Governo japonês protesta contra a expulsão de diplomatas japoneses na Rússia.
Tóquio - Nesta quinta-feira, 28 de abril, o Ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, protestou contra a decisão da Rússia em expulsar diplomatas japoneses em território russo.
www.nikkeyon.blogspot.com
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na última quarta-feira, 27 de abril, que oito oficiais japoneses, entre diplomatas e funcionários da embaixada do Japão em Moscou, devem deixar a Rússia até o dia 10 de maio.
Hayashi descreveu a medida russa como uma represália contra o governo japonês. No início deste mês, o Japão expulsou oito oficiais russos, entre diplomatas e funcionários da embaixada da Rússia em Tóquio, pela invasão russa na Ucrânia.
Durante uma sessão do comitê da Dieta, o ministro Hayashi disse que a destruição e as mortes provocadas pelos russos na Ucrânia são uma clara violação do direito internacional humanitário. Ele acrescentou que o assassinato de vários civis ucranianos são caracterizados como crimes graves de guerra e absolutamente inaceitáveis.
O ministro também salientou que foi culpa da Rússia em causar essa situação, recorrendo a meios militares. "É totalmente inaceitável que o governo russo tenha decidido na expulsão de funcionários diplomáticos do Japão na Rússia. As relações diplomáticas, de como a Rússia tem lidado com o Japão, são de total responsabilidade do governo russo por levar a situação ao seu estado atual", disse Hayashi.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário