terça-feira, 26 de abril de 2022

Aos 119 anos de idade.

Morre no Japão a pessoa mais velha do mundo.


Fukuoka - Nesta segunda-feira, 25 de abril, o governo municipal de Fukuoka noticiou o falecimento de uma ilustre japonesa da região de Kyushu, conhecida como a pessoa mais velha do mundo. Moradora da cidade de Fukuoka, Kane Tanaka morreu aos 119 anos no dia 19 de abril. A informação de sua morte só foi divulgada agora para a imprensa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Morre no Japão a pessoa mais velha do mundo.
No dia 19 de abril, a japonesa Kane Tanaka morreu aos 119 anos, na cidade de Fukuoka. Ela detinha o título de pessoa mais velha do mundo pelo Guiness World Records desde 2019. Foto: Kyodo News.

Em março de 2019, o Guinness World Records reconheceu Kane Tanaka como a pessoa mais velha do mundo aos 116 anos. Nascida em 2 de janeiro de 1903, a idosa vivenciou cinco eras imperiais do Japão: Meiji, Taisho, Showa, Heisei e Reiwa. Outro fato curioso: ela nasceu um ano antes da Guerra Russo-Japonesa começar.

Em setembro de 2020, Tanaka bateu um outro recorde dentro do Japão: ela se tornou a cidadã japonesa que mais tempo esteve viva no país, completando 117 anos e 261 dias de vida.

Tanaka era a sétima filha de uma família de nove irmãos. Ela casou-se aos 19 anos e sustentou sua própria família administrando um restaurante de lámen por um bom tempo, principalmente quando o seu marido e o seu filho mais velho foram lutar na Segunda Guerra Sino-Japonesa em 1937. Depois que a guerra acabou, Tanaka e o seu marido começaram a administrar uma loja de venda de onigiris (bolinhos de arroz).

A idosa sempre atribuiu sua longevidade através de uma boa alimentação com comidas gostosas e vontade de aprender coisas novas. Algumas de suas guloseimas favoritas eram chocolates e refrigerantes. Em seus últimos anos de vida, ela vivia numa casa de repouso, na cidade de Fukuoka, onde gostava de fazer várias atividades, principalmente jogar partidas no tabuleiro Reversi.

Com a morte de Tanaka, o título de pessoa mais velha do mundo passa a ser da francesa Lucile Randon, com 118 anos e 73 dias (de acordo com o Gerontology Research Group).

No Japão, o título de pessoa mais velha do país passa a ser de Fusa Tatsumi. Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, ela é uma senhora de 115 anos e moradora da cidade de Kashiwara, na província de Osaka.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário