Autoridades russas são expulsas do Japão.
Tóquio - Intensificando as sanções contra a Rússia, oito diplomatas russos foram obrigados a deixar o Japão no dia 20 de abril. A medida do governo japonês, tomada em 8 de abril, coloca mais pressão sobre Moscou, após os russos iniciarem a guerra na Ucrânia no final do mês de fevereiro deste ano.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Nesta quarta-feira, 20 de abril, oito funcionários russos foram obrigados a deixar o Japão, intensificando as sanções contra a Rússia. Foto: NHK News. |
Todos os oito funcionários do governo russo, incluindo suas famílias, deixaram a embaixada russa, em Tóquio, e seguiram de ônibus para o aeroporto internacional de Haneda. Um avião do governo russo se encarregou de levá-los de volta para casa, partindo após o meio-dia desta quarta-feira.
Fontes do governo japonês informaram que alguns dos oitos funcionários russos têm trabalhado para o Departamento Central de Inteligência do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, também conhecido pela sigla GRU. Segundo informações, algumas dessas pessoas foram identificadas pela polícia japonesa como "indivíduos de interesse", ou seja, elas estavam supostamente envolvidas em atividades de espionagem no Japão.
O Japão tem intensificado, cada vez mais, um maior esforço internacional contra a Rússia. Em contrapartida, o governo russo já anunciou, recentemente, a suspensão das negociações do tratado de paz com os japoneses. Uma delas era a negociação sobre o controle das ilhas Curilas, tomadas do Japão pela antiga União Soviética no final da Segunda Guerra Mundial.
Fontes: NHK News / Japan Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário