dos jardins e terreno abandonados.

No Japão, nenhuma permissão do governo é necessária para manter a cobra como animal de estimação dentro de casa.

Se você, leitor do blog, encontrar a píton em algum lugar em Okayama, fala para gente se ela é realmente uma cobra gentil.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Um "quase refugiado".

Japão considera a criação de um novo status de permissão de entrada para pessoas que fogem de seu país de origem.


Niigata - Neste sábado, 16 de abril, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, informou que o governo está estudando a criação de uma nova categoria de permissão de entrada temporária para refugiados no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão considera a criação de um novo status de permissão de entrada para pessoas que fogem de seu país de origem.
Refugiados da Ucrânia chegam ao Japão pelo aeroporto de Haneda, em Tóquio. Foto: AP.

"O Ministério da Justiça do Japão está considerando um sistema para aceitar pessoas do exterior com um status de entrada equivalente à categoria de refugiados, do ponto de vista humanitário, mesmo que não se enquadre na convenção de refugiados de 1951", disse Kishida em uma reunião na cidade de Niigata.

O primeiro-ministro enfatizou que o novo sistema não discriminaria certos países (talvez ele se referiu aos países que o Japão não possui relações diplomáticas e/ou impôs sanções econômicas). Ele acrescentou que o Japão se esforçará para fazer o seu trabalho de acordo com a convenção sobre o estatuto dos refugiados.

De acordo com a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), um refugiado é uma pessoa que não pode retornar ao seu país ou não quer fazê-lo por causa de um grande temor de ser perseguido pelos seguintes motivos: raça, religião, nacionalidade, integrado a um grupo social e opinião política.

Pessoas que fogem de conflitos, como a guerra civil em Mianmar ou a retomada do poder da Al-Qaeda no Afeganistão, há muito tempo encontram um caminho estreito para obter status de refugiados no Japão. O governo japonês tradicionalmente reconhece apenas cerca de 1% dos pedidos dos refugiados, atraindo críticas de organizações de direitos humanos.

Recentemente, o Japão aceitou mais de 500 evacuados que fugiram da guerra na Ucrânia, desde o final do mês de fevereiro.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 17 de abril de 2022

Do ucraniano para o japonês.

Empresa doa vários aparelhos de tradução simultânea para ajudar os refugiados no Japão.


Tóquio - Tenta imaginar a seguinte situação: uma pessoa recomeçando sua vida em outro país onde ela não tem nenhum conhecimento da língua local. Além disso, estando sozinha e sem ninguém para ajudar na tradução, ela tem que se virar para resolver os problemas simples do novo cotidiano. Complicado, não é mesmo?

www.nikkeyon.blogspot.com
Empresa doa vários aparelhos de tradução simultânea para ajudar os refugiados no Japão.
Noriyuki Matsuda (esquerda), presidente da Pocketalk Corporation, entrega um dos aparelhos, de tradução simultânea de sua empresa, ao embaixador ucraniano do Japão, Sergiy Korsunsky. Foto: Kyodo News.

Pensando nisso, uma empresa japonesa doou, para a Embaixada da Ucrânia no Japão, 1.000 dispositivos eletrônicos de tradução simultânea, com a finalidade de ajudar os refugiados ucranianos que não dominam a língua japonesa.

A empresa Pocketalk Corporation, com sede em Tóquio, teve a iniciativa de doar os aparelhos no mês passado. O presidente da empresa, Noriyuki Matsuda, afirmou o seguinte: "Nossa missão é eliminar as barreiras linguísticas. Espero que os tradutores eletrônicos possam ajudar os refugiados ucranianos que estão recomeçando suas vidas no Japão".

O Pocketalk é um pequeno aparelho portátil (semelhante a um smartphone) que oferece uma tradução fácil e de forma instantânea. O usuário simplesmente aperta um botão no aparelho enquanto fala e a tradução é feita rapidamente no idioma escolhido na tela. O dispositivo também reproduz a tradução de uma frase.

Disponível em 70 idiomas, incluindo o ucraniano, o aparelho também pode processar outros 12 idiomas para os quais não possui funcionalidade de saída de voz. O total de unidades comercializadas, em todo mundo, já superou 900.000 tradutores, desde o lançamento do Pocketalk em 2017.

Durante a sua visita ao Japão em 2019, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, participou de um almoço organizado pela Associação Japonesa da Nova Economia, na qual o presidente da Pocketalk também estava lá. A conexão que teve com Zelenskyy durante o evento, fez com que Matsuda começasse a pensar numa forma de ajudar os ucranianos que estão fugindo da guerra.

"A maioria dos refugiados ucranianos não entende japonês. Eles ficaram agradecidos quando receberam os aparelhos", disse um funcionário da Embaixada da Ucrânia em Tóquio. Cerca de 100 tradutores eletrônicos já foram distribuídos diretamente em mãos ou enviados via correio para os refugiados no Japão.

Matsuda afirmou o seguinte: "Sempre trabalhamos para garantir que o nosso produto possa ser usado com o maior número possível de idiomas. É bom que também tenha suporte para a língua ucraniana". 

A empresa de Matsuda já distribuiu mais de 300 aparelhos Pocketalk para os refugiados ucranianos na Polônia, em uma cidade perto da fronteira com a Ucrânia.

De acordo com os dados da empresa Pocketalk, os casos de usuários que optaram por traduzir do ucraniano para outros idiomas aumentaram cinco vezes mais no final do mês de março, se comparado com o mês de janeiro deste ano. Provavelmente, muitos ucranianos começaram a usar o Pocketalk em outros países onde estão como refugiados.

Atualmente, o Japão tem mais de 500 refugiados vindos da Ucrânia. Se a guerra estender por mais tempo, esse número pode aumentar ainda mais.

Sobre seu produto, o presidente Matsuda disse: "Tenho certeza que os tradutores serão muito úteis para os ucranianos poderem compreender os processos administrativos em escritórios do governo local ou abrir uma conta bancária no Japão. Espero que os aparelhos também possam ajudar os refugiados a fazer novas amizades com os japoneses. Dessa forma, novos amigos poderão aliviar a solidão daqueles que estão separados de sua terra natal".


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 16 de abril de 2022

Rússia faz novos exercícios militares.

Submarinos russos testam mísseis no Mar do Japão.


Tóquio - O governo do Japão informou na quinta-feira que anda vigilante com os testes militares da Rússia, feitos próximos da costa marítima japonesa. Nos últimos dias, submarinos russos fizeram exercícios com seus mísseis balísticos no Mar do Japão, aumentando as tensões no nordeste da Ásia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Submarinos russos testam mísseis no Mar do Japão.
Submarinos russos fizeram exercícios militares no Mar do Japão no último dia 14 de abril. Foto: NHK News.

O Ministério de Defesa da Rússia comunicou que dois de seus submarinos, chamados Petropavlovsk-Kamchatskiy e Volkhov, testaram com sucesso seus mísseis no Mar do Japão. Os testes militares com mísseis de cruzeiro Kalibr, realizados no dia 14 de abril, atingiram uma estrutura naval que simulava uma embarcação inimiga no oceano. Segundo a agência de notícias russas ITAR-Tass, o exercício militar envolveu mais de 15 navios de guerra, de sua frota do Pacífico, e alguns aviões russos de guerra.

O míssil de cruzeiro Kalibr foi projetado para voar em velocidade subsônica e pode atingir alvos a uma distância de até 2.000 quilômetros (1.200 milhas), informou a ITAR-Tass. Esse tipo de míssil tem sido utilizado na guerra contra a Ucrânia.

Um dia antes do lançamento dos mísseis russos, no dia 13 de abril, a 7ª frota da Marinha dos Estados Unidos e a Força de Autodefesa Marítima do Japão realizaram exercícios navais em equipe no Mar do Japão. Pelo que parece, a Rússia procurou demonstrar com seus mísseis que está vigilante com a movimentação militar entre os EUA e Japão, próxima de suas fronteiras.

Na mesma quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Japão entrou em contato por telefone com a Embaixada da Rússia em Tóquio. Autoridades do ministério informaram para a embaixada russa sua preocupação com o lançamento dos mísseis no Mar do Japão. 

No final de março, a Rússia também realizou grandes exercícios militares nas ilhas Curilas, com mais de 3.000 soldados e centenas de equipamentos militares. As ilhas são reivindicadas pelo Japão desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando a antiga União Soviética (atual Rússia) anexou os arquipélagos disputados como parte de seu território.


Fontes: NHK News / Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Frutas de ouro.

Mangas são vendidas por um valor recorde durante um leilão no Japão.


Miyazaki - No primeiro leilão do ano em um mercado atacadista na cidade de Miyazaki, sudoeste do Japão, duas mangas foram arrematadas por 500.000 ienes (cerca de US$ 3.990).

www.nikkeyon.blogspot.com
Mangas são vendidas por um valor recorde durante um leilão no Japão.
Estas duas mangas foram vendidas, em um leilão em Miyazaki, pela bagatela de US$ 3.990. Você compraria uma fruta premium com esse valor? Foto: The Mainichi.

O leilão foi realizado nesta quinta-feira, 14 de abril. As duas mangas, de altíssima qualidade,  alcançaram um recorde de valor jamais visto antes, tornando-se motivo de comemoração no mercado central de Miyazaki.

Cerca de 15% das mangas colhidas na província de Miyazaki são classificadas como pertencentes a marca "Taiyo no Tamago" (Ovo Solar ou Ovo do Sol, na tradução para o português), consideradas frutas de primeira qualidade.

Para a manga ser qualificada como "fruta premium", ela deve ter um teor de açúcar de 15% ou mais e pesar pelo menos 350 gramas. A colheita de mangas em Miyazaki começa no final de abril, atingindo o pico da safra no final de maio a junho.

Tomohiro Ishikawa, gerente da divisão de vendas e distribuição da cooperativa agrícola JA Miyazaki, disse o seguinte: "Embora os produtores estejam passando por um momento difícil devido aos altos preços dos insumos, ouvir que a qualidade das mangas está novamente excelente este ano é motivo de alegria para nós". 

Não é a primeira vez que frutas produzidas no Japão atingem valores astronômicos em leilões. Em outubro do ano passado, na província de Aichi, dois caquis premium atingiram o valor recorde de 860.000 ienes (cerca de US$ 7.500 naquela época) em um leilão de um mercado atacadista.  Em junho do ano passado, na província de Aomori, uma caixa com 15 cerejas premium alcançou o valor de 450.000 ienes (cerca de US$ 4.000 naquela época) no primeiro leilão da temporada de safra da fruta.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Enfraquecimento da moeda japonesa.

Nos últimos dias, o iene tem desvalorizado muito em relação ao dólar americano. Quais são os motivos?


Tóquio - Nesta quarta-feira, 13 de abril, o iene japonês sofreu a maior desvalorização em relação ao dólar americano no mercado de câmbio. Fazia quase 20 anos que não se via a moeda japonesa tão enfraquecida frente ao dólar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nos últimos dias, o iene tem desvalorizado muito em relação ao dólar americano. Quais são os motivos?
A moeda japonesa, o iene, sofreu a maior desvalorização em relação ao dólar americano nesta quarta-feira, dia 13 de abril. Foto: Kyodo News.

Durante as negociações no mercado de câmbio no Japão, o dólar americano chegou a ser cotado entre 125 e 126 ienes (cotação de 13 de abril). É o nível mais fraco da moeda japonesa desde maio de 2002.

O iene acelerou sua desvalorização em relação ao dólar no período da tarde, depois que o presidente do Banco do Japão (BOJ), Haruhiko Kuroda, afirmou a sua intenção de manter a política de flexibilização monetária no Japão.

"O forte compromisso de Kuroda com a flexibilização monetária, num momento que o dólar já estava sendo cotado a 125 ienes, levou muitos investidores a vender seus ienes e comprar mais dólares", disse Yuji Saito, chefe do departamento de câmbio do Credit Agricole Corporate & Investment Bank em Tóquio.

A rápida desvalorização do iene, nas últimas semanas, se deve a abordagens contrastantes entre os bancos centrais do Japão e dos Estados Unidos.

O Federal Reserve (o Banco Central Norte-Americano) decidiu, no mês passado, aumentar a sua taxa básica de juros da economia, sendo uma ação feita pela primeira vez desde 2018. A intenção do comitê de política monetária do Fed, em aumentar a taxa de juros, é combater a inflação crescente na economia dos Estados Unidos. Isso também atrai mais investidores estrangeiros para o país. 

Por outro lado, o Banco do Japão (o Banco Central Japonês) manteve sua poderosa flexibilização monetária e realizou uma operação de compra de títulos de emergência, no mês passado. O motivo da compra dos papéis foi criado para impedir que os rendimentos dos títulos do governo japonês (de 10 anos) subam acima do seu limite superior implícito. 

O enfraquecimento acelerado da moeda japonesa levantou preocupações sobre o impacto negativo que isso trará na recuperação econômica do Japão. O iene desvalorizado aumenta os custos de importação para o Japão (como combustíveis e outras commodities). Em contrapartida, o dólar, mais forte do que o iene, aumenta os lucros dos exportadores, convertendo o dinheiro das vendas no exterior e enviando as remessas para as matrizes no Japão.

Altos funcionários do governo japonês expressaram preocupação com a rápida desvalorização do iene. Questionado sobre a situação da moeda japonesa, o Ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, disse aos repórteres o seguinte: "Os movimentos cambiais acentuados estão muito problemáticos atualmente. Vamos ficar bem atentos no mercado de câmbio".

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, informou também que os movimentos acentuados nas taxas de câmbio são "indesejáveis". Segundo ele, o governo continuará monitorando o impacto da depreciação do iene na economia japonesa com atenção.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

A nova cepa XE do coronavírus.

Japão confirma o primeiro caso do ômicron XE.


Tóquio - O Ministério da Saúde do Japão informou na segunda-feira, 11 de abril, que uma mulher foi detectada com a cepa XE da variante ômicron, o primeiro caso registrado desse tipo de coronavírus no país.  

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão confirma o primeiro caso do ômicron XE.
Passageiros esperam a vez durante o processo de precauções contra o coronavírus, após o desembarque no aeroporto internacional de Narita, província de Chiba. Foto: The Mainichi. 

Durante os testes obrigatórios no aeroporto de Narita, uma mulher de 30 anos, recém chegada de uma viagem nos Estados Unidos, testou positivo para o coronavírus, mesmo tendo tomado, com antecedência, todas as doses da vacina da Pfizer. Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o caso foi registrado no dia 26 de março e a mulher, sem especificar a sua nacionalidade, não apresentou quaisquer sintomas da COVID-19 na hora dos exames. 

Com a coleta do material para os exames laboratoriais, a cepa XE, infectada na mulher, só foi detectada por meio de testes de sequenciamento genético, no Instituto de Nacional de Doenças Infecciosas do Japão (NIID Japan).

A mulher com cepa XE permaneceu em tratamento médico numa instalação para pessoas infectadas com coronavírus. Ela foi liberada depois de 9 dias, assim que o seu período de quarentena terminou.

A cepa XE é uma combinação dos subtipos BA.1 e BA.2 da variante ômicron. A sua taxa de infecção é 12,6% mais rápida do que o subtipo BA.2, embora os detalhes sobre a sua gravidade ainda são desconhecidos. Já a eficácia dos medicamentos e vacinas para essa nova subvariante é considerada a mesma para o tratamento do subtipo BA.2.

Em 5 de abril, cerca de 1.100 casos da subvariante XE foram confirmados na Grã-Bretanha, informou o NIID Japan. O número de casos dessa cepa representa menos de 1% das infecções da COVID-19 no país inglês.

"Não se tornou a cepa dominante  na Grã-Bretanha, onde foi detectada pela primeira vez no mundo (segundo OMS). É improvável que o ômicron XE se espalhe rapidamente no Japão", disse Kazushi Motomura, diretor do departamento de saúde do Instituto de Saúde Pública de Osaka.

"Não há necessidade de ficar em pânico por causa do primeiro caso do ômicron XE no Japão. Devemos continuar implementando medidas básicas para a prevenção de novas infecções, promovendo sempre as vacinações adicionais contra o coronavírus para população", acrescentou Motomura.

No Brasil, o primeiro caso da cepa XE foi detectado no dia 7 de abril, notificado pelo Instituto Butantã de São Paulo.


Fontes: The Mainichi / Jornal Hoje Em Dia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.